A firma "Diniz M. de Almeida, Lda.", concessionária, para Lisboa, das marcas "Buick" (automóveis) e "Frigidaire" (frigoríficos), ambos da americana "General Motors Corporation", foi constituída por Diniz M. d'Almeida e José Gonçalves dos Santos, em 14 de Dezembro de 1942 e com sede e stand, na Avenida da Liberdade, 208-216, em Lisboa.
Empregado e depois sócio da extinta casa de ferragens "Chave d'Ouro", no Rossio, Diniz M. d'Almeida, apesar de nesse ramo de negócio, optou pelo comércio de automóveis, e por consequência, com a colaboração do seu amigo e negociante Dr. Carlos Simões Dias de Figueiredo, montou no ano de 1913 a firma "C. S. Dias de Figueiredo & C.ª", com sede na Rua Rodrigues Sampaio, e para a conceituada marca "Rochet Schneider". Mais tarde, o Dr. Carlos Figueiredo desligou-se da sociedade, de comum acordo e Diniz M. d'Almeida passou a exercer a actividade em nome individual.
É a seguinte a legenda do "Arquivo da Torre do Tombo" (CPF) à foto anterior (sem data):
«Entrega de uma viatura ao Comando da Legião, pelo proprietário da Casa Buick, Dinis M. de Almeida. Engenheiro Pedro de Brion, Diniz M. d'Almeida e engenheiro Andressen da Costa. »
Diniz de Almeida tinha iniciado a sua actividade comercial, em nome individual "Diniz M. de Almeida" - mais tarde, em 1942 "Diniz M. d'Almeida, Lda." - como concessionário, para Lisboa, da marca de automóveis americana "Buick", da "General Motors Overseas Corporation" em 1925, nas mesmas instalações. Estaria presente nesse mesmo ano entre 4 e 13 de Julho, no "I Salão Automóvel de Lisboa" que se realizou no "Coliseu dos Recreios de Lisboa" .
As instalações primitivas da firma já não comportavam o volume de negócios e transacções. Como, entretanto, tinha ocorrido a liquidação da firma dos irmãos Mimoso, que na Avenida da Liberdade, explorava a representação dos carros "Panhard", Diniz M. d'Almeida aproveitou a oportunidade para ocupar esse magnifico stand, onde instalou a sede da sua firma. Em 1926 entrava ao seu serviço José Gonçalves dos Santos, cujos méritos levaram formar a sociedade "Diniz M. d'Almeida, Lda." conforme foi referido logo no início.
Pelo que, Diniz M. d'Almeida instalou o seu stand de automóveis "Buick" e frigoríficos "Frigidaire" nos números 214 a 218 dum edifício que tinha sido construído entre 1912 e 1914, para Domingos Joaquim da Silva, 1.º Visconde de Salreu, e projectado pelo arquitecto Manuel Joaquim Norte Júnior (1878-1962). Este projecto de gosto Art-Noveau, com uma fachada “ondulante” profusamente decorada com motivos florais e bow windows valer-lhe-ia o "Prémio Valmor de Arquitectura" de 1915. Este projecto incluiu o prédio traseiro da Rua Rodrigues Sampaio, tornando num conjunto monumental e moderno de dois edifícios com planimetria análoga, inspirado na arquitetura eclética parisiense.
Em 1926, Diniz de Almeida constituía, com Alberto Lucas da Cunha, a firma "Cunhas & Almeida, Lda." com sede e stand na Avenida dos Aliados 71-81, na cidade do Porto, como concessionária para a cidade do Porto da "General Motors Overseas Corporation". Até então o representante da "GM" para o Porto. era inicialmente o "Stand Portuense Limitada" de "Alberto Lucas da Cunha e C.ª ", na Rua Sá da Bandeira 261 a 263. Ao lado deste stand, e na esquina com a Rua Dr. Magalhães Lemos, viria a ser inaugurado em 29 de Janeiro de 1933, o "Café Guarany", projeto do arquiteto Rogério de Azevedo (1898-1983).
Entretanto, em 1932, tinha sido constituída outra firma de Diniz M. de Almeida: a "Diniz M. de Almeida & Freitas, Lda.", (também concessionária da "General Motors", automóveis e camions "Chevrolet" e em particular da sua subsidiária "Opel"), e que coexistirá com a "Diniz M. d'Almeida, Lda.". Entretanto, lembro, de seguida, que a "Diniz M. d'Almeida, Lda." continuava a comercializar os frigoríficos "Frigidaire" fabricados pela "General Motors Corporation".
Pelo atrás exposto pode-se observar que o espírito dinâmico e empreendedor de Diniz M. d'Almeida, levou-o a multiplicar a sua actividade e a expandir a outras organizações a que se associou e para cuja fundação ou desenvolvimento contribuiu. Foram exemplos as firmas já citadas: "Cunhas & Almeida, Lda." no Porto, "Diniz d'Almeida & Freitas, Lda." e ainda firma "Indústria Reparadora de Automóveis, Lda." na Rua Luciano Cordeiro.
Diniz M. d'Almeida apesar de ter atingido um relevo preponderante no comércio automóvel, nunca abandonou o antigo comércio de ferragens, pois era sócio da firma "Ferreira, Almeida & Martins, Lda.", na Rua Nova do Almada, em Lisboa.
Não sei quando a "Diniz M. de Almeida, Lda." terá encerrado a sua actividade, mas penso que no início dos anos 60 do século XX. No entretanto, no "Arquivo Histórico da Presidência da República" existe o seguinte registo de 5 de Dezembro de 1951: «Ofício n.º 3745 (minuta), da Secretaria da Presidência da República, dirigido à empresa Diniz M. d´Almeida, Lda., aceitando as condições propostas para o fornecimento de um automóvel Buick modelo Super Riviera Sedan, de 1951».
Apresentação do "Opel" Rekord em 1957
Para o seu desaparecimento muito terá contribuído a nomeação de outro e poderoso concessionário da "General Motors Overseas Corporation", para Lisboa, em 20 de Janeiro 1947, a "Sorel, Lda." que tinha sido fundada em 1942. Apesar de no início não lhe ter sido entregue a representação da "Buick". Só a partir de 1963 é que aparecem anúncios publicitários da "Sorel, Lda." incluindo a "Opel" e "Buick" .
No anúncio anterior no lugar da firma" Cunhas & Almeida, Lda.", aparece "António Sardinha, Lda." como concessionária "General Motors" para a cidade do Porto. A "Cunhas & Almeida, Lda." tinha-se, entretanto, tornado concessionária das marcas comercializadas pela alemã "Volkswagen".
1951
E quanto à concessão da "General Motors" para o Distrito do Porto ...
Notas:
- Acerca da "Sorel, Lda.", consultar, neste blog, um extenso artigo no seguinte link: "Sorel, Lda.".
fotos in: Hemeroteca Digital de Lisboa, Arquivo Municipal do Porto, Biblioteca da Universidade de Coimbra, Biblioteca de Arte-Fundação Calouste Gulbenkian (Estúdio Mário Novais), Arquivo Municipal de Lisboa
2 comentários:
Ecléctico.
:)
Cumpts.
Sem dúvida alguma :)
Cumprimentos
Enviar um comentário