Restos de Colecção: III Exposição de T.S.F. em 1930

15 de novembro de 2023

III Exposição de T.S.F. em 1930

A "III Exposição de T.S.F.", foi inaugurada na "Sociedade Nacional de Belas Artes", em Lisboa, em 13 de Dezembro de 1930, pelo Chefe do Estado, General Óscar Carmona. «O sr. Presidente da República, manifestou desde logo a boa impressão que lhe causara o aspecto geral do certame, visitando depois todos os "stands" dos quais damos abaixo uma nota discriminada.»

Inauguração da "III Exposição de T.S.F." na "Sociedade Nacional de Belas Artes"



Reportagem na revista "Ilustração Portuguesa"

Os stands participantes no evento foram os seguintes: "Philips" representada pela "Sociedade Comercial Philips Portuguesa""Clarion" representada pela "Casa Serras"; "His Master's Voice" representada pelo "Grande Bazar do Porto"; "Ducretet" representada pela "Costa & Arez, Lda."; "Burndept" representado pela casa "Vasco Alcobia"; "Fada" representada pela firma "Mantua, Lda."; "Stromber-Carlson" representada pela "Radio Portugal"; "Atwater Kent" representada pela "Nacional Radio, Lda."; "Agência Tecnica e Comercial, Limitada"; "AEG Telefunken"; "Stern & Stern" representada pela "Jayme da Costa, Lda."; "J. Coelho Pacheco".

Exemplos de rádios "Philips"

Nova sede da "Philips Portuguesa" em 1930, na Avenida da Liberdade


1 de Fevereiro de 1931


"Casa Triumpho" de Virgilio Ribeiro (fundada em 1899), agente "Philips", na Rua Augusta em Lisboa



1930


Loja do "Grande Bazar do Porto" representante da "His Master's Voice" em Portugal, na Rua Augusta



1 de Dezembro de 1930




13 de Dezembro de 1930



16 de Janeiro de 1931




13 de Dezembro de 1930





22 de Dezembro de 1930


Sede da "Nacional Rádio, Lda.", na Praça da Figueira (antiga Rua da Betesga), em foto de 1968

«O sr. general Carmona, que se demorou largo tempo no recinto da exposição, retirou-se pouco antes das 16 horas depois de ter felicitado os espositores pelo exito do notavel certame.». Mas sem antes ...

«O sr. A. Atwater enviou a S. Exª o Sr. Presidente da Republica, por intermédio do seu distribuidor geral Alfredo A. Cunha e dos seus representantes no Sul e Centro "Nacional Rádio, Lda." juntamente com uma placa de oiro, um aparalho combinação rádio-grafonola - um lindo móvel.»

Na foto seguinte o Presidente Óscar Carmona a sintonizar o rádio-grafonola "Atwater Kent" oferecido por esta marca, conjuntamente com uma placa de oiro, visível na tampa.


E, pelos vistos, esta oferta terá resultado em cheio nas vendas da "Atwater Kent", nesta exposição, a fazer fé no anúncio seguinte ...


31 de Dezembro de 1930

Quanto aos preços dos aparelhos ali expostos transcrevo uma carta de João Senfilista Pobre, dirigida ao director do jornal "Diario de Lisbôa" em 22 de Dezembro de 1930:

«Sr. drector: - Fui visitar a exposição de T.S.F. e percorri atentamente todos os stands nos quais se expõem com profusão inumeros aparelhos, todos eles com aparencia luxuosa que deveras encanta. Indaguei dos preços e ouvi: - Sete contos, cinco contos e tal, quatro contos e tresentos, dois contos e quinhentos, etc., tudo seguido de elogios, afirmando ouvir-se com segura selectividade Londres, Roma, Milão, Turim, Toulouse, espremendo e arrastando muito o ouse, como que a vincar que em Portugal se não pratica a radidifusão, o que não é verdade, pois que graças a varios carolas benfeitores (e bem hajam por tal) isso é já, dentro do relativo, uma esplendida realidade no nosso país.
Retirei desorientado! Pois os nossos industriais e representantes de casas estrangeiras esqueceram, lamentavelmente, os pobres que não têm contos de réis para poderem usufruir os benefícios requintados de tão interessante invenção, não levando á exposição aparelhos modestos e ao alcançe das classes pobres e com os quais se poderia ouvir as estações locais, e das quais, todavia, se servem para demonstração dos aparelhos caros que desejam vender. Não seria possível, a uma casa do genero, fazer o que fez, na questão de automóveis, a Cooperativa dos Chauffeurs, lançandos os "palhinhas" da T.S.F.? - João Senfilista Pobre.»

Não se fez esperar a resposta, por parte de um dos expositores, no dia seguinte:

«Sr. Director
No jornal de ontem, de que v. é mui digno director, lêmos uma carta assinada por "João Senfilista Pobre", dizendo encontrar-se desorientado com os preços dos aparelhos expostos na III Exposição de T.S.F.
Sentimos que a êste senhor tenha passado despercebido o nosso "stand", porquanto nêle temos expostos os nossos aparelhos M B por preços acessíveis a todos os senfilisttas pobres.
De v., etc. - Pela Agencia Tecnica e Comercial Limitada, Luis Pereira.»

A "III Exposição de T.S.F.", encerraria a 31 de Dezembro de 1930.

fotos in: Hemeroteca Digital de LisboaArquivo Municipal de LisboaBiblioteca de Arte-Fundação Calouste Gulbenkian (Estúdio Mário Novais), Arquivo Nacional da Torre do Tombo

Sem comentários: