Restos de Colecção: Dunkel & Antunes, Lda. - Máquinas de Escrever Underwood

8 de outubro de 2023

Dunkel & Antunes, Lda. - Máquinas de Escrever Underwood

A firma "Dunkel & Antunes, Lda." foi constituída em 1927 por Carlos Jacob Dunkel, seu irmão Walter Dunkel, e o ex-agente das máquinas de escrever "Underwood" para Lisboa, Mário Antunes. A sua sede foi instalada na Rua Augusta, 56 - 1º andar, em Lisboa.


"Dunkel & Antunes, Lda." no 1º andar do nº 56 da Rua Augusta, esquina com a Rua da Conceição

1928


Salão de exposição no 1º andar

Em 1895, os irmãos Herman e Franz Wagner projetaram uma máquina de escrever que foi a precursora da máquina produzida por Underwood. Entre 1893 e 1895 trabalharam e planearam uma máquina nova e melhor com a ajuda do Sr. W. F. Helmond, que os ajudaram na seleção dos tamanhos e da escolha dos aços apropriados para sua fabricação.

O modelo que tinham produzido foi mostrado a John Thomas Underwood que nesse tempo era um fabricante de papeis de carbono, tintas, e fitas para máquinas de escrever, e que estava muito preocupado porque tinha perdido o contrato com a  "Remington Typewriter Company" para fornecer estes suprimentos, já que estes tinham passado a fabricá-los eles próprios. Underwood percebeu que aquela era a primeira máquina em que o datilógrafo poderia ver cada letra enquanto era datilografada. Percebeu as grandes vantagens desta realização e não só apoiou Wagner, como adquiriu a companhia.



A "Underwood" Number 5 lançada em 1900 foi descrita como «a primeira máquina de escrever verdadeiramente moderna». máquina de escrever de maior sucesso da história e estabeleceu o padrão para todas as máquinas de escrever manuais que vieram depois dela. Esta máquna dominou o mercado de máquinas de escrever durante as três décadas em que esteve em produção, com cinco milhões produzidos e vendidos de 1900/1901 a 1931/1932. Quando a empresa estava no auge como a maior fabricante mundial de máquinas de escrever, sua fábrica em Hartford, Connecticut , produzia máquinas de escrever a uma taxa de uma por minuto e, junto com a "Royal Typewriter Company" , fez de Hartford a «capital» das máquinas de escrever do mundo.


"Underwood " Number 5


1925


1948

O primeiro representante (ou depositário) exclusivo da marca "Underwood", para Portugal Continental, Ilhas e Províncias Ultramarinas, foi a firma "Corrêa & Raposo" que já aparecia publicitada em 1904 como tal. Esta firma era proprietária de uma importante e conhecida papelaria e tipografia na Rua do Ouro, 214-212, em Lisboa.


1904


 Lista de agentes importadores de «Machinas de escrever» em 1904


"Corrêa & Raposo" na Rua Aurea


14 de Julho de 1907


1909

No entanto, a representação para o nosso país desta marca, viria ser entregue, em 1912, à filial da firma "Walter Gruebler" com sede em Madrid, que estava estabelecida na Rua do Bomjardim, na cidade do Porto desde 1901. Carlos Dunkel tinha trabalhado em Madrid para a referida firma e em 1901 veio para a filial portuense, e ao qual viria a ser entregue a gerência da mesma em 1912. Viria a formar-se a sociedade "Gruebler & Dunkel, Lda." que durou até 1917, ano em que Walter Gruebler morre e Carlos Dunkel assume a firma e todo o seu activo e passivo, passando a trabalhar em nome individual, sob a designação comercial "Carlos Dunkel".


4 de Dezembro de 1921


"Underwood" na Rua do Bomjardim, no Porto

1932

Uma das principais representações da firma era a "Underwood", que como já foi referido foi concedida em 1912. «Apesar de se tratar de uma máquina universalmente conhecida e da maior fábrica do mundo, houve no princípio certa relutância em aceitar o contrato de agência que obrigava à venda anual de vinte máquinas. No entanto, não só no primeiro ano essa média foi excedida como nos anos seguintes assumiu proporções bastante elevadas.»

No "Diário de Notícias" de 20 de Junho de 1923: «A casa bancária Pinto & Sotto Mayor (Lisboa e Porto) acaba de adquirir para os seus escritorios VINTE maquinas de escrever "Underwood" »

Lisboa constituiu-se, desde logo, a melhor praça consumidora de máquinas de escrever "Underwood", batendo a concorrência. Na foto seguinte, de 11 de Novembro de 1918, aparece um reclame nesta loja dizendo "Companhia Portugueza de Machinas de Escrever" em organização". Apesar da publicidade à sua constituição, não vingou a ideia. Foi constituída a firma "Mario Antunes & C.ª", com sede na Praça Luís de Camões, 46-48 esquina com a Rua do Mundo (actual Rua da Misericórdia). Em 1927, foi a "Dunkel & Antunes, Lda", formada pelo ex-agente Mario Antunes e Carlos Dunkel, instalada na Rua Augusta, 56.


"Mario Antunes & C.ª" (à direita na foto) em foto de 11 de Novembro de 1918, aquando da notícia do armistício da I Guerra Mundial (1914-1918)


Mario Antunes


1918

15 de Outubro de 1921


16 de Março de 1928



1 de Março de 1933

Mario Antunes faleceu em 1937 e, por sua morte, os irmãos Dunkel compraram aos herdeiros a cota do falecido, ficando únicos proprietários da casa, cuja gerência ficou entregue a Walter Dunkel, em virtude dos afazeres de Carlos Dunkel na cidade do Porto, que não lhe permitiam uma presença permanente em Lisboa. 

Em 1945 a "Dunkel & Antunes, Lda." mantinha uma posição sólida no mercado, não só no mercado de Lisboa como nas Ilhas. Já mantinha uma «magnífica oficina de reparações, onde trabalham alguns competentíssimos técnicos», e expandiu a sua actividade a outras representações de máquinas de calcular, arquivadores para escritórios, e com destaque para a marca de lápis suiça "Caran d'Ache",  que tinha sido fundada em Genéve, em 1915. 

Oficina de máquinas de escrever


1942


1944


1948

1943


Caixa de fita para máquina de escrever

A venda de máquinas de escrever "Underwood" para escritório foi crescendo de ano para ano, às quais se lhe juntaram as portáteis, com grande aceitação, máquinas de calcular eléctricas e manuais, fitas para máquinas de escrever, e nos anos 40 do século XX as máquinas eléctricas automáticas para contabilidade, «uma maravilha da técnica recebida com entusiasmo pelos bancos e grandes emprêsas.»


Ambos os anúncios de 1956


Em 4 de Maio de 1959 é efectuado um aumento de capital da "Dunkel & Antunes, Lda." de 75.000$00 para 125.000$00 em dinheiro. Eram sócios Walter Dunkel (2,5%), Carlos Jacob Dunkel (50%), Emília Dunkel Pombo de Carvalho (11,9%), Maria Luísa Dunkel Matos (11,9%) e Carlos José Dunkel (11,9%). Em 29 de Maio de 1964, um dos sócios fundadores Walter Dunkel, deixa a empresa e cede a sua cota.


1 de Janeiro de 1964


A "Dunkel & Antunes, Lda." no mesmo local, nos anos 60 do século XX. Pode-se avistar a famosa livraria  "Parceria António Maria Pereira" junto à paragem de autocarro

Como a concorrência nunca dorme, as máquinas de escrever concorrentes, "L. C. Smith" e "Corona", eram representadas pela firma lisboeta "Sociedade de Comércio Internacional, Lda.", sediada na Rua de São Nicolau, 113. Um pormenor: esta firma também representava uma marca de lápis, desta feita a "Othello" fabricada pela "Swan Pencil Company", sediada em New York sendo uma subsidiária da alemã Schwan.

Outras marcas de máquinas de escrever foram representadas em Portugal, na primeira metade do século XX, a referir: "Dactyle"; "Smith Premier"; "Remington"; "Royal"; "Mercedes"; "Oliver"; "Woodstock"; "Erika"; "Ideal"; "Hamond";  "Imperial", etc.

Na revista "Gazeta dos Caminhos de Ferro" de 1 de Outubro de 1905

1908


"Hermes" na Rua da Conceição



16 de Fevereiro de 1928



                                                   1910                                                                               1926


"Ultra Rádio" na Rua de S. Nicolau

4 comentários:

Valdemar Silva disse...

Como habitualmente, mais um post muito bem explicado.
Julgo que por lapso, a primeira fotografia é na Rua Augusta-Rua da Conceição e não no cruzamento da Rua do Crucifixo que não tem cruzamentos com a Rua Augusta.
Cumprimentos
Valdemar Silva

José Leite disse...

Muito grato pela sua correcção.
Não sei onde estava com a minha cabeça.
Talvez na ... Rua do Crucifixo ....
Os meus cumprimentos

Rui Figueiredo disse...

Grato por tudo o que nos oferece

José Leite disse...

Eu é que agradeço a gentileza do seu comentário
Cumprimentos