Restos de Colecção: Baterias "Tudor"

19 de outubro de 2023

Baterias "Tudor"

A "Sociedade Portuguesa do Acumuldor Tudor, Lda.", foi fundada pelo engº José de Castello Branco em 1 de Junho de 1920. Era, na altura, apenas um pequeno escritório e armazém na baixa de Lisboa, com a primeira fábrica inaugurada no Dafundo. Nesta altura eram as baterias "Willard" que dominavam o mercado.

A "TUDOR" em Espanha em anúncio publicitário de 5 de Setembro de 1900

A marca Tudor, tem a sua origem no engenheiro luxemburguês Henry Tudor que, em 1884, que desenvolveu o primeiro acumulador portátil, iniciando em 1920 a comercialização de baterias em Portugal, sob a designação de "Sociedade Portuguesa do Acumulador Tudor, Lda.".


Dezembro de 1925


Janeiro de 1927

De seguida, anúncios de dois concorrentes, em anúncios de 1929. Por razões de cronologia histórica, existe outro no final deste artigo, da "Exide".


1929

Em 1935, inaugura a primeira fábrica em Portugal no Dafundo, na Rua Policardo Anjos, 62, povoação do concelho de Oeiras.

Fábrica no Dafundo em anúncio de 29 de Junho de 1959


1941


1948


1948

Em 1950, a "Sociedade Portuguesa do Acumulador Tudor, S.A.R.L." já com a sua sede na Avenida Fontes Pereira de Melo, 12 (vinda das antigas instalações na Rua Rodrigues Sampaio, 15-1º Dto.) constrói na Castanheira do Ribatejo, concelho de Vila Franca de Xira, uma nova fábrica que, na altura, se destinava à produção de baterias para automóvel, submarinos e tracção. 


1951

1952

No "Relatório e contas do exercício de 1950" e publicado em "Diário do Governo" em 1951, a sua nota introdutória referia:

« (...) Manifestamos o nosso reconhecimento e gratidão a todo o pessoal técnico, administrativo e operário, que, com o seu esforço e trabalho, revelou dedicação e interesse e contribuiu para os bons resultados deste exercício.
Como prémio e como estímulo foram atribuídas gratificações àqueles que mais se distinguiram.
Em 1950 tomaram grande incremento as obras da nova fábrica de Castanheira do Ribatejo, que esperamos poder inaugurar este ano.
As novas instalações foram previstas, desde o início, para assegurar todas as necessidades do País, metrópole e províncias ultramarinas, tendo em linha de conta o progressivo aumento de consumo num largo período de anos.
Para festejarmos os trinta anos da fundação da nossa Sociedade proporcionámos a todo o pessoal uma visita às obras da fábrica de Castanheira do Ribatejo, seguida de almoço e festa de confraternização, em que se achavam presentes todos os directores, engenheiros, empregados, encarregados, operários e famílias, num verdadeiro ambiente de camaradagem e alegria. (...) »


1 de Abril de 1955


4 de Abril de 1955


7 de Junho de 1959


1963


Recibo da sua delegação de Angola, em 1963


1964


1973


1973

Um artigo na revista "Electricidade" de Fevereiro de 1974 elucidava-nos bem acerca da história desta empresa:

«A Sociedade Portuguesa do Acumulador Tudor, S.A.R.L., fabricante de acumuladores eléctricos para todas as aplicações, foi fundada na baixa de Lisboa em 1 de Junho de 1920. O motivo da inclusão do nome TUDOR na razão social da Sociedade é devido ao Senhor Henri Tudor, cientista Luxemburguês que viveu entre 1859 e 1928, o qual inventou um processo especial de fabricar Placas Empastadas para Acumuladores de Chumbo. A TUDOR ao adquirir para Portugal o direito de fabricar segundo o processo de Henri Tudor, obrigou-se a comercializar com a marca Tudor, as baterias que viesse a fabricar.



A Sociedade Portuguesa do Acumulador Tudor, S.A.R.L. tem a sua fábrica localizada cm Castanheira do Ribatejo, onde emprega 350 operários para além de 60 outros empregados, técnicos e administrativos. Através das suas Associadas, Sociedade Moçambicana do Acumulador Tudor S.A.R.L., Sociedade Angolana do Acumulador Tudor, S.A.R.L. e Pilhas Secas Tudor tem ainda fábricas respectivamente, em Lourenço Marques, Luanda e Dafundo, onde trabalham cerca de 1200 pessoas.


"TUDOR" na Matola em Moçambique


11 de Março de 1974


Calendário de 1976


1978

Para além das normais baterias «Tipo Arranque» que os nossos carros utilizam, a Tudor fabrica outros tipos de baterias com a designação genérica de Baterias Especiais para: Centrais Telefónicas. Iluminação de Emergência, Subestações, Aviões, Empilhadores Eléctricos e Navios. A sua completa gama de fabricação permite cobrir todas as necessidades de fonte de energia suplementar. 

Mais recentemente, a TUDOR iniciou a fabricação de Carregadores também para todas as aplicações, os quais vieram resolver uma lacuna que existia no nosso mercado, principalmente nos sectores de Iluminação de Emergência das Centrais Telefónicas e de Tracção Eléctrica. A partir de agora Bateria-Carregador, formam um conjunto único, fabricado e concebido pelo mesmo fabricante do que resulta um melhor aproveitamento das possibilidades da bateria.


Calendário de 1979


1979

A TUDOR tem desde sempre primado pela qualidade das baterias que fabrica o que, a par do serviço que presta aos seus clientes, a eleva ao lugar de Primeiro Fabricante Português de Acumuladores Eléctricos. Para a boa qualidade que tem mantido ao longo dos anos. muito têm contribuído as exigentes Normas observadas durante a Fabricação. Além de Normas Próprias quiçá as mais exigentes, as suas Baterias são fabricadas segundo as Normas Militares Americanas e obedecem ao especificado nas Normas «C. E. I.». 

No futuro cremos ler a TUDOR um papel preponderante a ocupar no mercado de Acumuladores Eléctricos se. como se prevê, o automóvel de Tracção Eléctrica vier a ter a expansão que se lhe augura. Se há 50 anos as Baterias TUDOR substituiram a manivela do automóvel, amanhã quando lodos possuirmos o revolucionário automóvel eléctrico, poderemos substituir actual fonte de energia dos automóveis dos nossos dias. A TUDOR fabrica já Baterias Especiais para Tracção Eléctrica de «Elementos Tubulares» as quais equipam mais de 90% dos Empilhadores Eléctricos existentes no país.»


1981

Em 1979, a "Sociedade Portuguesa do Acumulador Tudor, S.A.R.L."  dá início à construção de uma nova unidade de produção, também na Castanheira do Ribatejo, para fabrico de baterias de arranque em polipropileno. 

Em 1984, foi fundada a "Sonalur - Sociedade Nacional Metalúrgica, Lda." na Azambuja, a fim de se iniciar o processo de reciclagem de baterias de chumbo. É a única empresa do ramo a operar em Portugal.

No Relatório do conselho de Administração de Março de 1988, do Relatório e Contas de 1988 (publicado em 31 de Março de 1989), e relativo às Vendas era referido:

«A concorrência interna continua a fazer-se sentir e cada vez mais agressiva.
Graças ao dinamismo e perseverança dos serviços comerciais o volume de vendas no mercado interno atingiu níveis satisfatórios.
As vendas de produtos exteriores ultrapassaram os 10% das vendas totais, o que demonstra a acpacidade da nossa rede de distribuição e o realismo com que, no passado, apostámos na diversificação das vendas.
Na exportação ultrapassámos as metas estabelecidas, não só porque ampliámos e consolidámos a ligação com os serviços de exportação da Sociedad Española del Acumulador Tudor, S.A., como também iniciámos as vendas à Sociedade de Macau do Acumulador Tudor, Lda., a quem facturámos mais de 17% das baterias de arranque que exportámos.
A Tudor-Macau vendeu as nossas baterias de arranque para os mercados da República Popular da China, de Hong-Kong, de Taiwan, de Macau, do Japão e Austrália. O êxito verificado na aceitação e preço das nossas baterias dá-nos confiança para novos empreendimentos.
(...) A recente aquisição da Hagen Batterie, AG - Soest - República Federal da Alemanha, efectuada pela nossa maior accionista Sociedad Española del Acumulador Tudor, S.A., é um marco importante na história daquela empresa.
AS previsíveis consequências desta aquisição são de molde a esperar uma maior rentabilidade para o grupo Tudor e, consequentemente para a "Sociedade Portuguesa do Acumulador Tudor, S.A.»


1982


1983


1986

Em 1995, dá-se a integração com o grupo americano "Exide Technologies" sucessor da "Electric Storage Battery Company" fundada pelo americano William Warren Gibbs em 1888, que, em 1996, inicia um plano de reestruturação da fábrica, convertendo a unidade para a produção de baterias industriais, deixando de produzir baterias de arranque.

Após a aquisição da "Sociedade Portuguesa do Acumulador Tudor, S.A." pela "Exide Technologies",  adopta definitivamente o nome de "Exide Technologies", em 2006, para toda a Europa, e fixa a sua sede europeia em Gennevilliers, França. Actualmente, para além da fábrica, em Castanheira do Ribatejo a "Exide Technologies" conta ainda com um armazém na região do Porto, empregando cerca de 500 funcionários em Portugal.

Calendário de 1991

Uma curiosidade: As baterias "Exide", já eram representadas em 1929, e em exclusivo, pela firma em nome individual "Engº Roberto Cudell" (de Gustavo Roberto Adolfo Cudell), na Rua Passos Manoel na cidade do Porto.

Na revista "Guiauto" de Setembro de 1929

O grupo "Exide Technologies", em Portugal, detém a fábrica de produção de baterias da "CH" (abreviatura usada internamente para a fábrica da Castanheira do Ribatejo) e a unidade de reciclagem de baterias "Sonalur - Sociedade Nacional Metalúrgica, Lda." na Azambuja. A produção na "CH" é feita mediante três tipos de tecnologia: Baterias de ácido livre (Planté); Baterias seladas de fibra de vidro absorvente (AGM); e Baterias com o electrólito gelificado (Gel).

Em 2021, a "Exide Technologies" e a EDP lançam uma instalação solar de última geração nas instalações de produção de baterias portuguesas da "Exide" em Castanheira do Ribatejo. É apoiado por um sistema de armazenamento de energia usando a tecnologia de bateria de gel "Sonnenschein" A600 de alto desempenho da "Exide", permitindo maior controle e autoconsumo de energia. Em 2020, a "Exide" já tinha introduzido uma instalação solar na sua instalação portuguesa de reciclagem de baterias Sonalur - Sociedade Nacional Metalúrgica, Lda.", na Azambuja, e agora a empresa tem uma capacidade combinada de 4,5 MWp nas duas instalações.



Bibliografia: Dissertação para obtenção do Grau de Mestre em Engenharia Química: "Processo de electrodeposição em placas Planté" da autoria de Cláudio Ricardo Crispim Pedroso - IST - 2017

fotos in: Biblioteca de Arte-Fundação Calouste Gulbenkian (Estúdio Horácio Novais), Hemeroteca Digital de LisboaBiblioteca Nacional Digital, Fundação EDP

Sem comentários: