Restos de Colecção: Salão Chiado

26 de outubro de 2023

Salão Chiado

O cinematógrafo "Salon Chiado" foi inaugurado em 25 de Dezembro de 1906, na Rua Nova do Almada, 116 (numa loja do edifício dos "Grandes Armazéns do Chiado"), em Lisboa, tendo sido seu proprietário a firma "Varona & C.ª" de Raul Lopes Freire. O "Salão Chiado" tinha acesso, pelo interior dos Armazens, através do ascensor.

Loja que o "Salão Chiado" tinha ocupado (dentro da área delimitada a vermelho)


(? - 1957)

Começo por transcrever uma passagem do livro "Do Rocio ao Chiado" de João A. Pestana de Vasconcellos, e publicada pela "Parceria Antonio Maria Pereira" em 1912:

«Para o alfacinha, porém, o animatographo nao é "O prodigioso invento que. . .", nem "a maravilha de mechanica que. . .".  O animatographo é simplesmente um logar onde se passa a noite por seis vintens.
Passar a noite por seis vintens e a solução do problema do goso para muito mènage alfacinha.
D'ahi estas violentas batalhas travadas a porta dos animatographos de Lisboa, principalmente aos domingos e dias de recita da moda.
N'esta conjunctura o alfacinha bate-se; mas bate-se heroicaraente.
Collocado face a face com a porta d'um animatographo, o alfacinha vê n'ella um baluarte a conquistar; o sangue dos Albuquerques, dos Castros e dos Gamas começa a ferver-lhe la por dentro, e armado d'uma bengala de doze vintens e com um quadradinho de papel na mao, assalta-a com tanta bravura e galhardia como os seus antepassados assaltavam castellos.»

O jornal "A Vanguarda" em 24 de Dezembro noticiava a sua inauguração:

«Inaugura-se amanhã, pelas 3 horas da tarde, na rua Nova do Almada, 116, o novo Salon Chiado, de que são proprietarios os srs. Varona & C.ª. Exhibir-se-hão n'essa nova casa de espectaculos, dotada com todos os confortos modernos e propriamente illuminada a luz electrica, scenas cinematographicas de grande espectaculo, vindas directamente de Paris, Londres e Berlim, onde teem os srs. Varona & C.ª correspondentes especiais.
Os quadros expostos são de completa novidade entre nós, principalmente o do nascimento de Jesus, a côres, um soberbo trabalho em photographia animada.»


27 de Dezembro de 1906

Por outro lado e em 29 de Dezembro o "Diario Illustrado", descrevia a inauguração do "Salon Chiado":

«Inaugurou-se ha dias na rua Nova do Almada, 116, o Salon-Chiado, onde se exhibem em animatographo magnificos quadros como o Nascimento de Jesus, Estudantes de Paris, Em ferias, Pobre Mãe, Desesperada, onde ha traços comoventes, podendo-se assegurar que são os melhores que se teem apresentado entre nós.
A entrada é diminutissima, 60 réis apenas, o Salão tem tambem entrada pelo ascensor dos Armazens do Chiado.»

O "Salão Chiado" foi ocupar o nº 116 da Rua Nova do Almada, um estabelecimento nas "lojas" do "Palácio de Barcelinhos", que tinha sido o estúdio fotográfico do famoso João Francisco Camacho (1833-1898), retratista madeirense da família real portuguesa. O seu estúdio tinha-se reinstalado ali, depois «devorado» pelo incêndio de 30 de Setembro de 1880. Antes do incêndio tinha sido o armazém de pianos da empresa "Sassetti & C.ª", (com loja na ala norte do palácio) que se dedicava a venda e aluguer de pianos e pautas de música, fundada por João Baptista Sassetti (1817-1889), na Rua Nova do Carmo, 39-F, em Lisboa, em Janeiro de 1848.

Após a sua morte, o estúdio, já na posse de seu filho João Augusto Camacho, mudar-se-ia para a Rua Ivens, nº 2 e seria inaugurado em 10 de Abril de 1898.


João Francisco Camacho no seu estúdio


Verso duma foto

Um artigo, acerca do percurso cinematográfico de Raúl Lopes Freire, proprietário desta Salon, e publicado no jornal "Folha de Lisboa" de 19 de Novembro de 1916, e da autoria do seu diretor e proprietário José Faria Picão, enaltecia as suas qualidades:

«Já vão passados quinze anos, que ao lado de Raul Freire estavam alguns amigos, (entre elles quem escreve estas linhas) discutindo, e apreciando algumas, variedades que se exibiam n'essa noite, na vasta pista do Colyseu dos Recreios; Raul Freire que foi sempre um grande enthusiasta pelo teatro, via-se pelas suas opiniões, pelas suas ideias, que estava ali um grande e activo emprezario, e n'uma dessas noites em que assistia ao espectaculo, disse: "vocês ainda me hão de ver com um cinema", e se bem o disse, bem o fez. Passado algum tempo, montava na rua do Almada, um cinematographo intitulado Salão do Chiado; era uma pequena sala onde, Raul Freire conseguiu reunir um publico escolhido, e foi tal a sympatia que adquiriu, pela sua activa e boa gerencia, que sentia-se acanhado. (...)» a continuar no final deste artigo.

Raul Lopes Freire viria a ser: empresário cinematográfico; proprietário de salas de cinema; distribuidor de filmes; produtor; realizador. Viria ser agraciado, pela presidência da república, com a comenda da classe de mérito industrial.

1908

Para dar uma ideia do interior dos animatógrafos ou cinematógrafos da época, aqui ficam 3 fotografias:



Em 31 de Dezembro do mesmo ano de 1906, apontamento encorajador:

«Sucedem-se sem interrupção as enchentes ao magnifico "Salon Chiado" installado na rua Nova do Almada, 116, obtendo-se hontem para os espectadores da noite, com bastante difficuldade bilhetes, sendo necessario por vezes fechar a bilheteira, tal era a aglomeração de espectadores.
Todos os quadros foram delirantemente applaudidos, salientando-se a "Pobre Mãe" e "Desesperada" o magnifico quadro a côres "Nascimento de Jesus", e os desopilantes quadros "Em férias", "Estreia de um chauffeur" e "Estudantes em Paris".
Hontem inauguraram-se as "matinèes" com sessões da 1 hora da tarde ás 5, continuando as sessões á noite das 6 e meia á meia noite.
Na proxima semana serão exhibidos novos quadros, entre eles o grande quadro a côres "Carnaval de Veneza".»


13 de Janeiro de 1907

O espaço, dirigido pelo austríaco Francisco Stella, era pequeno e modesto mas tinha uma boa afluência popular, o que lhe permitiu manter uma estável situação financeira. Exibia fitas «para todos», com cançonetas e duetos nos intervalos, mas também «fitas para homens» - ou melhor: "Fitas d'alta potencia» - em determinados dias, depois da meia-noite.


Exemplo de uma cabine de projecção de cinematógrafo no início do século XX

Quanto às «fitas para homens», «o mesmo grupo de rapazes da nossa melhor roda» que promovia sessões da meia-noite (as primeiras em Portugal) no "Salon Rouge" (inaugurado por Carlos Silva, em Setembro de 1907, na Rua D. Pedro V, nº 105, em Lisboa), exibindo «Fitas d'alta potencia» rapidamente alastrou numa «joint-venture» com o "Salão Chiado". Um sucesso !! ...


5 de Dezembro de 1908

Na cidade do Porto, e no ano de 1908, também existia um animatógrafo com a denominação de "Salão do Chiado", nas instalações da sucursal dos "Grandes Armazéns do Chiado", na Praça Voluntários da Rainha. Fazia "companhia" aos "Salão Pathé" na Rua de D. Carlos e "Salão High-Life" no Largo da Cordoaria, e "Jardim Passos Manoel", na Rua Passos Manoel. Esta "Salão do Chiado" era propriedade e explorado pela empresa proprietária dos Armazéns do Chiado: "Nunes dos Santos & C.ª ". Este animatografo teve licença de funcionamento até Junho de 1909.


"Grandes Armazéns do Chiado" na Praça Voluntários da Rainha, no Porto



E, não esquecer ... em 16 de Fevereiro de 1908

Passado um ano e meio da sua inauguração em Dezembro de 1906, e uma nota gratificante no jornal "A Nação" de 13 de Agosto de 1908:

«Não diminuem as enchentes néste bello salão, o que não admira, visto a excellencia e novidade das suas fitas, destacando-se a de "D. Juan Tenorio", que tão grande sucesso tem alcançado. Além d'isso, nos intervallos, o popular e estimado actor Silva Lisboa, com as suas cançonetas, o que ainda mais interessante torna este salão.»

Pelo que transcrevi e publiquei, facilmente se deduz que o espaço do "Salão Chiado" já era mui exíguo para a demanda, pelo que retomo o artigo da "Folha de Lisboa" ...

« (...) A multidão de espectadores era imensa, precisava de um salão maior, com comodidades, luxo e bom gosto, e desenvolver a cinematographia. Foi então quando constituiu uma sociedade para se inaugurar na Praça dos Restauradores um outro cinema, o Salão Central.»


30 de Julho de 1908

E o novo "Salão Central propriedade de Raúl Lopes Freire, distribuidor de filmes, através da sua empresa “Empreza Portugueza Animatographica Limitada” constituída por: Arthur Gotschalk, Raul Lopes Freire e seu irmão Augusto Freire, Carlos Ribeiro Nogueira Ferrão, Alberto Coutinho Freire e Jaime Guerra da Veiga Pinto. Instalou-se no Palácio Foz, na Praça dos Restauradores em Lisboa, (por debaixo do "Salão Foz", inaugurado em 27 de Março de 1908 pela firma "Freire & Ereira") e foi inaugurado em 18 de Abril de 1908. 


"Salão Cental" aquando da sua abertura. À direita na foto, o "Elevador da Gloria" inaugurado em 24 de Outubro de 1885

Apesar da abertura deste novo cinematógrafo nos Restauradores, o "Salão Chiado" continuou aberto à sua clientela habitual sempre com boas performances de bilheteira. Contudo, no final de 1908 Raul Lopes Freire decidiu pôr fim ao curto, mas brilhante, percurso do "Salão Chiado" para se dedicar exclusivamente à exploração, mais rentável, do novo "Salão Central", mais tarde "Central Cinema", e também do "Salão Foz" que era co-proprietario com José Nunes Ereira, através da empreza "Freire & Ereira", como atrás referido.

20 de Novembro de 1908

Em 25 de Agosto de 1988 o violento incêndio do Chiado devorou o edifício dos "Grandes Armazéns do Chiado" e com ele o nº 116.


Nº 116  que ficou do incêndio

fotos in: Hemeroteca Digital de LisboaArquivo Municipal de LisboaBiblioteca Nacional Digital,

Sem comentários: