A “General Motors Corporation” GM, foi fundada em 1908 sendo na altura a empresa proprietária da marca “Buick”. No ano seguinte a GM adquiriu as marcas “Cadillac”, “Oldsmobile”, “Pontiac” e a “Chevrolet”, totalizando mais de 30 empresas até 1930. Em 1923, Alfred Sloan Jr. assumiu a presidência do grupo, na altura responsável pela comercialização de 10% no mercado americano. Quando saiu, em 1956 a GM era já a maior montadora de automóveis do mundo.
Em Portugal a “General Motors Overseas Corporation” , instalou uma subsidiária a “General Motors Overseas Corporation - Lisbon Branch” na Rua Particular no bairro de Alcântara, em Lisboa. Mais tarde na Avenida 24 de Julho.
GM na Avenida 24 de Julho, em Lisboa
Nas cinco fotos seguintes: o Stand da “General Motors Overseas Corporation - Lisbon Branch” em 1947, e concebido por José Rocha sócio da “ETP - Estudio Técnico de Publicidade”. Em exposição um automóvel “Pontiac” Fastback Torpedo Sedan Coupé.
1947 1948
Stand dos frigoríficos “Frigidaire” na Feira Popular de Lisboa
1 de Janeiro de 1948
1956
A sua marca de automóveis “Buick” passou a estar representada, a partir dos anos 20 do século XX, pela firma “Diniz M. D’Almeida” na Avenida da Liberdade em Lisboa. Representava além dos automóveis “Buick” os motores diesel “General Motors” e os frigoríficos “Frigidaire” .
Stand da “Dinis M. d’Almeida” na Avenida da Liberdade 1928
A outra marca da GM, a “Chevrolet” era representada pela firma “Alexandre de Mendonça Alves, Lda. onde expunha e comercializava os automóveis e camions desta marca, no seu “Palace Stand”, na Rua Eugénio dos Santos também em Lisboa.
1929 “Palace Stand” na Rua Eugénio dos Santos
A “Buick” e a “Chevrolet”, marcas de automóveis pertencentes à “General Motors Corporation” , estiveram presentes no
I Salão Automóvel de Lisboa, organizado pelo “Automóvel Club de Portugal”, e que se realizou entre 4 e 13 de Julho de 1925. Publiquei 2 artigos alusivos a este acontecimento que poderão ser visitados nos seguintes links:
I Salão Automóvel de Lisboa (1) e I Salão Automóvel de Lisboa (2).
“Buick” presente no “I Salão Automóvel de Lisboa” em 1925
1935
Em 19 de Janeiro de 1947, a “Sorel, Limitada” é nomeada concessionária da "General Motors Overseas Corporation", passando a comercializar as marcas: Opel, Oldsmobile, Cadillac, Vauxhall, Chevrolet, Bedford, Buick e GMC. Quanto a camiões passou a ser representante da Chevrolet, Bedford e GMC.
Exposição da "General Motors" no "Aviz Hotel" entre 7 e 15 de Maio de 1955
“Sorel” na Rua Vasco da Gama (actual Rua D. Luís I) em 1947, e na Avenida Tomás Ribeiro a partir de 1955
fotos in: Biblioteca de Arte-Fundação Calouste Gulbenkian
1947 1949
Publicidade da “General Motors” em 1955
1956
"António Sardinha, Lda." em Vila Nova de Gaia em 1951
Em 17 de Setembro de 1963 a “General Motors Overseas Corporation” inaugurou a sua fábrica de montagem de automóveis e pequenos camiões “Bedford” em Portugal, em Vila Nova da Rainha na Azambuja, pertença da sua subsidiária "General Motors de Portugal, Lda."
Foram montados ao longo dos quarenta e três anos de existência desta fábrica veículos das seguintes marcas subsidiárias da "General Motors Corporation" : "Opel", "Vauxhall" e "Bedford" (subsidiária da britânica "Vauxhall Motors" ). Esta fábrica viria a ser encerrada em 21 de Dezembro de 2006 às 23h 10m, e ao fim de 43 anos de laboração.
Opel Kadett Vauxhall Viva em 1963
Sobre esta fábrica consultar o seguinte artigo neste blog: General Motors na Azambuja (link)
1 comentário:
Ola, sou neta do Director de Produçao da fabrica de alcantara, a priemira da GM em Portugal. Foi ele, que na sua visāo de futuro, propos a compra de um terreno en Cabo Ruivo mas a empresa nao quis comprar. Entao comprou ele, porque sabia que ia ser preciso.
Bom, tenho antuguidades muito interessantes dessa epoca, mas nao vejo que haja um museu da General Motors em Portugal.
Tem alguma ideia? Agradecida. Maria Jesus Sheriff. O meuavô era Arthur Sheriff, foi o primeiro a subir de carro aos Andes, num Ford T, montou tb a linha de produçao da Ford na Argentina e no Chile. Depois zangou-se e passou para a GeneralMotors. Uma grande historia.
Enviar um comentário