Restos de Colecção: Auto Monumental do Areeiro

15 de dezembro de 2024

Auto Monumental do Areeiro

"Auto Monumental do Areeiro" foi inaugurada em 26 de Novembro de 1950 na, ainda, Avenida A, nº 8 (desde 25 de Janeiro de 1954, Avenida Padre Manuel da Nóbrega) à Praça do Areeiro, em Lisboa. Era sua proprietária a firma "Auto Monumental do Areeiro, Lda.".




Edifício da "Auto Monumental do Areeiro, Lda." na Avenida A

A firma "Auto Monumental do Areeiro, Lda.", tinha sido constituída em 6 de Novembro de 1950, umas semanas antes da inauguração da garagem. Com um capital social de 30.000$00 (trinta contos), foram seus sócios fundadores João Simões Pereira (20.000$) e João Abílio Mendes Simões Pereira (10.000$). 

No Artigo 1º : «A sociedade adopta a denominação de Auto Monumental do Arieiro, Lda, fica com a sua sede nesta cidade e domicilio na Avenida A à Praca do Areeiro, 8, a sua duração é por tempo indeterminado, contando-se os seus efeitos a partir de hoje, e o seu objecto é a exploração de uma garagem de recolha de veiculos automóveis e seus derivados e o comércio e indústria de automóveis, acessórios e pertences, podendo ainda exercer qualquer outro ramo de negócio que os sócios resolvam explorar e não dependa de autorização especial.»

27 de Novembro de 1950


Localização do edifício da "Auto Monumental do Areeiro dentro do rectângulo a vermelho, em 1958


29 de Novembro de 1950

Mas a primeira empresa a ocupar este edifício, no 8-B, foi a "SMEIA - Sociedade de Mecanização Industrial e Agrícola, S.A.R.L.", que entretanto tinha sido nomeada representante dos tractores americanos "Caterpillar Tractor Co."  em Setembro de 1950, em substituição da "Monteiro Gomes, Lda.". Em 1961 estas instalações seriam desocupadas pela "SMEIA", já que tinha sido constituída a "STET - Soc. Técnica de Equipamentos e Tractores, S.A.R.L.", após processo de cisão societária na empresa "Smeia - Sociedade de Mecanização Industrial e Agrícola S.A.R.L." e, com a mesma administração, assume em exclusivo a representação da "Caterpillar Tractor Co." para Portugal e Cabo Verde. A sua sede provisória seria na Avenida de Madrid, 3-B. Consultar neste blog o seguinte link: "STET - Soc. Técnica de Equipamentos e Tractores". 

"SMEIA - Sociedade de Mecanização Industrial e Agrícola, S.A.R.L." à direita na foto e exposição de tractores no exterior


Na revista "Técnica" da AEIST, de Outubro de 1950

João Simões Pereira era um industrial que já era proprietário de outras duas garagens lisboetas: "Garagem Simões Pereira, Lda." desde 31 de Agosto de 1947, a "Grande Garagem Lisboa Parque, Lda.", na Rua Rodrigo da Fonseca, a  "Garagem Simões Pereira, Lda.", na Rua de S. Bento, ambas em Lisboa.

No início a "Auto Monumental do Areeiro" , era uma garagem de recolha, estação de serviço para automóveis ligeiros, pesados e autocarros de passageiros. Mas poucos anos depois, já era agente da marca de veículos automóveis e comerciais alemã "Volkswagen".


15 de Agosto de 1962

A "Auto Monumental do Areeiro, Lda." instalou-se no piso térreo e 1º andar do grande edifício, nº 8 da Avenida Padre Manuel da Nóbrega no qual, e no último piso, estavam instalados os serviços administrativos, estúdios e arquivos da "RARET - Sociedade Anónima de Rádio Retransmissão, Lda. - o maior posto emissor da “Rádio Europa Livre” , frequentemente confundida com a “VOA - Voice of America” (“Rádio Voz da América”), Além das suas principais instalações em Glória do Ribatejo, para coordenar os seus programas, foi necessário montar uns estúdios em Lisboa, no Areeiro, para onde eram enviados os programas recebidos em Benavente, e por via de VHF, UHF e finalmente em SHF. (Super Altas Frequências). Ali, em 8 salas, os tradutores lá iam fazendo as montagens dos programas, sempre rodeados de pessoal português, os quais eram enviados também por rádio, para o Centro Emissor da Glória do Ribatejo, para serem retransmitidos em altíssima potência. Aquando do encerramento e desactivação da RaRet em Portugal , em 1995 o arquivo das mais de 60.000 bobines gravadas na RARET, e guardadas em Lisboa foram enviadas, para a “Hoover Instituition, Standford University”, na Califórnia, EUA. Podiam-se ver as antenas retransmissoras no telhado do edifício do Areeiro.


Antenas e uma das salas de arquivos da "RaRet"

A firma "Auto Monumental do Areeiro, Lda.", passaria a sociedade anónima de responsabilidade por escritura pública lavrada em 2 de Maio de 1969 passando a designar-se "Auto Monumental do Areeiro, S.A.R.L.", com um capital social de 300.000$00 dividido em 300 acções de 1.000$00 cada, que foi subscrito integralmente pelos accionistas fundadores.. Para o primeiro triénio que viria a findar a 31 de Dezembro de 1971, foram designados para o conselho de administração João Simões Pereira (presidente), João Abílio Mendes Pereira e D. Maria Dina Mendes Pereira. No mesmo dia a "Garagem Simões Pereira, Lda." tornava-.se, igualmente, num sociedade anónima, passando a designar-se "Garagem Simões Pereira, S.A.R.L.". Actualmente, a "Garagem Simões Pereira, S.A." dedica-se ao ramo imobiliário ...

31 de Julho de 1972

A "Auto Monumental do Areeiro, Lda.", viria a construir os grandes postos de abastecimento de combustíveis, estações de serviço, stand de automóveis, agência bancária (BPSM), restaurante e loja, na Avenida Cidade do Porto, mesmo à saída/entrada Norte de Lisboa (em ambos os lados da Avenida antes do quartel do Ralis), cujo contrato de concessão pela Câmara Municipal de Lisboa foi celebrado em 18 de Setembro de 1963. Por sua vez, a  "Auto Monumental do Areeiro, Lda." celebrou com a "Sacor" um contrato de distribuição ou revenda de combustíveis líquidos e lubrificantes para o seu posto de abastecimento duplo instalado ao abrigo da referida concessão . Este contrato viria a ser renovado por escritura de 12 de Novembro de 1974 e que viria a caducar em 18 de Setembro de 1988. A partir daqui nasceu um litígio entre a CML e a "Auto Monumental do Areeiro, S.A.", já que esta tinha renovado o contrato com "Petrogal, S.A." em 10 de Agosto de 1990. Este litígio viria a ser sanado com o afastamento voluntário da "Auto Monumental do Areeiro, S.A." e negociações de concessão directas entre a CML e a "Petrogal, S.A.". O acordo viria a ser celebrado em 5 de Julho de 2001 em que a petrolífera pagou uma compensação financeira à "Auto Monumental do Areeiro, S.A.".



Durante décadas a "Auto Monumental do Areeiro, S.A." foi concessionário oficial das marcas "Volkswagen" e "Audi" em Lisboa. Em Março de 1987 o seu conselho de administração era assim constituído: João Simões Pereira, presidente; João Abílio Mendes Pereira, vice-presidente; Manuel Tavares de Oliveira, administrador; Maria João Morais Pereira, administradora; Vítor Manuel Morais Simões Pereira, administrador.

3 de Maio de 1990

A "Auto Monumental do Areeiro, S.A." viria ser liquidada e dissolvida em Janeiro de 2014. No ano seguinte, e em Novembro de 2015 seria a vez da liquidação e dissolução da "Sociedade Comercial Guérin, S.A.", fundada em Janeiro de 1918, tinha sido o primeiro importador e concessionário da "Volkswagen"  para Portugal.

Entretanto, as instalações na Avenida Padre Manuel da Nóbrega, passaram para a "SIVA - Sociedade de Importação de Veículos Automóveis, S.A.", que tinha passado a ser o importador do grupo "Volkswagen" ("Volkswagen", "Audi", "Skoda", "Volkswagen" Veículos Comerciais", "Bentley" e "Lamborghini") ao que se foi seguido pela "Santogal, SGPS", que ali instalou as oficinas da marca "Honda".

Entretanto tudo de lá saiu, e o edifício encontra-se fechado à espera do que o destino lhe reservar ...

 

fotos in: Arquivo Municipal de LisboaBiblioteca de Arte-Fundação Calouste Gulbenkian (Estúdio Mário Novais), Hemeroteca Digital

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