Restos de Colecção: Cantina Escolar de S. Mamede

28 de setembro de 2023

Cantina Escolar de S. Mamede

A "Cantina Escolar de S. Mamede" foi uma "obra do bem", fundada em 19 de Fevereiro de 1911, na Rua do Salitre 192, 1º esquerdo, esquina com a Praça do Brasil (hoje Largo do Rato), em Lisboa, onde se comprovou, mais uma vez, «quanto o espírito da solidariedade humana, em que a caridade é o principal principio, se afirma no povo português de fórma incontestavel».


A direcção da "Cantina Escolar de S. Mamede", em Abril de 1913, era composta pelos seguintes elementos: Josue Narciso dos Santos, presidente; Alfredo José Cardoso Gonçalves, vice-presidente; Antonio Marques Figueira Freire e Manuel Francisco das Neves, secretários; Joaquim Pedro dos Santos, tesoureiro; Flavio Serzedelo Fernandes, vogal.


Fundadores


Fundadores com Joaquim dos Santos Pimenta (sentado à esquerda na foto) em 5 de Outubro de 1925

De um artigo na revista "Occidente" de 13 de Setembro de 1913 retirei o seguinte excerto:

«Se, amparar a velhiçe desvalida no ocaso da vida é uma das expressões mais humanitarias da solidadriedade humana, não se impõe menos o cuidar da infancia desprotegida, como prevenção contra a miseria.
Como são dignos de louvor e agradecimento todos quantos se empenham nesta obra do bem, procurando resolver o grande problema social, conjurando, quanto possível a miseria!
As cantinas escolares são seguro auxílio á escola, habilitando as creanças a frequental-a, proporcionando-lhes livros, vestuario e calçado, meios de limpeza e refeições, tudo, enfim, que as família por seus escassos recursos lhes não podem dar. Assim se salvam centenas de creanças de uma vida miseravel e lhes prepara um melhor futuro, em que, tanto podem ser uteis a si como ás suas famílias e á sociedade em geral.


"Cantina Escolar de S. Mamede" (à esquerda na foto), ainda na Rua Direita do Rato


Localização da "Cantina Escolar de S. Mamede" no Largo do Rato (dentro do rectângulo desenhado)

O reconhecimento seguro deste principio social, tem levado muitos cidadãos prestantes a fundarem as cantinas escolares, quantas vezes com mais fé no proprio esforço do que com capitaes de que dispôr.
Foi o que sucedeu com a Cantina Escolar de S. Mamede. Iniciada numa pequena casa da rua do Rato, por meia dúzia de homens cheios de boa vontade e de abnegação, não tardou que por seus esforços, conquistando adesões á sua ideia, vissem a sua obra do bem prosperar, conseguindo, ao fim de um ano, instalar-se em casa maior, e alargar a sua acção beneficiente a 50 creanças da paroquia de S. Mamede.
Em 31 de Abril de 1913, os seus subscritores já eram em número de 584, sendo um deles o Chefe de Estado Dr. Manuel de Arriaga (1840-1917). Devido ao auxílio do Dr. Couto Nogueira e Dr. Silva Ramos, a Cantina já tinha, em 1913, assistência médica e balneário para o qual contribuiram generosamente os comerciantes e industriais da paróquia Francisco Martins da Costa, Estevão da Silva, Luís Filipe da Silva e José Rodrigues dos Santos. A receita no final de 1912 elevava-se a 998$055 réis, tendo a direcção iniciado a obra da Cantina apenas com 276$000 réis em caixa. «Isto basta para demonstrar quanta força de vontade por parte dos fundadores representa esta obra do bem.»

Carro fúnebre descendo a Rua Alexandre Herculano em foto de Charles Chusseau Flaviens 

E para o caso da algum interessado, aqui fica a publicidade ao estabelecimento por debaixo da "Cantina Escolar de S. Mamede", em anúncio publicitário de 1913 ...



"Cantina Escolar de S. Mamede" esburacada por balas, aquando da Revolta de 7 de Fevereiro de 1927

A "Cantina Escolar de São Mamede" altera os seus estatutos em 12 de Agosto de 1937, e passa a designar-se "Associação Protectora da Infância da Freguesia de São Mamede", sediada no mesmo local e mantendo a actividade educativa e social.

Outras "Cantinas Escolares" foram fundadas nas primeiras 3 décadas do século XX:

- Cantina Escolar da Freguesia de Santa Catarina, fundada em 19 de Outubro de 1916.
- Cantina Escolar da Paróquia da Pena, fundada em 11 de Novembro de 1915.
- Cantina Escolar de São Miguel, fundada em Alfama em 5 de Março de 1917.
- Cantina Escolar da Freguesia das Mercês, fundada em 7 de Janeiro de 1930.
- Cantina Escolar Flores de Benfica, fundada na Estrada de Benfica em 19 de Setembro de 1921.
- Cantina Escolar da Junta de Freguesia de Arroios, fundada em 23 de Junho de 1929.
- Cantina Escolar da Associação Popular e Beneficência e São Cristóvão e São Lourenço, fundada na Costa do Castelo em 6 de Agosto de 1913.
- Cantina Escolar da Associação de Assistência Infantil da Paróquia Civil de Camões, fundada em 6 de Agosto de 1913.
- Cantina Escolar de Alcântara, fundada em 23 de Março de 1905.
- Cantina Escolar da Assistência Popular da Paróquia Civil Marquês de Pombal, fundada em 20 de Novembro de 1915.
- Cantina Escolar da Freguesia da Lapa, fundadad em 24 de Março de 1931
- Cantina Escolar da Sociedade de Beneficência da Freguesia da Sé e S. João da Praça, fundada em 14 de Abril de 1939.
- Cantina Escolar da Freguesia dos Mártires (Escola 5 de Outubro), fundada em 20 de Abril de 1915.
- Cantina Escolar da  Assistência Popular da Paróquia Civil Marquez de Pombal, fundada em 19 de Novembro de 1915.
- Cantina Escolar da Junção Humanitária Amor e Carinho e de Sociedade de Beneficência da Freguesia da Sé e São João da Praça, fundada em 11 de Janeiro de 1922.
- Cantina Escolar da Sociedade de São Vicente de Paulo, Associação de Caridade de Santos-o-Velho ou Conferência de São Vicente de Paulo, fundada em 19 de Dezembro de 1930.

Agradecimento:  Muito agradeço, a valiosa contribuição na foto dos fundadores e fontes históricas, disponibilizadas por D. Maria João Dias Pimenta, neta de Joaquim dos Santos Pimenta (na foto acima).

1 comentário:

tradutor de documentos disse...

Obrigado pelo artigo interessante!