Restos de Colecção: Auto Sueco

7 de outubro de 2011

Auto Sueco

Foi no dia 14 de Abril de 1927 que o primeiro carro da "Volvo" saiu da fábrica de Lundby, em Gotemburgo. Um dia marcante para a marca sueca quando às 10h00 saiu da porta um Volvo ÖV4, que também ficaria conhecido, na sua carroçaria descapotável azul-escura e motor de quatro cilindros, como "Jakob".

A marca sueca “Volvo” iniciou as suas actividades em Portugal no ano de 1933 , por Luiz Oscar Jervell . E em 14 de Fevereiro de 1934, é vendido o primeiro veículo desta marca em Portugal, uma camioneta modelo: “LV 76-79”.

Camioneta Volvo “LV 76-79”, de 1934

1º logotipo da “Volvo”, na grelha da camioneta

A criação oficial da “Auto Sueco, Lda.”, importadora e representante dos automóveis e camions da marca Volvo, foi em 1 de Abril de 1949. Foram os seus fundadores Luiz Oscar Jervell e Ingvar Poppe Jensen. e  
João Carlos Pinto Freitas foi nomeado gerente, tendo vindo, mais tarde, a exercer as funções de Director Geral, tornando-se também sócio.

Anúncio no “Diário Popular”,  em 1955

Em 1959 é inaugurada a “Auto Sueco (Coimbra)”, ficando concessionária desta marca para os seis distritos da zona centro do país.

Em 1961 actual sede social da “Auto Sueco, Lda.” é inaugurada na Rua Marechal Carmona, 1637 (actualmente Rua Conde da Covilhã), no Porto. 

Em 1965 a representação da Volvo estende-se a todo o país e abre-se a primeira filial em Lisboa, na Rua José Estevão, junto ao Jardim Constantino. Esta filial foi composta por Stand de Vendas e oficina na cave. Ainda hoje existe com a mesma configuração. Em 1971 são inauguradas as oficinas de S. João da Talha , para camions e mais tarde também para automóveis.

É de 1966 a seguinte reportagem promocional de quase toda a gama de veículos de turismo e pesados, comercializados em Portugal.

O famoso Volvo “P 1800”, e a Ponte Sobre o Tejo recém inaugurada, em 1966

Roger Moore e o seu Volvo “P 1800”

Este modelo ficou famoso por ter sido utilizado na série inglesa “O Santo”, protagonizada por Roger Moore em que fazia o papel de Simon Templer, um homem considerado como um bandido, mais ou menos como um Robin Hood da era moderna, sempre lutando em favor dos fracos e dos oprimidos, para que justiça prevalecesse acima de tudo.

Volvo “Amazon” em 1966

Volvo “140”, em 1966

 

Instalações, da “Auto Sueco (Coimbra)”, inauguradas em 1961

                                                Volvo “F86”                          1966                       Volvo “L485”

 

Autocarro de passageiros Volvo, de 1966

Este autocarro de passageiros, propriedade da empresa “Alberto Alves de Sousa & Filhos, Lda” da Vila de Lever no concelho de Vila Nova de Gaia, já foi carroçado pela fábrica de carroçarias “Camo” , fundada em 1965, em Vilar de Andorinho no concelho de Vila Nova de Gaia,  pela “Auto Sueco, Lda.” Segundo informação gentilmente prestada por um leitor, que desde já públicamente agradeço, este autocarro tinha o número de frota 12 e era de 30 de Junho de 1966.

                                                    1968                                                                               1984

 

Em 1978 são inauguradas as instalações da “Auto Sueco” em Setúbal, e no ano seguinte é fundada em Braga a “Auto Sueco (Braga)”. cujas instalações viriam a ser inauguradas em 1981. O Grupo Auto Sueco inicia a sua internacionalização, em 1991,  com a actividade Volvo na República de Angola, com a fundação da “Auto Sueco (Angola)”.

A “Volvo” em Portugal também comercializa, desde 1970 também máquinas industriais para a construção civil e estradas (retroescavadoras, pavimentadoras, carregadoras, etc) “AB Volvo”. Desde 1970, a “Auto Sueco Coimbra” é a empresa responsável pela importação e comercialização em Portugal destes equipamentos.

A Volvo também comercializa, em Portugal, motores marítimos “Volvo Penta” através da “Volvo Penta Auto Sueco Portugal”

Hoje o “Grupo Auto Sueco”, comercializa: Automóveis, Camions e Autocarros, Motores marítimos e industrias, Geradores, Máquinas Industriais para construção civil e estradas.

fotos in: Biblioteca de Arte-Fundação Calouste Gulbenkian, Grupo Auto Sueco

2 comentários:

Unknown disse...

Muito interessante. Contamos algumas destas histórias no Museu Auto Sueco, em V. N. de Gaia.

Caso tenha interesse em visitar o Museu, numa visita orientada sem qualquer custo, teremos todo o gosto em recebê-lo.

O email para marcação de visitas é o seguinte: museu@autosueco.pt

Até lá

José Leite disse...

Ao Museu Auto-Sueco

Como antigo cliente da "Volvo", muito grato pela vossa gentileza.

Os meus cumprimentos

José Leite