Restos de Colecção: Ourivesaria Barreto & Gonçalves, Lda.

14 de setembro de 2023

Ourivesaria Barreto & Gonçalves, Lda.

A extinta ourivesaria "Barreto & Gonçalves, Lda." foi inaugurada a 21 de Abril de 1920 na, então, Rua Eugénio dos Santos (actual Portas de Santo Antão), nº 17, (loja e 1º andar) em Lisboa. Foram seus fundadores, Artur Brito (pai do banqueiro Jorge de Brito),  Alberto Tomaz Barreto e Americo Joaquim Gonçalves.


Apontamento na revista "O Século Ilustrado" de 16 de Setembro de 1939

Em 24 de Janeiro de 1948 era anunciado que: «(...) Acabam de sofrer uma remodelação a gerência e a constituição desta mui conceituada casa comercial, que se rege sob a firma Barreto & Gonçalves, Lda., passando a fazer parte da mesma, únicamente os srs. Alberto Tomás Barreto e seus filhos D. Ivone Amelia de Almeida Barreto e Americo Duarte de Almeida Barreto.

A clientela continua a ser servida com a mesma solicitude e honestidade que sempre têm caracterizado esta antiga casa, em cujas oficinas, devidamente montadas, laboram magnificos artistas no genero, segundo a mais depurada técnica.»


Projecto para a frontaria da loja


11 de Novembro de 1921


20 de Maio de 1922

Desde o início da sua actividade, este estabelecimento tornou-se especialista em trabalhos cinzelados, águias de modelos exclusivos da casa, alfinetes de peito D. João V e pratas artísticas. «No capítulo das pratas, esta casa está habilitada  a fornecer as peças necessárias à decoração duma residência onde se respira um ambiente de distinção.
E desde a mais rica peça de ourivesaria e joalharia, aos relogios e outros objectos de ouro e prata de uso comum, tudo se encontra na acreditada casa Barreto & Gonçalves, Lda., R. Eugenio dos Santos, 17, a preferida por todas as pessoas de bom gosto e que desejam ter a certeza de ser bem servidas. » in: jornal "O Século" de 24 de Janeiro de 1948.    


Abril de 1926


25 de Setembro de 1945

A ourivesaria e joalharia "Barreto & Gonçalves, Lda." foia uma das ourivesarias históricas de Lisboa, conhecida desde sempre pelo restauro de peças e pelas jóias antigas, tradição herdada do Comendador Américo Barreto, tio-avô da última proprietária Joana Barreto Leitão, especialista em gemologia, conselheiro e avaliador de peças antigas, de objectos romanos a peças do século XVIII e também de arte sacra. A loja manteve punção e marcou peças de 1926 a 1941, acabando por extinguir a marca em 1973.


Foto de 1 de Maio de 2012

Foram seus últimos proprietários desde 2006 a 2017 Joana Barreto Leitão e seu marido Nuno Ruas Neto. «A loja, graças à sua história, mas também à sua fachada e ao seu interior forrado a madeira, com belos letreiros publicitários e pintura de tecto, constava do Inventário Municipal (31.93) anexo ao PDM, estava inserida na Lisboa Pombalina classificada Conjunto de Interesse Público (2012) e estava classificada pelo Programa Lojas com História (2017) da CML.» in: "Círculo das Lojas de Carácter e Tradição de Lisboa".


Joana Barreto Leitão e seu marido Nuno Ruas Neto, em 23 de Fevereiro de 2017

A "Barreto & Gonçalves, Lda.", viria a encerrar, definitivamente, como ourivesaria e joalharia em 21 de Junho de 2017. Reabriria como loja de souvenirs e outros artigos dirigidos ao turista.


A antiga ourivesaria "Barreto & Gonçalves", actualmente em foto de © Artur Lourenço  

Sem comentários: