A "Sociedade Portuguesa do Acumuldor Tudor, Lda.", foi fundada pelo engº José de Castello Branco em 1 de Junho de 1920. Era, na altura, apenas um pequeno escritório e armazém na baixa de Lisboa, com a primeira fábrica inaugurada no Dafundo. Nesta altura eram as baterias "Willard" que dominavam o mercado.
A "TUDOR" em Espanha em anúncio publicitário de 5 de Setembro de 1900
A marca Tudor, tem a sua origem no engenheiro luxemburguês Henry Tudor que, em 1884, que desenvolveu o primeiro acumulador portátil, iniciando em 1920 a comercialização de baterias em Portugal, sob a designação de "Sociedade Portuguesa do Acumulador Tudor, Lda.".
Em 1935, inaugura a primeira fábrica em Portugal no Dafundo, na Rua Policardo Anjos, 62, povoação do concelho de Oeiras.
Fábrica no Dafundo em anúncio de 29 de Junho de 1959
Em 1950, a "Sociedade Portuguesa do Acumulador Tudor, S.A.R.L." já com a sua sede na Avenida Fontes Pereira de Melo, 12 (vinda das antigas instalações na Rua Rodrigues Sampaio, 15-1º Dto.) constrói na Castanheira do Ribatejo, concelho de Vila Franca de Xira, uma nova fábrica que, na altura, se destinava à produção de baterias para automóvel, submarinos e tracção.
1952
No "Relatório e contas do exercício de 1950" e publicado em "Diário do Governo" em 1951, a sua nota introdutória referia:
Um artigo na revista "Electricidade" de Fevereiro de 1974 elucidava-nos bem acerca da história desta empresa:
«A Sociedade Portuguesa do Acumulador Tudor, S.A.R.L., fabricante de acumuladores eléctricos para todas as aplicações, foi fundada na baixa de Lisboa em 1 de Junho de 1920. O motivo da inclusão do nome TUDOR na razão social da Sociedade é devido ao Senhor Henri Tudor, cientista Luxemburguês que viveu entre 1859 e 1928, o qual inventou um processo especial de fabricar Placas Empastadas para Acumuladores de Chumbo. A TUDOR ao adquirir para Portugal o direito de fabricar segundo o processo de Henri Tudor, obrigou-se a comercializar com a marca Tudor, as baterias que viesse a fabricar.
A Sociedade Portuguesa do Acumulador Tudor, S.A.R.L. tem a sua fábrica localizada cm Castanheira do Ribatejo, onde emprega 350 operários para além de 60 outros empregados, técnicos e administrativos. Através das suas Associadas, Sociedade Moçambicana do Acumulador Tudor S.A.R.L., Sociedade Angolana do Acumulador Tudor, S.A.R.L. e Pilhas Secas Tudor tem ainda fábricas respectivamente, em Lourenço Marques, Luanda e Dafundo, onde trabalham cerca de 1200 pessoas.
Para além das normais baterias «Tipo Arranque» que os nossos carros utilizam, a Tudor fabrica outros tipos de baterias com a designação genérica de Baterias Especiais para: Centrais Telefónicas. Iluminação de Emergência, Subestações, Aviões, Empilhadores Eléctricos e Navios. A sua completa gama de fabricação permite cobrir todas as necessidades de fonte de energia suplementar.
Mais recentemente, a TUDOR iniciou a fabricação de Carregadores também para todas as aplicações, os quais vieram resolver uma lacuna que existia no nosso mercado, principalmente nos sectores de Iluminação de Emergência das Centrais Telefónicas e de Tracção Eléctrica. A partir de agora Bateria-Carregador, formam um conjunto único, fabricado e concebido pelo mesmo fabricante do que resulta um melhor aproveitamento das possibilidades da bateria.
A TUDOR tem desde sempre primado pela qualidade das baterias que fabrica o que, a par do serviço que presta aos seus clientes, a eleva ao lugar de Primeiro Fabricante Português de Acumuladores Eléctricos. Para a boa qualidade que tem mantido ao longo dos anos. muito têm contribuído as exigentes Normas observadas durante a Fabricação. Além de Normas Próprias quiçá as mais exigentes, as suas Baterias são fabricadas segundo as Normas Militares Americanas e obedecem ao especificado nas Normas «C. E. I.».
No futuro cremos ler a TUDOR um papel preponderante a ocupar no mercado de Acumuladores Eléctricos se. como se prevê, o automóvel de Tracção Eléctrica vier a ter a expansão que se lhe augura. Se há 50 anos as Baterias TUDOR substituiram a manivela do automóvel, amanhã quando lodos possuirmos o revolucionário automóvel eléctrico, poderemos substituir actual fonte de energia dos automóveis dos nossos dias. A TUDOR fabrica já Baterias Especiais para Tracção Eléctrica de «Elementos Tubulares» as quais equipam mais de 90% dos Empilhadores Eléctricos existentes no país.»
Em 1979, a "Sociedade Portuguesa do Acumulador Tudor, S.A.R.L." dá início à construção de uma nova unidade de produção, também na Castanheira do Ribatejo, para fabrico de baterias de arranque em polipropileno.
Em 1984, foi fundada a "Sonalur - Sociedade Nacional Metalúrgica, Lda." na Azambuja, a fim de se iniciar o processo de reciclagem de baterias de chumbo. É a única empresa do ramo a operar em Portugal.
No Relatório do conselho de Administração de Março de 1988, do Relatório e Contas de 1988 (publicado em 31 de Março de 1989), e relativo às Vendas era referido:
Em 1995, dá-se a integração com o grupo americano "Exide Technologies" sucessor da "Electric Storage Battery Company" fundada pelo americano William Warren Gibbs em 1888, que, em 1996, inicia um plano de reestruturação da fábrica, convertendo a unidade para a produção de baterias industriais, deixando de produzir baterias de arranque.
Após a aquisição da "Sociedade Portuguesa do Acumulador Tudor, S.A." pela "Exide Technologies", adopta definitivamente o nome de "Exide Technologies", em 2006, para toda a Europa, e fixa a sua sede europeia em Gennevilliers, França. Actualmente, para além da fábrica, em Castanheira do Ribatejo a "Exide Technologies" conta ainda com um armazém na região do Porto, empregando cerca de 500 funcionários em Portugal.
Calendário de 1991
Uma curiosidade: As baterias "Exide", já eram representadas em 1929, e em exclusivo, pela firma em nome individual "Engº Roberto Cudell" (de Gustavo Roberto Adolfo Cudell), na Rua Passos Manoel na cidade do Porto.
Na revista "Guiauto" de Setembro de 1929
O grupo "Exide Technologies", em Portugal, detém a fábrica de produção de baterias da "CH" (abreviatura usada internamente para a fábrica da Castanheira do Ribatejo) e a unidade de reciclagem de baterias "Sonalur - Sociedade Nacional Metalúrgica, Lda." na Azambuja. A produção na "CH" é feita mediante três tipos de tecnologia: Baterias de ácido livre (Planté); Baterias seladas de fibra de vidro absorvente (AGM); e Baterias com o electrólito gelificado (Gel).
Em 2021, a "Exide Technologies" e a EDP lançam uma instalação solar de última geração nas instalações de produção de baterias portuguesas da "Exide" em Castanheira do Ribatejo. É apoiado por um sistema de armazenamento de energia usando a tecnologia de bateria de gel "Sonnenschein" A600 de alto desempenho da "Exide", permitindo maior controle e autoconsumo de energia. Em 2020, a "Exide" já tinha introduzido uma instalação solar na sua instalação portuguesa de reciclagem de baterias Sonalur - Sociedade Nacional Metalúrgica, Lda.", na Azambuja, e agora a empresa tem uma capacidade combinada de 4,5 MWp nas duas instalações.
Bibliografia: Dissertação para obtenção do Grau de Mestre em Engenharia Química: "Processo de electrodeposição em placas Planté" da autoria de Cláudio Ricardo Crispim Pedroso - IST - 2017
fotos in: Biblioteca de Arte-Fundação Calouste Gulbenkian (Estúdio Horácio Novais), Hemeroteca Digital de Lisboa, Biblioteca Nacional Digital, Fundação EDP
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