Restos de Colecção: Tátá & Rodrigues, Lda.

24 de novembro de 2023

Tátá & Rodrigues, Lda.

Em 1903 era fundada uma retrozaria denominada "Tátá, David & Comandita", na Rua Garrett 53 e 55, em Lisboa. A esta firma sucedeu-lhe outra: a "Tátá & Comandita", que em 1914 se transformou na sociedade "Tátá & Rodrigues, Lda.", constituída pelo fundador José Júlio Tátá e Francisco Caetano Rodrigues, que entrou como sócio capitalista e colaborador.

"Tátá & Rodrigues, Lda., Sucr. F. Rodrigues" onde está o funcionário no escadote, em foto de 1951


1908


1910


1916


1920


Interior

«Comerciante experimentado que até então sempre dera provas de notável inteligência e argúcia, Francisco Caetano Rodrigues veio depois a assumir a gerência da casa, de que ficou único proprietário em 1924,» sob a razão social "Tátá & Rodrigues, Lda., Sucr. F. Rodrigues".

Logo nesse ano de 1924 o estabelecimento sofreu obras de remodelação interior e exterior. Em 1937, tendo já alcançado grande prestígio, o seu proprietário tomou de trespasse a loja vizinha, nos 57 e 59, da marca americana "Columbia Graphophone Company", representada pela firma "P. Santos & C.ª, Lda.". Pôs em prática, um vistoso projecto de reconstrução que deu à fachada um aspecto moderno e sumptuoso e aos seus salões de venda um notável ambiente de conforto.

Carro alegórico da "Tátá & Rodrigues, Lda.", no Carnaval de 1927


Na "Semana dos Artistas" em 22 de Janeiro de 1928


As três actrizes no interior da "Tátá & Rodrigues, Lda." na Rua Garrett


Actriz Corina Freire no stand da "Tátá" no Salão de Outono "Voga" em 1928

Dispondo hoje de magníficas e luxuosas instalações, no 'encadrement' apropriado à beleza dos seus depósitos, êste estabelecimento constitui uma excelente lição de energia e clarividência mercantil, pois para atingir o alto nível que disfruta agora, tornou-se necessário que o seu actual proprietário, Francisco Caetano Rodrigues, sacrificasse toda a sua dinâmica iniciativa ao desenvolvimento e solidificação de uma obra começada com excelente êxito e que de princípio foi lisonjeiramente acolhida.» in: "Praça de Lisboa" (1946)

O ramo de retrosaria foi rápidamente alargado à comercialização de chapéus de senhora, ramo em que foi uma das lojas mais reputadas de Lisboa. Para tal foi montada uma loja específica na Rua de S. Nicolau, 73, a qual, anos mais tarde se mudou para a Rua Augusta, 138 -1º andar, por cima da filial de "A Pompadour", denominada "Sucursal Económica" ali estabelecida desde 1934 e com as suas instalações ampliadas em 1957.


"Tátá & Rodrigues, Lda.", na Rua de S. Nicolau



"Tátá & Rodrigues, Lda., Sucr. F. Rodrigues", na Rua Augusta 138- 1º andar


"Tátá & Rodrigues, Lda., Sucr. F. Rodrigues" , na Rua Garrett nos anos 60 do século XX

Fui ver o que se passava com esta empresa e verifiquei que pelo menos até final de 2022, existia com a razão social "Tátá & Rodrigues, Sucessores, Lda.", com sede no mesmo local, Rua Garrett, 53 a 59. Mas actualmente recorrendo ao Google Maps, eis que para não variar ...


fotos in: Hemeroteca Digital de LisboaArquivo Municipal de LisboaBiblioteca de Arte-Fundação Calouste Gulbenkian (Estúdio Mário Novais)

Sem comentários: