Restos de Colecção: Diniz M. de Almeida, Lda. - Automóveis "Buick"

17 de setembro de 2023

Diniz M. de Almeida, Lda. - Automóveis "Buick"

A firma "Diniz M. de Almeida, Lda.", concessionária, para Lisboa, das marcas "Buick" (automóveis) e "Frigidaire" (frigoríficos), ambos da americana "General Motors Corporation", foi constituída por Diniz M. d'Almeida e José Gonçalves dos Santos, em 14 de Dezembro de 1942 e com sede e stand, na Avenida da Liberdade, 208-216, em Lisboa. 




Empregado e depois sócio da extinta casa de ferragens "Chave d'Ouro", no Rossio, Diniz M. d'Almeida, apesar de nesse ramo de negócio, optou pelo comércio de automóveis, e por consequência, com a colaboração do seu amigo e negociante Dr. Carlos Simões Dias de Figueiredo, montou no ano de 1913 a firma "C. S. Dias de Figueiredo & C.ª", com sede na Rua Rodrigues Sampaio, e para a conceituada marca "Rochet Schneider". Mais tarde, o Dr. Carlos Figueiredo desligou-se da sociedade, de comum acordo e Diniz M. d'Almeida passou a exercer a actividade em nome individual.


Até então, o concessionário da "Buick" em anúncio de 1916 ...


... e noutro de 1923

Devido às suas qualidades administrativas, excelentes relações e crédito que mantinha entre os fornecedores, Diniz M. d'Almeida deu um grande incremento à sua actividade e consegue da americana "General Motors Corporation" a representação da marca de automóveis "Buick", com a qual alcançaria grande êxito. Satisfeita com este êxito a empresa americana concedeu-lhe a representação dos frigoríficos "Frigidaire".


Diniz d'Almeida (ao meio) entregando um "Buick" à "Legião Portuguesa"

É a seguinte a legenda do "Arquivo da Torre do Tombo" (CPF) à foto anterior (sem data):
«Entrega de uma viatura ao Comando da Legião, pelo proprietário da Casa Buick, Dinis M. de Almeida.  Engenheiro Pedro de Brion, Diniz M. d'Almeida e engenheiro Andressen da Costa. »

Diniz de Almeida tinha iniciado a sua actividade comercial, em nome individual "Diniz  M. de Almeida" - mais tarde, em 1942 "Diniz M. d'Almeida, Lda." - como concessionário, para Lisboa, da marca de automóveis americana "Buick", da "General Motors Overseas Corporation" em 1925, nas mesmas instalações. Estaria presente nesse mesmo ano entre 4 e 13 de Julho, no "I Salão Automóvel de Lisboa" que se realizou no "Coliseu dos Recreios de Lisboa" .


As instalações primitivas da firma já não comportavam o volume de negócios e transacções. Como, entretanto, tinha ocorrido a liquidação da firma dos irmãos Mimoso, que na Avenida da Liberdade, explorava a representação dos carros "Panhard", Diniz M. d'Almeida aproveitou a oportunidade para ocupar esse magnifico stand, onde instalou a sede da sua firma. Em 1926 entrava ao seu serviço José Gonçalves dos Santos, cujos méritos levaram formar a sociedade "Diniz M. d'Almeida, Lda." conforme foi referido logo no início.

Pelo que, Diniz M. d'Almeida instalou o seu stand de automóveis "Buick" e frigoríficos "Frigidaire" nos números 214 a 218 dum edifício que tinha sido construído entre 1912 e 1914, para  Domingos Joaquim da Silva, 1.º Visconde de Salreu, e projectado pelo arquitecto Manuel Joaquim Norte Júnior (1878-1962). Este projecto de gosto Art-Noveau, com uma fachada  “ondulante” profusamente decorada com motivos florais e bow windows valer-lhe-ia o "Prémio Valmor de Arquitectura" de 1915. Este projecto incluiu o prédio traseiro da Rua Rodrigues Sampaio, tornando num conjunto monumental e moderno de dois edifícios com planimetria análoga, inspirado na arquitetura eclética parisiense.




Em 1926, Diniz de Almeida constituía, com Alberto Lucas da Cunha, a firma "Cunhas & Almeida, Lda." com sede e stand na Avenida dos Aliados 71-81, na cidade do Porto, como concessionária para a cidade do Porto da "General Motors Overseas Corporation". Até então o representante da "GM" para o Porto. era inicialmente o "Stand Portuense Limitada" de "Alberto Lucas da Cunha e C.ª ", na Rua Sá da Bandeira 261 a 263. Ao lado deste stand, e na esquina com a Rua Dr. Magalhães Lemos, viria a ser inaugurado em 29 de Janeiro de 1933, o "Café Guarany", projeto do arquiteto Rogério de Azevedo (1898-1983).


Stand "Cunhas & Almeida, Lda.", na Avenida dos Aliados, no Porto (dentro do rectângulo desenhado)


1926


1928 (anúncios de 1 de Fevereiro e 1 de Abril)



Na esquina à direita do stand, viria a abrir o "Café Guarany" em 29 de Janeiro de 1933


Novembro de 1929

Em 1934, as restantes marcas da "General Motors Overseas" eram representadas pela firma "Orey, Lda.", na Rua Vasco da Gama, 122 em Lisboa.


9 de Outubro de 1934



Isto depois de desde 1914 ter sido representada peal "Empreza Industrial Portugueza" pertencente ao grupo de empresas de Henry Burnay ...


1915

Mas voltando à "Diniz M. d'Almeida" e à "Buick" ...


1935


Salão da "General Motors" na revista "Século Ilustrado" de 14 de Junho de 1939



Diniz M. de Almeida à esquerda na foto de fato escuro

Entretanto, em 1932, tinha sido constituída outra firma de Diniz M. de Almeida: a "Diniz M. de Almeida & Freitas, Lda.", (também concessionária da "General Motors", automóveis e camions "Chevrolet" e em particular da sua subsidiária "Opel"), e que coexistirá com a "Diniz M. d'Almeida, Lda.". Entretanto, lembro, de seguida, que a "Diniz M. d'Almeida, Lda." continuava a comercializar os frigoríficos "Frigidaire" fabricados pela "General Motors Corporation".


1939

A representação da "Cadillac", obtida em 1940, veio coroar com pleno sucesso a obra até então criada por Diniz M. d'Almeida, pois esse automóvel de luxuosa apresentação e alta categoria triunfou da concorrência das melhores marcas do seu alto nível técnico.


1939


Maio de 1945

Quanto à marca "Opel"  que tinha sido adquirida pela "General Motors Corporation" em 1929, passou a ser representada, como já foi atrás referido, pela nova empresa "Diniz M. de Almeida & Freitas, Lda.", utilizando as mesmas instalações da "Diniz M. de Almeida, Lda.".


30 de Abril de 1938


3 de Setembro de 1938

Esta marca tinha sido representada em Lisboa, até então, por "Henrique Lehrfeld",  com sede na Travessa do Carmo, 124 e stand na Rua Jardim do Regedor.


23 de Abril de 1924


Stand "Opel" inaugurado em 4 de Maio de 1929 na Rua Jardim do Regedor


Stand inaugurado pelo Chefe de Estado General Óscar Carmona


10 de Setembro de 1938


Presença da "Diniz M. d'Almeida, Lda." no stand da "General Motors Lisbon Branch", na "Feira Popular de Lisboa", em 1947


1947


Reclamo luminoso no "Grande Hotel de Inglaterra", na Praça dos Restauradores


1953





Esta quatro fotos referem-se à apresentação dos novos "Vauxhall" (marca inglesa adquirida pela GM em 1929), no stand "Diniz M. de Almeida", em 1956

Pelo atrás exposto pode-se observar que o espírito dinâmico e empreendedor de Diniz M. d'Almeida, levou-o a multiplicar a sua actividade e a expandir a outras organizações a que se associou e para cuja fundação ou desenvolvimento contribuiu. Foram exemplos as firmas já citadas: "Cunhas & Almeida, Lda." no Porto, "Diniz d'Almeida & Freitas, Lda." e ainda firma "Indústria Reparadora de Automóveis, Lda." na Rua Luciano Cordeiro. 

Diniz M. d'Almeida apesar de ter atingido um relevo preponderante no comércio automóvel, nunca abandonou o antigo comércio de ferragens, pois era sócio da firma "Ferreira, Almeida & Martins, Lda.", na Rua Nova do Almada, em Lisboa.  

Não sei quando a "Diniz M. de Almeida, Lda." terá encerrado a sua actividade, mas penso que no início dos anos 60 do século XX. No entretanto, no "Arquivo Histórico da Presidência da República" existe o seguinte registo de 5 de Dezembro de 1951: «Ofício n.º 3745 (minuta), da Secretaria da Presidência da República, dirigido à empresa Diniz M. d´Almeida, Lda., aceitando as condições propostas para o fornecimento de um automóvel Buick modelo Super Riviera Sedan, de 1951»

Apresentação do "Opel" Rekord em 1957

Para o seu desaparecimento muito terá contribuído a nomeação de outro e poderoso concessionário da "General Motors Overseas Corporation", para Lisboa, em 20 de Janeiro 1947, a "Sorel, Lda." que tinha sido fundada em 1942. Apesar de no início não lhe ter sido entregue a representação da "Buick". Só a partir de 1963 é que aparecem anúncios publicitários da "Sorel, Lda." incluindo a "Opel" e "Buick" .


1951


Anúncio em 20 de Janeiro de 1947


1963


Instalações da "General Motors" na Avenida 24 de Julho, em Lisboa, desde 1940


1953

No anúncio anterior no lugar da firma" Cunhas & Almeida, Lda.", aparece "António Sardinha, Lda." como concessionária "General Motors" para a cidade do Porto. A "Cunhas & Almeida, Lda." tinha-se, entretanto, tornado concessionária das marcas comercializadas pela alemã "Volkswagen".

1951


1954

E quanto à concessão da "General Motors" para o Distrito do Porto ...


1954

Com stand e oficinas inauguradas em 7 de Julho de 1951, na Avenida Marechal Carmona, em Vila Nova de Gaia.

Notas: 

- Acerca da "General Motors" em Portugal, consultar neste blog o seguinte link: "General Motors Corporation".
- Acerca da "Sorel, Lda.", consultar, neste blog, um extenso artigo no seguinte link:  "Sorel, Lda.".
-Acerca do "I Salão Automóvel de Lisboa", consultar, neste blog, artigo em três partes a começar no seguinte link: "I Salão Automóvel de Lisboa"

fotos in: Hemeroteca Digital de LisboaArquivo Municipal do PortoBiblioteca da Universidade de CoimbraBiblioteca de Arte-Fundação Calouste Gulbenkian (Estúdio Mário Novais), Arquivo Municipal de Lisboa

2 comentários:

Bic Laranja disse...

Ecléctico.
:)

Cumpts.

José Leite disse...

Sem dúvida alguma :)

Cumprimentos