Restos de Colecção: Casa Aguiar

19 de janeiro de 2024

Casa Aguiar

A "Casa Aguiar" foi fundada em 1898, na Rua do Carmo, 17, em Lisboa. Comercializava móveis, maples, tecidos e papéis pintados. No anos 30 do século XX, já tinha ampliado as suas instalações ao nº 19

"Casa Aguiar" no nº 17  da Rua do Carmo (primeira porta à esquerda na foto)

A "Casa Aguiar", viria a promover obras de renovação do seu espaço assim como dos artigos para decoração que comercializava, inaugurando as novas instalações em 14 de Novembro de 1938. 


14 de Novembro de 1938

Contudo, em 1942, o estabelecimento é trespassado, para um salão de chá e pastelaria de seu nome "Aguiar", que foi inaugurado em 10 de Março de 1942. O estabelecimento de móveis, que até então ali tinha estado instalado, tinha sido transferido para a Avenida Álvares Cabral, 8-12.


10 de Março de 1942


19 de Março de 1942

23 de Dezembro de 1943

Já nos finais dos anos 40 do século XX: «A mulher portuguesa, sem preocupações e sem sacrifícios, pode satisfazer todos os seus caprichos, na antecipada certeza de encontrar, nas ruas elegantes da Baixa, tudo quanto lhe realçará a formosura própria e a gentileza das suas linhas, desde os perfumes mais cativantes até aos tecidos do mais raro e maravilhoso padrão, e isso dentro de ambientes confortáveis, luminosos salões de venda, fulgurantes de ornamentações pomposas e acariciadoras.
Exemplo flagrante desse desenvolvimento comercial é a "Casa Aguiar", na  Rua do Carmo, 17 e 19.»

A nova "Casa Aguiar" (mantendo o mesmo nome de 1898), viria a ser inaugurada em 18 de Novembro de 1944, sendo propriedade da firma "Casa Aguiar, Lda." constituída pelos seguintes sócios: Manuel Conde, António Aguiar Ramalho, José Rodrigues e Alexandre de Campos Nogueira, sócio da fábrica de cardação "Fazenda & C.ª ", na Covilhã. Ocupava o piso térreo e o primeiro andar do edifício.


18 de Novembro de 1944


22 de Novembro de 1944

A direcção técnica da "Casa Aguiar" ficou entregue a José Rodrigues. Empregado na "Casa Pinheiro", transitou depois para a "Eduardo Martins & C.ª " onde chefiou algumas secções, tendo-lhe sido dada, por um dos chefes dessa firma, sociedade na firma "Dias Neves, Lda.", da qual se afastou para ingressar na "Casa Aguiar, Lda.".


"Casa Aguiar" à esquerda em ambas as fotos de 1963 e 1966 respectivamente

A fachada da "Casa Aguiar" foi da autoria do arquitecto Raúl Tojal (1899-1969), e os interiores foram da responsabilidade pintora Estrela Faria (1910-1976), «duma delicadeza que realça todo o luxuoso estabelecimento, com salões alcatifados, destinados á passagem de modêlos, onde os ricos estofos se aliam às "carpettes" e grandes e brilhantes lustres de cristais, tudo enriquecido pelos artísticos altos relêvos do conhecido escultor Euclides Vaz (1916-1991).» in: "Diario de Lisbôa".


Quanto à "Casa Aguiar": «Dispondo de um óptimo edifício, cuja grandeza se torna impossível de prever exteriormente, as suas instalações são amplas e modelares. As suas montras, de excelente recorte artístico, dão entrada à secção de meias, perfumarias e novidades, vasta quadra revestida de grandes balcões e vitrinas de cristal. Segue-se no mesmo plano, a secção de lãs para senhoras, alinhando nas compridas estantes milhares de peças variadas. Ao fundo, uma rotunda atapetada que uma larga cúpula recobre e ilumina. É aí a secção de sedas, de coloridos brilhantes e tentadores. Abrindo-se em roseta, numa curiosa e miniatural imitação da "Place de l'Étoile", esta comunica, à direita, com a secção de mercador, gabinete da gerência e luxuoso toilette de senhoras; à esquerda liga com a secção de retalho, armazém de junto e sala de confecções. Esta última possuindo quatro gabinetes, merece especial referência pela sua linda decoração e comodidades de prova.
No entanto, outras divisões existem, reservadas a depósitos de várias especialidades e artigos, estando ainda o primeiro andar ocupado pelas oficinas de confecção e escritórios.» 

A "Casa Aguiar", viria ser uma das vítimas do grande incêndio do Chiado, no dia 25 de Agosto de 1988, tendo sido completamente destruída pelo fogo, e a sua actividade terminado definitivamente naquele dia.


"Casa Aguiar" à esquerda em ambas as fotos



O que restou da "Casa Aguiar" após o incêndio do dia 25 de Agosto de 1988 

fotos in: Hemeroteca DigitalArquivo Municipal de Lisboa, Biblioteca da Universidade de Coimbra "Almamater"

Sem comentários: