O importante afinador de pianos, armazém de pianos e oficina de instrumentos musicais "Guilherme Steglich", iniciou a sua actividade nos finais dos anos 30 do século XIX, na Rua do Loreto, 34 em Lisboa.
"Guilherme Steglich" na Rua Garrett 116 e 118, ao lado do concorrente "Matta Junior"
A segunda metade do século XIX, através do licenciamento obtido junto da administração municipal, trouxe algumas novas firmas de instrumentos musicais: "A. M. de Sousa Damião", com armazém de música, na R. Bela da Rainha, 33; "Custódio Cardoso Pereira & C.ª ", na R. Nova do Carmo, 41, vendendo instrumentos de música; "Casa Oliveira" de Jacintho Heleodoro d’Oliveira, na Praça. D. Pedro IV (Rossio), 56 a 58, com armazém de música, instrumentos e ornatos de casa, um outro estrangeirado, e "Guilherme Steglich", na R. Direita do Loreto, 34, com armazém de pianos, mudando-se, mais tarde, para a Praça Luiz de Camões, 23.
Onde funcionou, inicialmente, a loja de Guilherme Steglich (dentro do rectângulo a vermelho). Mais tarde ali se instalaria a "Farmácia Sanitas"
14 de Maio de 1885
Todas estas casa viraram o século XIX para o XX, e "Guilherme Steglich", denunciando grande prosperidade. Viria a mudar da Praça de Luiz de Camões para a Rua Garrett, 29 -1º andar, inicialmente e em 1886 para os nos 116 e 118, da mesma rua. O nº 29-1º andar da Rua Garrett seria alugado por outra firma de instrumentos musicais: "Companhia Propagadora de Instrumentos Musicos" inaugurada em 1 de Agosto de 1887. Naquele mesmo andar, tinha funcionado o atelier de costura da mui famosa modista Madame Levaillant, a partir de 1832, e por cerca de vinte anos.
Armazém de Pianos "Guilherme Steglich" (dentro da elipse desenhada) em foto de 1905
Os anúncios faziam jus à variedade de instrumentos e serviços oferecidos pela casa: «alta novidade de musicas allemãs dos principaes auctores, alluguer de pianos e officina de reparação de instrumentos», assim como possibilidade de pagamento em prestações mensais, acompanhando a flexibilização que outras casas do ramo foram adoptando quanto às modalidades de pagamento. Em 1886 recebia a licença nº 2845 para o armazém de pianos, na R. Garrett, 116 - 118, declarando como renda anual a quantia significativa de 500$000 réis.
1904
O armazenista e oficina de pianos, harpas e harmoniuns "Guilherme Steglich" viria a encerrar, definitivamente, em 1906, dando lugar à retrozaria "Irmãos David", inaugurada em 1907 - mais tarde "David & David" - que também alugou as antigas instalações do vizinho "Matta Junior ", também loja de pianos e músicas, que tinha encerrado em 1906 (ver primeira foto deste artigo).
fotos in: Hemeroteca Digital de Lisboa, Arquivo Municipal de Lisboa, Biblioteca Nacional Digital
Sem comentários:
Enviar um comentário