Pode-se dizer que a actual "Caterpillar Inc." tem a sua origem quando, em 1904, Benjamin Holt iniciou seus testes com o protótipo do trator de lagartas movido a vapor. Em pouco tempo a máquina, que passou a ser usada para arar solos em sua fábrica em Stockton, na Califórnia, foi considerada um grande sucesso. Este tipo de tractor facilitava, em muito, as colheitas de plantas no solo úmido da Califórnia, onde cavalos e outros tipos de tratores muitas vezes ficavam presos. Dois anos mais tarde, em 1906, testou pela primeira vez o protótipo do trator de esteiras movido à gasolina. Uma evolução rápida e persistente que deu uma reviravolta na história de Holt, dos tratores e do mundo. E logo em seguida, em 1909, os Holts realizam a compra de uma fábrica no Leste de Peoria, Illinois.
Entretanto "Holt Caterpillar Company" (fundada em 1883) era representada em Portugal, em 1919, pela firma "Monteiro Gomes, Lda." (Engenheiros), fundada pelo engº António Vaz Monteiro Gomes (1887-1958), que vira a ser condecorado com o "Grau de Cavaleiro da Ordem Militar de Cristo", em 31 de Janeiro de 1921. Esta empresa portuguesa mantinha uma sucursal em Nova Iorque.
31 de Dezembro de 1919
Então no dia 15 de Abril de 1925, a "Holt Caterpillar Company" e a "C. L. Best Tractor Co." (fundada em 1910) juntam-se formando uma nova empresa: "Caterpillar Tractor Co.". Simultaneamente lançam a primeira linha de produtos da marca, composta por cinco tratores - dois modelos de Best e três de Holt.
Em 1931 a "Caterpillar Tractor Co." começou a produzir o seu primeiro modelo de trator a diesel, o "Caterpillar Diesel Sixty Tractor". O equipamento ainda não tinha cabine nem muitos itens de segurança mas já tinha toda estrutura de um trator de esteiras moderno, com sapatas, molas e outros componentes muito próximo do que temos atualmente.
Tractor "Caterpillar 75" a gasolina
A "Caterpillar Tractor Co." óbviamente representada, exclusivamente, em Portugal, pela empresa "Monteiro Gomes, Lda.", em Lisboa. Esta firme veio a tornar-se uma grande empresa comercial que dominou o mercado de máquinas, ferramentas e produtos para a indústria em Lisboa até 1964. Em 1964, declara falência e é substituída pela "Vaz Gomes, Lda." constituída em 14 de Outubro desse ano.
1949
Entretanto a representação da "Caterpillar Tractor Co." muda de mãos em Setembro de 1950 para a firma "SMEIA - Sociedade de Mecanização Industrial e Agrícola, S.A.R.L.", com sede na Praça do Areeiro, 8-B, em Lisboa. Em 1956 a sua sede já tinha mudado para a Avenida Padre Manuel da Nóbrega, 8 também em Lisboa.
1950 1952
Em 1960, "Parceria dos Vapores Lisbonenses" (fundada em 1899), entrega um requerimento na Câmara Municipal de Loures datado de 27 de Dezembro de 1960, a submeter à apreciação da Câmara o projeto das novas instalações do Agente da "Caterpillar Tractor C.º ", no seu lote situado em Sacavém, Prior Velho. O requerimento relaciona-se com o pedido de informação feito pela "SMEIA - Sociedade de Mecanização Industrial e Agrícola S.A.R.L.". Este requerimento seria aprovado em 31 de Março de 1961.
Terreno (à direita na foto) junto ao acesso da "Auto-Estrada Lisboa-Vila Fraca de Xira" inaugurada em 28 de Maio de 1961, onde se implantaria a "SMEIA"
Em 1961 é constituída a "STET - Soc. Técnica de Equipamentos e Tractores, S.A.R.L.", após processo de cisão societária na empresa "Smeia – Sociedade de Mecanização Industrial e Agrícola S.A.R.L." e, com a mesma Administração, assume em exclusivo a representação da "Caterpillar Tractor Co." para Portugal e Cabo Verde. Com sede em Lisboa, a STET rapidamente alargou a sua rede comercial através de filiais próprias, concessionários e agentes marítimos autorizados. Entretanto as obras das novas instalações no Prior Velho teriam início neste ano.
Excerto do Catálogo de Dezembro de 1965
Setembro de 1965
Nas imagens seguintes poderemos observar alguns aspectos dos interiores das instalações da "STET - Soc. Técnica de Equipamentos e Tractores, S.A.", no Prior Velho em 1967 e 1968.
1968
1968
A 20 de Março de 1972, mais uma vez a "Parceria dos Vapores Lisbonenses" submete à aprovação o projecto de ampliação das instalações da "STET - Soc. Técnica de Equipamentos e Tractores, S.A.", no Prior Velho.
Em 1990 a maioria do capital social desta empresa é adquirida pela espanhola "Finanzauto, S.A." que já era distribuidora da "Caterpillar Inc." em Espanha.
Dois anos depois, em 1992 A "STET" e a "Finanzauto" são adquiridas por um dos maiores grupos sul-africanos, com sede na Namíbia, o "Barlow Rand Ltd", passando a denominar-se "Barloworld STET". Por sua vez a "Finanzauto, S.A." torna-se em "Barlword Finanzauto".
Em 2018 a "Barlworld STET" é adquirida pelo grupo italiano "TESYA Group", donde fazia parte a "Finanzauto, S.A", antiga proprietária da "STET". A actividade desta empresa continua a focar-se na comercialização de máquinas de construção civil e obras públicas, projectos de instalações de sistemas de energia, comercialização de peças, acessórios e contratos pós-venda, prestação de assistência técnica e formação.
fotos in: Biblioteca de Arte-Fundação Calouste Gulbenkian (Estúdio Horácio Novais), Hemeroteca Digital de Lisboa, Biblioteca Nacional Digital, Revista Técnica da AEIST, STET
4 comentários:
Bom dia
Permita-me considerar esta excelente (como sempre) entrada. Desta vez sobre a maquinaria que de um modo geral toda a gente conhece de Norte a Sul do país como "catrapila"
Obrigado
Muito grato pelo seu amável comentário.
Os meus cumprimentos
Bom dia, José Leite
Cá estou, de novo.
Tenho anos de mensagens para ler.
Melhores cumprimentos,
Pedro Ferreira
Bom dia caro Pedro Ferreira
Muito bem vindo!!
Já estranhava a sua longa ausência ...
Realmente tem muuuuuito que ler :)
Melhores cumprimentos
José Leiet
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