A fundação da firma “Guérin, Lda.” importadora de automóveis, remonta a Janeiro de 1918. Foi seu fundador Victor Jacques Guérin, tendo constituído sociedade com Adolfo Stock, sociedade para a qual entrou, também, em 1934, o filho deste, Fernando Stock, e José Cipriano da Silveira Machado, que tinha sido, até então, chefe de vendas.. Mais tarde, em 1957, passaria a sociedade anónima e passaria a designar-se por “Sociedade Comercial Guérin, SARL” , altura em que já era famosa pela representação dos automóveis “Volkswagen”.
Iniciou a sua actividade, representando em Portugal a americana "Chrysler Corporation", de Detroit, comercializando para o sul do país, e em exclusivo, a marca de automóveis "Plymouth". Além dos automóveis representou, também as motos "Harley-Davidson", fornecendo o Estado português. Da mesma origem, tinha , também, o exclusivo para o sul do país, incluindo o distrito de Coimbra, a representação dos camiões "Fargo".
Loja da “Guérin, Lda.” em 1930
Stand da “Guérin, Lda” na Praça dos Restauradores em fotos de 1945
Automóvel «Plymouth» Special Deluxe em exposição
Em 1945, a "Guérin, Lda." representava em todo o país os automóveis "Rosengart" e "Amilcar", ambos de fabricação francesa, além de uma nova mara americana denominada "Crosley", na altura o carro mais utilitário do mundo.
6 de Novembro de 1937
«Tendo a sua sede na Praça dos Restauradores, 73 a 75, as suas instalações são verdadeiramente modelares, não só pela beleza decorativa a que obedecem, mas também pela amplitude do seu stand, onde todos os interessados poderão sempre apreciar os mais recentes modelos fabricados pela indústria automobilista.»
Edifício onde esteve instalada a “Guérin, Lda.” e nesta foto a já denominada “Sociedade Comercial Guérin, SARL”
O seu stand de vendas, e sede da empresa, localizavam-se na Praça dos Restauradores, onde permaneceu até 1960, ano em que inaugurou, a 7 de Dezembro, o seu grande stand na Avenida da Liberdade - projectado pelo arquitecto Alexandre Teixeira Bastos - junto ao "Cinema Condes”. Para conhecer este stand, mais pormenorizadamente, no ano da sua inauguração consultar neste blog o artigo respectivo, no seguinte link: “Stand da Sociedade Comercial Guérin”.
Entretanto a “Guérin, Lda.” até iniciar a importação da marca “Volkswagen”, em 1950, era representante das marcas americanas de automóveis e camiões “Plymouth” e “Chrysler” e “Fargo”, tendo as suas oficinas localizadas na Rua Dom Luiz I em Lisboa. Estas marcas tinham sido anteriormente comercializadas pela firma “A. Baeuvalet” .
Oficinas da “Guérin, Lda.” na Rua Dom Luís I, em fotos de 1950
De referir que nesta mesma Rua D. Luís I, em frente a estas oficinas da “Guérin, Lda.”, se encontravam as oficinas da “Sorel, Limitada”, inauguradas em 6 de Maio de 1947. Esta empresa era representante das marcas de automóveis, do grupo “General Motors” : Opel, Cadillac, Oldsmobile, Chevrolet, Buick, GMC e Bedford.
Instalações da “Sorel, Limitada”, exteriormente similares às da “Guérin, Lda.”
A “Sociedade Comercial Guérin, S.A.R.L.” inauguraria uma nova Estação de Serviço (nº 12), na Rua José Estevão, em Lisboa, no dia 2 de Dezembro de 1964.
Anúncio em 2 de Dezembro de 1964
Oficinas da "Guérin, Lda." no Porto na Avenida da Boavista esquina com a Rua António José da Costa
Com o intuito de ampliar a informação disponibilizada neste artigo e no do
"Stand da Sociedade Comercial Guérin" passo a transcrever o seguinte texto que o sr. José Domingues teve a gentileza de enviar na forma de comentário e publicado no artigo do
Stand:
«É com imensa saudade que vejo algumas das fotos do início da empresa onde fui muito feliz, como familiar de trabalhador (beneficiando de todas as condições que a empresa punha ao dispor dos familiares e de todos os seus trabalhadores) e, mais tarde, como trabalhador da mesma.
Entre outras benesses usufruía-se de serviços médicos de clínica geral, farmácia e colónia de férias, inicialmente na Gandarinha, em Cascais, e posteriormente na Quinta do Barril, em Fonte Boa dos Nabos – Ericeira, quando as instalações da primeira já se mostravam exíguas ao número de utentes.
A empresa, além das marcas referidas, também representava a Porsche, a Lancia, a Vespa, a Facel Vega e a John Deere.
No início dos anos 70, a empresa Volkswagen AG (proprietária da marca Volkswagen) exigiu que a Sociedade Comercial Guérin, SARL separasse a marca Volkswagen das demais representadas. Assim, nasce a empresa Volkswagen Portugal, Lda (sociedade por quotas), sendo o seu principal proprietário a Sociedade Comercial Guérin, SARL com 75% das quotas, ficando os 25 % remanescentes distribuídos por empresários individuais.
A Volkswagen Portugal instala-se em Alfragide, por detrás do posto abastecedor de combustíveis na Estrada Nacional 117 (vulgo Cabos Ávila), em terrenos da Sociedade Comercial Guérin, SARL, onde existia o principal armazém de peças VW e onde o seu acionista principal (Sr. José Cipriano da Silveira Machado) tinha a pretensão de construir um edifício de 7 pisos, com restaurante e piscina no topo, para albergar todos os serviços administrativos da empresa e retirá-los do centro da cidade de Lisboa. A Câmara de Oeiras não autorizou.
À época o “grupo Guérin” incluía a empresa Representação de Automóveis e Camiões (RAC), que tinha como representadas as marcas do grupo Chrysler, a Sociedade Portuguesa de Automóveis (SPA), na R. da Escola Politécnica, e a Companhia Portuguesa de Motores e Camiões (CPMC) em Setúbal, onde hoje funcionam as instalações do Instituto de Emprego e Formação Profissional, onde se montavam as viaturas que eram importadas em formato CKD (Complete Knock Down) e que tinha sido adquirida durante os anos 60 (1968?) à empresa espanhola Barreiros.
Notas:
1. Nesta época a marca Audi ainda era representada pela empresa C.Santos, Lda só mais tarde tendo passado para a Volkswagen Portugal (final dos anos 70 ou início dos anos 80). Em 1981, na primeira aparição do Audi Quattro A1 no Campeonato do Mundo de Rally, a armada da Audi esteve nas oficinas de Alfragide.
2. Ainda na década de 70, num movimento idêntico de aglomeração das marcas representadas, a Fiat Portuguesa fica com a representação da Lancia, passando a Sociedade Comercial Guérin, SARL a ser um simples agente.
3. A marca de 50000 viaturas foi atingida durante o ano de 1968, ano em que se completaram 50 anos de existência e, nesse ano, houve uma exposição inédita de flores vindas da Bélgica e da Holanda, no stand da Av. da Liberdade.
4. A estação de serviço n.12, na Rua José Estevão, veio mais tarde a ser o stand OM (outras marcas) onde se apresentavam à exposição as viaturas das marcas Porsche, Lancia e, mais tarde durante um curto período, a Ferrari.
5. As oficinas da D. Luís I, em Lisboa, passaram, durante os anos 60, a ser o departamento de preparação e entrega e de garantias, até passarem para Alfragide, na sequência da criação da Volkswagen Portugal.»
fotos in: Biblioteca de Arte-Fundação Calouste Gulbenkian (estúdio Mário Novais)
Sem comentários:
Enviar um comentário