Restos de Colecção: Casa da Russia

29 de setembro de 2019

Casa da Russia

A "Casa da Russia", propriedade da firma "Francisco Marques & C.ª", foi inaugurada na Rua Augusta, em Lisboa, em 15 de Outubro de 1908. Este estabelecimento estava instalado no mesmo "prédio dos arcos" do "Grande Hotel Duas Nações" que tinha sido fundado em 23 de Fevereiro de 1879.

                     “Casa da Russia” com a sucursal de “A Pompadour” a seu lado com a famosa “TáTá” no 1º andar


No dia da sua inauguração o jornal "Diario Illustrado" noticiava:
«Abre na Rua Augusta, 142 e 144, um lindo estabelecimento de pelles, malas e artigos de viagem, que tem por fundador o sr. Francisco Marques, antigo e bemquisto empregado da casa Cilia.
A inauguração da "Casa da Russia", que assim se denomina o estabelecimento de que fazemos menção, reveste innegavelmente o caracter d'um acontecimento da moda, que hoje não pode nem deve passar despercebido á "élite" do publico de Lisboa.
É com especialidade ás leitoras que vimos recordar a vantagem d'uma pequena digressão através d'aquellas "étalages" em que avultam as pelles destinadas a abafo e guarnição de vestidos para a proxima epocha de inverno, sem falar dos casacos e das capas impermeaveis do mais perfeito fabrico e dos mais elegantes feitios.
A "Casa da Russia" está magnificamente installada n'uma ampla loja, 1º andar e sub-solo, servindo este ultimo de armazem.
Em summa, trata-se de mais um raro estabelecimento, que por innumeros motivos ficará d'ora'avante, a honrar esta grande cidade que é Lisboa.»

"Casa da Russia" (dentro da elipse desenhada) no ano da sua abertura, no "Prédio dos Arcos"




30 de Junho de 1909


10 de Dezembro de 1910


Anúncio na revista "Illustração Portugueza" em 20 de Dezembro de 1915


De referir que esta inauguração foi uma das quatro que tiveram lugar nas lojas deste edifício, no último trimestre de 1908. E porquê? Porque, o proprietário deste prédio de rendimento, o sr. Leopoldino Ribeiro tinha mandado ampliar e alterar o piso térreo do mesmo, segundo projecto datado de 1906 e cujas obras foram realizadas pelo construtor civil João Rodrigues Sebolla. A partir deste ano de 1908, este edifício, e por causa dos aspecto exterior das suas lojas, passa a ficar conhecido pelo "Prédio dos Arcos", da Rua Augusta.



Assim, referia a revista "A Construção Moderna" em 20 de Junho de 1906:
«(...) o pavimento da galeria é uma inovação muito bem aproveitada e a disposição das plantas em que se dividem os pavimentos, quer para dois, quer para tres inquilinos, está bem estudada.
De resto, a intelligencia dos nossos leitores dispensa mais detalhada descripção, pois que os desenhos, bastante completos, mostram bem o que é a obra que tratamos.
O constructor, é o nosso amigo, sr. João Rodrigues Sebolla, activo, honesto e intelligente artista, a que se devem muitas das melhores edificações da capital.»

Disposição das lojas todas (ver legendas) inauguradas em Outubro e Novembro de 1908


Inauguração da "Ramiro Pinto & C.ª " em 1 de Outubro de 1908


                           
                            3 de Novembro de 1908                                                             5 de Novembro de 1908


Praticamente oito anos mais tarde, em 13 de Setembro de 1916, o jornal "A Capital", num artigo acerca do comércio na Rua Augusta, mencionava a "Casa da Russia" nos seguintes termos:

«A nossa visita á casa da Russia constitui um verdadeiro deslumbramento. São as marthes, as gebelines, as hemines, as astrockl, os renards, nas suas multiplas variedades, os chinchans, as lontras, os lynces, os petit gris - é enfim um mundo infinito de côres caprichosas e delicadas a que a phantasia na confecção empresta ainda mais belleza, mais graça e mais elegancia.
A casa da Russia tem as suas officinas artisticamente montadas, offerecendo paralello com as casa congeneres de Paris e de Londres.»
29 de Junho de 1935


E a concorrência bem perto, a “Casa da Sibéria” desde 1918, em anúncio de 14 de Dezembro de 1935 ...


... e a "Casa do Canadá ", em anúncio de 25 de Dezembro de 1941


Em Setembro de 1938, a "Casa da Russia", já propriedade da firma "Sociedade de Peles e Artigos de Viagem, Lda.", encerra para obras de beneficiação e renovação cujo resultado se manteria até ao seu encerramento definitivo, julgo que nos anos 80 do século XX.

14 de Agosto de 1938


"Casa da Russia" após as obras, em fotos dos anos 40 do século XX





1 de Setembro de 1940


1956


Actualmente, na antiga loja da "Casa da Rússia", está instalada a loja da cadeia "Buda" fundada em 1972

Sem comentários: