Restos de Colecção: A.M. da Rocha Brito, Lda.

6 de outubro de 2024

A.M. da Rocha Brito, Lda.

A firma de comércio de automóveis "A. M. da Rocha Brito, Lda." foi fundada por Arnaldo Moreira da Rocha Brito nos anos 20 do século XX, na Rua de Santa Catharina, nº 255 na cidade do Porto. Era na altura concessionária dos automóveis "Citröen" no Porto.

Stand na Rua Sá da Bandeira, 112. Farmácia "Estácio" (filial no Porto) à esquerda na foto


Caricatura a Rocha Brito da autoria de António Cruz Caldas, em 1925


6 de Junho de 1928

Arnaldo Moreira da Rocha Brito (1880-1969), casado com Rosa Leonor Moreira da Rocha Brito, iniciou a sua actividade comercial e industrial em 1891, tendo sido um grande empreendedor da cidade do Porto que não só se destacou no comércio de automóveis da americana "General Motors" e co-proprietário "Garagem Passos Manuel",  como se destacou, igualmente, na campo das Artes tendo sido empresário do "Coliseu do Porto" entre 1940 e 1949, empresário do "Teatro Sá da Bandeira" entre 1909 e 1969, bem como do Cine-Teatro "Águia de Ouro" - arrendatário desde finais de 1913. Foi ainda membro do Ateneu Comercial do Porto e Presidente da Associação Comercial do Porto.

Arnaldo Moreira da Rocha Brito (1880-1969)


"O Rei dos Pó-pós" em 18 de Novembro de 1933

No início dos anos 30 do século XX a "A. M. da Rocha Brito, Lda.", já instalada na Rua Sá da Bandeira, nº 112, era nomeada concessionária da "General Motors" para o distrito do Porto, passando a comercializar marcas como a "Chrysler", "Dodge", "Oldsmobile", "Cadillac", "Plymouth", "Pontiac", "Willys", "Opel", "Chevrolet", "Vauxhall", etc. Ainda, os camiões "Chevrolet", "Bedford", "Hanomag", "Hino",  etc.


28 de Dezembro de 1933


Escritório do stand


16 de Junho de 1934





22 de Maio de 1935






Arnaldo Rocha Brito à direita na foto

Em 18 de Março de 1939 Arnaldo Rocha Brito, juntamente com António Sardinha, inauguram a "Garagem Passos Manuel",, na Rua Passos Manuel, no Porto, propriedade da firma "Amorim, Brito & Sardinha, Lda." (arrendatária do edifício). O edifício tinha sido projectado pelo arquitecto Mário Ferreira de Abreu (1908-1996), em estilo Art-Déco, e por encomenda de  D. Eliza Chambers Marques e D. Maria Amelia Chambers de Sousa.


Garagem Passos Manuel e stand da "A.M. da Rocha Brito, Lda." na loja do edifício ("Dodge" exposto)


Almoço no restaurante do Palácio Cristal em 1940 

Nota: A meio da foto acima é possível observar o comendador Arnaldo Moreira da Rocha Brito e seu filho, Arnaldo Rocha Brito Júnior (à sua esquerda de fato escuro)

Personalidade com uma intervenção acentuada na vida da cidade nas vertentes empresarial e do espectáculo, cinco anos antes da sua morte, tinha sido alvo de uma proposta de um vereador da Câmara do Porto para ser agraciado pela cidade. A intervenção, então, teve o seguinte teor e ficou exarada em acta da sessão realizada em 18 de Fevereiro de 1964:  

«O Vereador Senhor Abrantes Jorge, pedindo a palavra, diz:

« (…) É Arnaldo Moreira Rocha Brito ou simplesmente Rocha Brito que toda a cidade estima e admira.
Nascido em mil oitocentos e oitenta, nesta cidade, no seio de uma numerosa família burguesa, de origem duriense, não se expatriou para o Brasil, na adolescência, como o fizeram os restantes seus irmãos.
Aqui no Porto, iniciou ainda muito criança a sua dura vida de trabalho, como então a iniciavam, os que nada tinham a não ser a indomável vontade de triunfar: como marçano.
De marçano subiu a caixeiro e de caixeiro a comerciante de uma pequena loja de panos brancos.
Depois abalançou-se e fundou a que ainda hoje é uma das mais elegantes alfaiatarias desta cidade: «Londres no Porto» que durante muito tempo ostentou de direito e com orgulho a divisa de «Fornecedor da Casa Real».
Seguidamente passou a ser, como toda a gente sabe, o maior negociante de automóveis do Norte de Portugal.
Mas onde a actividade de Rocha Brito mais se notabilizou e com a qual prestou os mais assinalados serviços à cidade do Porto, foi como empresário teatral.
Pelo Teatro Águia D’Ouro, celebrizado por Júlio Dinis, no seu belo romance da vida portuense «Uma Família Inglesa», Rocha Brito fez passar, em espectáculos maravilhosos, as mais afamadas companhias de ópera, opereta e zarzuela.
Depois, no Teatro Sá da Bandeira, de que é arrendatário desde mil novecentos e nove, Rocha Brito ofereceu à cidade do Porto tudo o que de melhor tem havido na cena portuguesa e na estrangeira, através das idades. (…)
Construído o Coliseu do Porto, logo Rocha Brito foi seu empresário, e dizer das noites gloriosas de ópera com as maiores figuras da cena lírica mundial, dos concertos sinfónicos com as mais afamadas orquestras do mundo, entre as quais é justo destacar a Orquestra Filarmónica de Berlim e de outros espectáculos de grande nível artístico e cultural, é fazer história, que por ser recente, está na memória de todos, ainda dos muito novos. (…)» in: blog  "Um Sentimento do Porto".

A medalha de ouro e de Mérito da cidade do Porto, ser-lhe-ia atribuída em cerimónia ocorrida em 27 de Fevereiro de 1964.


Cerimónia da entrega da medalha de ouro e de Mérito da cidade do Porto

Em 25 de Abril de 1949, Arnaldo da Rocha Brito forma a sociedade "Garagem S. Salvador, Lda." com sede na Rua Roberto Ivens, 92 em Matosinhos, com os sócios Emanuel Antônio Luiselo da Rocha Brito, Armando Luiselo da Rocha Brito, Arnaldo Martins Fleming e Artur Augusto Macedo. O seu objecto era «a exploração de garagem, estação de serviço, oficinas e qualquer ramo de comércio ou indústria que julgarem conveniente.»

Em 1951 a concessão da GM, para o distrito do Porto é atribuída, também, à firma "António Sardinha, Lda.", de António Sardinha que já era co-proprietário da "Garagem Passos Manuel", com stand na Rua de Santa Catarina, 255 no Porto (antigo e primeiro stand de "A.M. da Rocha Brito") e oficinas em Vila Nova de Gaia, inauguradas em 7 de Julho de 1951. Esta empresa viria ser comprada pela "Salvador Caetano, S.A." em 2008. Em 1968 é atribuída a um terceiro concessionário: "Normotores - Sociedade de Automóveis, S.A.R.L.", com sede em Vila Nova de Gaia, com oficinas em Santo Ovídio e na Avenida de Camilo. Eram administradores desta empresa: Amadeu Lobo da Costa, Armando Jorge Henrique dos Santos e José Teixeira Marinho.


Instalações da "António Sardinha, Lda." em Vila Nova de Gaia

Em Fevereiro de 1955, era anunciado que 10 mil visitantes tinham ocorrido ao stand da "A.M. da Rocha Brito, Lda.", na Rua Sá da Bandeira para ver o novo automóvel da marca "IFA" F9, carro a dois tempos, com motor de 910 cc, 3 cilindros em linha, 30 cv. - derivado do "DKW" F9 - e  fabricado entre 1950 e 1956 na Alemanha de Leste na "Automobilwerk Zwickau"  antiga fábrica "Auto Union".




23 de Junho de 1956

Em 1964 a sociedade "A.M. da Rocha Brito, lda." era constituída da seguinte forma: Arnaldo Moreira da Rocha Brito (65%); Arnaldo Luizello da Rocha Brito (35%). «A gerėncia, dispensada de caução, compete ao socio Arnaldo Moreira da Rocha Brito, que será o orientador supremo da sociedade, e aos que para tanto tenham sido ou venham a ser eleitos em assembleia geral.».

