Em 1903 era fundada uma retrozaria denominada "Tátá, David & Comandita", na Rua Garrett 53 e 55, em Lisboa. Esta firma era constituída por Jose Julio Tátá e Jacintho Pedro David Neves. A esta firma sucedeu-lhe outra: a "Tátá & Comandita", que em 1914 se transformou na sociedade "Tátá & Rodrigues, Lda.", constituída pelo fundador José Júlio Tátá e Francisco Caetano Rodrigues, que entrou como sócio capitalista e colaborador.
"Tátá & Rodrigues, Lda., Sucr. F. Rodrigues" onde está o funcionário no escadote, em foto de 1951
«Comerciante experimentado que até então sempre dera provas de notável inteligência e argúcia, Francisco Caetano Rodrigues veio depois a assumir a gerência da casa, de que ficou único proprietário em 1924,» sob a razão social "Tátá & Rodrigues, Lda., Sucr. F. Rodrigues".
Logo nesse ano de 1924 o estabelecimento sofreu obras de remodelação interior e exterior. Em 1937, tendo já alcançado grande prestígio, o seu proprietário tomou de trespasse a loja vizinha, nos 57 e 59, da marca americana "Columbia Graphophone Company", representada pela firma "P. Santos & C.ª, Lda.". Pôs em prática, um vistoso projecto de reconstrução que deu à fachada um aspecto moderno e sumptuoso e aos seus salões de venda um notável ambiente de conforto.
Carro alegórico da "Tátá & Rodrigues, Lda.", no Carnaval de 1927
Dispondo hoje de magníficas e luxuosas instalações, no 'encadrement' apropriado à beleza dos seus depósitos, êste estabelecimento constitui uma excelente lição de energia e clarividência mercantil, pois para atingir o alto nível que disfruta agora, tornou-se necessário que o seu actual proprietário, Francisco Caetano Rodrigues, sacrificasse toda a sua dinâmica iniciativa ao desenvolvimento e solidificação de uma obra começada com excelente êxito e que de princípio foi lisonjeiramente acolhida.» in: "Praça de Lisboa" (1946)
O ramo de retrosaria foi rápidamente alargado à comercialização de chapéus de senhora, ramo em que foi uma das lojas mais reputadas de Lisboa. Para tal foi montada uma loja específica na Rua de S. Nicolau, 73, a qual, anos mais tarde se mudou para a Rua Augusta, 138 -1º andar, por cima da filial de "A Pompadour", denominada "Sucursal Económica" ali estabelecida desde 1934 e com as suas instalações ampliadas em 1957.
Fui ver o que se passava com esta empresa e verifiquei que pelo menos até final de 2022, existia com a razão social "Tátá & Rodrigues, Sucessores, Lda.", com sede no mesmo local, Rua Garrett, 53 a 59. Mas actualmente recorrendo ao Google Maps, eis que para não variar ...
fotos in: Hemeroteca Digital de Lisboa, Arquivo Municipal de Lisboa, Biblioteca de Arte-Fundação Calouste Gulbenkian (Estúdio Mário Novais)
Sem comentários:
Enviar um comentário