Augusto Vieira, natural da Ilha da Madeira, instalou-se em Lisboa, a partir de, 1888 na Rua de Santo Antão, 4 com oficinas na Rua do Diário de Notícias 95-101, em Lisboa. Era fabricante de rebecas, violas, guitarras, bandolins e violas braguezas.
Oficina de Augusto Vieira ficava à esquerda (na foto) da carroça, que descarregava papel para o jornal "Diario de Noticias" à direita na foto
1904
A partir do início do séc. XIX , é possível encontrar registos da designação «guitarra portuguesa», possivelmente, num primeiro momento para referir em particular o modelo com 6 pares de cordas (seriam primeiramente 5), numa transformação que terá sido introduzida no instrumento já em Portugal. Já os primeiros instrumentos com as dimensões, estrutura mecânica e afinidade tímbrica com as atuais guitarras tiveram origem nos anos vinte do século XIX; os construtores mais afamados de então eram Augusto Vieira, seu irmão António Victor Vieira (herdeiro de Manuel C. Teixeira, por sua vez herdeiro do famoso Manuel Pereira dos Santos), João Pedro Grácio Junior e Álvaro Marciano de Oliveira.
1879
O sucessor de Manuel Pereira na Rua das Portas de Santo Antão nº 189/191, foi Manuel C. Teixeira (activo a partir de 1880) autor da belíssima Guitarra, hoje em exibição na Casa-Museu Amália Rodrigues, em Lisboa e que apresenta embutidos de Pau-Santo sobre base de Ácer, representando figuras de sátiros e musas tocando instrumentos, figuração fitomorfica estilizada e cujo cravelhal em leque, em latão niquelado e gravado é encimado por uma cabeça de Leão entalhada e pintada de cor dourada. Esta peça, das mais decoradas que conheço, destinou-se certamente a satisfazer uma encomenda especial ou talvez a figurar na Exposição Universal de Paris em 1900, é construida com os melhores materiais (fundo e ilhargas de pau-santo, recoberto a folha de ácer e tampo harmónico de spruce, recoberto a folha de ácer).
Os irmãos Augusto Vieira e António Victor Vieira, talvez originários da ilha da Madeira, mas ambos instalados em Lisboa a partir de 1888 (o segundo foi o herdeiro da oficina anteriormente referida), foram dos mais notáveis e férteis construtores, sendo autores de numerosas guitarras de boa qualidade premiadas nas exposições Universais de Paris (1900) e St,Louis, USA (1904) e na Industrial de S. Miguel (Açores) em 1901.
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