Já em 15 de Fevereiro de 1968 é lavrada escritura de aumento de capital de 300.00$00 para 1.200.000$00 « tendo contribuido para o respectivo reforço de 900.000$ : Emanuel António Luizello da Rochs Brito, com 69.000$; Arnaldo Luizello da Rocha Brito, com 69.000$; D. Maria Madalena da Conceição Luizello da Rocha Brito, com 45.000$; D. Maria Fernanda de Melo Brou Rocha Brito Lopes Mateus, com 45.000$; Lobo de Andrade & C.a, L.da, com 504.000$; Luis Vigoco Nunes, com 84.000$, e Dr. Emanuel Alegria Luizello de Rocha Brito, com 84.000$, ficando estes três ultimos admitidos na sociedade como seus novos sócios».


Janeiro de 1967

Em 1968, é nomeado mais um concessionário da "General Motors" para o distrito do Porto: a nova empresa "Normotores - Sociedade de Automóveis, S.A.R.L". Ao apresentar o relatório e contas referente ao seu primeiro exercício (1968) queixava-se … « A apreciação comercial deve ser condicionada ao facto de atualmente a área de concessão G. M. estar dividida por três concessionários, quando já pertenceu a um apenas. Não obstante, o numero de unidades vendidas pela nossa empresa foi o segundo de sempre, sendo o primeiro obtido exactamente naquela altura de monopólio.»

Mas apesar das queixas … «O valor de venda dessas unidades foi, porém, o mais elevado até à data, se nos referirmos apenas à linha Opel e Bedford.
Culminando o sucesso atrás referido, é-nos grato assinalar que a nossa empresa conquistou o 1.° lugar na 'Operação Rekord', organizada pela G. M.»

Arnaldo Moreira da Rocha Brito faleceu em 18 de Julho de 1969, e o jornal “Diário do Norte”, no dia seguinte anunciava:

«Morreu no Porto, ontem, o empresário Arnaldo Moreira da Rocha Brito, comerciante, industrial nascido em Cedofeita em 1 de Fevereiro de 1880, fundador da Alfaiataria do Bolhão aos 21 anos, explorador do Sá da Bandeira, do Águia de Ouro e do Coliseu, etc.».

Stand da "A.M. da Rocha Brito, Lda." na Rua Sá da Bandeira, em 1977. A farmácia "Estácio" (filial) à esquerda na foto

Em 29 de Agosto de 1980, e já com a empresa em dificuldades, é efectuado novo aumento de capital em que … « O capital social é de 30 000 000$, integralmente realizado em dinheiro e demais valores do activo, e está dividido nas quotas seguintes: uma do valor de 14 700 000$, pertencente ao socio Emanuel Alegria Luizelo da Rocha Brito; três de 2 100 000$, cada uma pertencente aos sócios Emanuel António Luizelo da Rocha Brito, Arnaldo Luizelo da Rocha Brito e Luis Vigoco Nunes; duas de 1 500 000, cada uma pertencente às socias Maria Madalena da Conceição Luizelo da Rocha Brito e Maria Fernanda de Melo Brou Rocha Brito Lopes Mateus, e outra de 6 000 000S, pertencente aos sócios Emanuel Antonio Luizelo da Rocha Brito, Arnaldo Luizelo da Rocha Brito, Emanuel Alegria Luizelo da Rocha Brito, Maria Madalena de Lurdes Fleming da Rocha Brito Silva Martinho e Maria Teresa Fleming da Rocha Brito Fonseca, em comum, e na proporção de uma quarta parte para cada um dos tres primeiros e uma oitava parte para cada uma das últimas.»

Em 1982 a empresa "A.M. da Rocha Brito, Lda.", na altura importadora dos camions "Hino", e que se encontrava em situação de falência, foi adquirida pela "Salvador Caetano, S.A.". A empresa foi convertida e transformada na "Baviera, S.A." importadora da marca "BMW".

Por outro lado em 14 de Novembro de 2002, quanto à firma proprietária da "Garagem Passos Manuel" a "Amorim, Brito & Sardinha, Lda." teria novo gerente, Salvador Acácio Martins Caetano (filho de Salvador Caetano), em substituição dos anteriores: José Reis da Silva Ramos e Joaquim Pereira da Silva, que tinham renunciado ao cargo.

fotos in: Hemeroteca Digital de LisboaArquivo Municipal do PortoArquivo Nacional da Torre do TomboArquivo Municipal Sophia de Mello BreynerBiblioteca de Arte-Fundação Calouste Gulbenkian (Estúdio Mário Novais) 

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