A "Auto-Lusitania", foi fundada em 1922, na Avenida da Liberdade, 75-79, em Lisboa por Alfredo Gomes Duarte e Tito Lima Neto, que para o efeito constituíram a firma "Alfredo Duarte, Lda."
Foto de 23 de Outubro de 1933
Alfredo Gomes Duarte, iniciou a sua carreira profissional aos 14 anos de idade e aos 20 já tinha atingido a categoria de guarda-livros da firma "Cassiano & Guedes, Lda.", localizada na Rua da Prata, 199, tendo sido primeira casa onde trabalhou. Ali se manteve até 1909, decidindo então estabelecer-se por conta própria no ramo de lanifícios, a que nessa época se dedicava, constituindo com outros a firma "Guerreiro, Fonseca, Silva & C.ª ", mais tarde "Guerreiro & C.ª ", com sede na Rua da Vitória, 73-1º.
Alfredo Gomes Duarte
Em 1918, Alfredo Duarte desligou-se desta sociedade, a fim de explorar o negócio em de representação sob a sua exclusiva responsabilidade individual. Algum tempo depois, constitui a "Sociedade Italo-Portuguesa", com Tito Lima Neto, e instalada na Rua de S. Julião, 43-45, sociedade que em 1922, já então instalada na Avenida da Liberdade, adoptou denominação de "Alfredo Duarte, Lda."
Onde esteve instalada a "Sociedade Italo-Portuguesa" nos 43 e 45
A transferência da sede e alteração do nome da mesma, corresponderam praticamente em simultâneo com a alteração do tipo de negócio a que se dedicava, já que a partir de 1919, já esta casa se dedicava apenas ao ramo automobilístico, comercializando em alta escala representações de acessórios e peças para automóveis e bicicletas.
1943
Neste ramo, a "Alfredo Duarte, Lda." no início da segunda metade do século XX, já ocupava uma posição sólida e de progresso constante no mercado nacional, para o que muito contribuíam as representações exclusivas de fábricas europeias e americanas de acessórios e peças para automóveis. Destacavam-se as velas, baterias e peças para equipamentos eléctricos "Auto-Lite", peças para motores e chassis "Thompson", óleos e peças para travões hidráulicos "Lockheed", cintas e discos para travões e embraiagens "Mintex-Halo", rolamentos "RIV", etc. Para o distrito de Lisboa, também revendia oficialmente peças "Citroën".
A "Auto-Lusitânia", dispunha de uma estação de serviço especializada em material dos equipamentos "Auto-Elite" (baterias e velas), na Praça da Alegria, nº 5, que ficava nas traseiras da loja.
Edifício onde estavam instaladas a loja e oficina da "Auto-Lusitania" (loja Av. da Liberdade e oficina Praça da Alegria)
Em 1946, além dos fundadores da sociedade "Alfredo Duarte, Lda.", fazia também parte José Gonçalves Duarte, filho de Alfredo Duarte, e que era o principal colaborador de seu pai.
fotos in: Biblioteca de Arte-Fundação Calouste Gulbenkian (Estúdio Mário Novais), Hemeroteca Digital de Lisboa, Arquivo Municipal de Lisboa, Arquivo Nacional da Torre do Tombo
6 comentários:
Mais um interessante post, aliás, como outros que sempre nos tem habituado.
Qual será a data da penúltima fotografia, em grande plano, com gaveto para a Pç. da Alegria, uma "arrastadeira" Citroën e um carro americano(?) ?
Cumpts.
Valdemar Silva
Grato pelo seu comentário.
Creio não se tratar de uma "arrastadeira" ...
De qualquer modo a foto não estava datada no AML.
Cumprimentos
José Leite
Estou a referir o carro do lado esquerdo que parece estar estacionado.
Se não for uma "arrastadeira" é muito parecido.
Cumpts.
Valdemar Silva
Eu sei ...
Mas não é uma "arrastadeira"... rsrs
Realmente é parecido mas não é.
Cumprimentos
José Leite
Bom dia,
Diria que é um Jaguar - 1.5 (ou 2.5 ou 3.5) litre saloon.
Cumprimentos,
Pedro Ferreira
Bom dia caro Pedro Ferreira
Já fazia muito tempo que não o "via" por estes lados ...
Muito grato pela sempre sábia e preciosa ajuda.
Cumprimentos
José Leite
Enviar um comentário