Restos de Colecção: "Baluarte Terrase" em Cascais

7 de fevereiro de 2024

"Baluarte Terrase" em Cascais

O animatógrafo "Baluarte Terrasse", foi construído em 1911, em madeira, na "Esplanada 31 de Janeiro" implantada na curva sudoeste da Avenida D. Carlos I, em Cascais. Foram seus promotores António Vilar, João de Freitas e José de Carvalho. Terá aberto em Setembro de 1911. O primeiro registo publicitário data de 16 de Setembro de 1911 e o primeiro registo, no "Arquivo Histórico Digital de Cascais" de um programa deste animatógrafo, data de 21 de Setembro de 1911.

"Baluarte Terrasse" à direita na foto


16 de Setembro de 1911


"Baluarte Terrasse" à esquerda na foto, em primeiro plano

A referida esplanada ocupava um enorme terreno no sítio chamado “Baluarte”, que correspondia parcialmente ao local onde existira o palácio do 4º Conde de Monsanto, Senhor de Cascais, D. António de Castro. Este tinha mandado construir neste local, no limite sudeste do Castelo, um sumptuoso palácio, o "Palácio Baluarte". Este palácio que datava de 1598 estava ligado ao Castelo de Cascais e foi quase totalmente destruído pelo terramoto de 1755. No entanto restou no local uma pedra com a indicação do ano e construtor do mesmo: Mestre Pinto.

Fotos cronológicas até à construção do "Baluarte Terrasse" em 1911


1890



À esquerda, atelier de fotografia (barracão de madeira) de António Maria Serra "Photographo da Casa Real". Na charrete a Rainha D. Amélia, a Duquesa de Palmela e D. Maria Francisca de Meneses.

1900

O sucesso deste animatógrafo não foi grande e durou poucos anos. As sessões eram diárias às 21:00 e 22:30, com matinées aos Domingos e em «espectaculos da elite». Disponibilizava «magníficos Terrasses, onde franca e comodamente poderão desfrutar os mais vastos e deslumbrantes horizontes de terra e mar».O último programa do "Baluerte Terrasse", indicado pelo "Arquivo Histórico Digital de Cascais", data de 1915. 

Entretanto tudo é desmontado e demolido e o terreno é dividido em 2 lotes e o junto à curva é adquirido por Artur Porto de Melo Faro (1866–1945), 1º Conde de Monte Real, título criado e atribuído por D. Carlos I, em 21 de Outubro de 1907, tendo exercido o cargo de vice-governador do "Banco Nacional Ultramarino" e do "Banco de Angola". O projecto da magnífica casa ficou a cargo do arquitecto Guilherme Eduardo Gomes, a empreitada da obra a cargo de Mestre Alfredo de Figueiredo, que a terminou em 1920. 

No lote, entre este e o chalet Leitão, seria construído um chalet para a família Marcondes, onde viria a funcionar a famosa pastelaria "Casa da Laura", provavelmente a partir de 1924 (foto seguinte).


Ao lado do chalet da família Marcondes (à esquerda na foto) onde se instalaria a pastelaria "Casa da Laura" (chalet ao centro)


Após a construção do chalet Monte Real

fotos in: Hemeroteca Digital de LisboaArquivo Municipal de Lisboa, Arquivo Histórico Digital de Cascais

Sem comentários: