A "Cantina Escolar de S. Mamede" foi uma "obra do bem", fundada em 19 de Fevereiro de 1911, na Rua do Salitre 192, 1º esquerdo, esquina com a Praça do Brasil (hoje Largo do Rato), em Lisboa, onde se comprovou, mais uma vez, «quanto o espírito da solidariedade humana, em que a caridade é o principal principio, se afirma no povo português de fórma incontestavel».
A direcção da "Cantina Escolar de S. Mamede", em Abril de 1913, era composta pelos seguintes elementos: Josue Narciso dos Santos, presidente; Alfredo José Cardoso Gonçalves, vice-presidente; Antonio Marques Figueira Freire e Manuel Francisco das Neves, secretários; Joaquim Pedro dos Santos, tesoureiro; Flavio Serzedelo Fernandes, vogal.
Fundadores com Joaquim dos Santos Pimenta (sentado à esquerda na foto) em 5 de Outubro de 1925
De um artigo na revista "Occidente" de 13 de Setembro de 1913 retirei o seguinte excerto:
Como são dignos de louvor e agradecimento todos quantos se empenham nesta obra do bem, procurando resolver o grande problema social, conjurando, quanto possível a miseria!
As cantinas escolares são seguro auxílio á escola, habilitando as creanças a frequental-a, proporcionando-lhes livros, vestuario e calçado, meios de limpeza e refeições, tudo, enfim, que as família por seus escassos recursos lhes não podem dar. Assim se salvam centenas de creanças de uma vida miseravel e lhes prepara um melhor futuro, em que, tanto podem ser uteis a si como ás suas famílias e á sociedade em geral.
Localização da "Cantina Escolar de S. Mamede" no Largo do Rato (dentro do rectângulo desenhado)
Foi o que sucedeu com a Cantina Escolar de S. Mamede. Iniciada numa pequena casa da rua do Rato, por meia dúzia de homens cheios de boa vontade e de abnegação, não tardou que por seus esforços, conquistando adesões á sua ideia, vissem a sua obra do bem prosperar, conseguindo, ao fim de um ano, instalar-se em casa maior, e alargar a sua acção beneficiente a 50 creanças da paroquia de S. Mamede.
Em 31 de Abril de 1913, os seus subscritores já eram em número de 584, sendo um deles o Chefe de Estado Dr. Manuel de Arriaga (1840-1917). Devido ao auxílio do Dr. Couto Nogueira e Dr. Silva Ramos, a Cantina já tinha, em 1913, assistência médica e balneário para o qual contribuiram generosamente os comerciantes e industriais da paróquia Francisco Martins da Costa, Estevão da Silva, Luís Filipe da Silva e José Rodrigues dos Santos. A receita no final de 1912 elevava-se a 998$055 réis, tendo a direcção iniciado a obra da Cantina apenas com 276$000 réis em caixa. «Isto basta para demonstrar quanta força de vontade por parte dos fundadores representa esta obra do bem.»
Carro fúnebre descendo a Rua Alexandre Herculano em foto de Charles Chusseau Flaviens
E para o caso da algum interessado, aqui fica a publicidade ao estabelecimento por debaixo da "Cantina Escolar de S. Mamede", em anúncio publicitário de 1913 ...
A "Cantina Escolar de São Mamede" altera os seus estatutos em 12 de Agosto de 1937, e passa a designar-se "Associação Protectora da Infância da Freguesia de São Mamede", sediada no mesmo local e mantendo a actividade educativa e social.
Outras "Cantinas Escolares" foram fundadas nas primeiras 3 décadas do século XX:
- Cantina Escolar da Paróquia da Pena, fundada em 11 de Novembro de 1915.
- Cantina Escolar da Freguesia das Mercês, fundada em 7 de Janeiro de 1930.
- Cantina Escolar Flores de Benfica, fundada na Estrada de Benfica em 19 de Setembro de 1921.
- Cantina Escolar da Junta de Freguesia de Arroios, fundada em 23 de Junho de 1929.
- Cantina Escolar da Associação Popular e Beneficência e São Cristóvão e São Lourenço, fundada na Costa do Castelo em 6 de Agosto de 1913.
- Cantina Escolar da Associação de Assistência Infantil da Paróquia Civil de Camões, fundada em 6 de Agosto de 1913.
- Cantina Escolar de Alcântara, fundada em 23 de Março de 1905.
- Cantina Escolar da Assistência Popular da Paróquia Civil Marquês de Pombal, fundada em 20 de Novembro de 1915.
- Cantina Escolar da Freguesia da Lapa, fundadad em 24 de Março de 1931
- Cantina Escolar da Sociedade de Beneficência da Freguesia da Sé e S. João da Praça, fundada em 14 de Abril de 1939.
- Cantina Escolar da Freguesia dos Mártires (Escola 5 de Outubro), fundada em 20 de Abril de 1915.
- Cantina Escolar da Assistência Popular da Paróquia Civil Marquez de Pombal, fundada em 19 de Novembro de 1915.
- Cantina Escolar da Junção Humanitária Amor e Carinho e de Sociedade de Beneficência da Freguesia da Sé e São João da Praça, fundada em 11 de Janeiro de 1922.
- Cantina Escolar da Sociedade de São Vicente de Paulo, Associação de Caridade de Santos-o-Velho ou Conferência de São Vicente de Paulo, fundada em 19 de Dezembro de 1930.