O "Hotel da Boa-Vista" terá sido fundado em 1835, na Esplanada do Castelo em frente ao Forte de S. João da Foz, na cidade do Porto. Nos anos 60 e 70 do séc. XIX era um dos locais mais frequentados pelos banhistas, e tinha bilhares que atraíam muitos clientes.
1939
Este Hotel, com 35 quartos e classificado de 3ª categoria, era o local de estadia por excelência quando começou a ser moda ir a banhos à Foz, em meados do século XIX. Por este estabelecimento, o mais antigo e único naquela zona, já passaram milhares de pessoas, com Camilo Castelo Branco a mencioná-lo num dos seus livros como o local onde, depois dos banhos no oceano, se ia comer.
Entrada principal em 1920
No jornal “O Primeiro de Janeiro”, de 19 de Setembro de 1880 podia-se ler:
«Tem também restaurante. Servem-se todos os dias, da uma hora em diante, jantares, constando de cinco entradas, vinho e sobremesas a 500 reis. Às quartas-feiras “feijoada com orelheira”.»
Em 1939 a gerência estava a cargo de D. Joaquina Espanha Casais:
Óptimo tratamento e bons quartos
Preferido pelas famílias estrangeiras»
O "Hotel Boa-Vista", na foz do Douro, é há mais de 150 anos uma referência naquela zona. Ao longo dos anos tem vindo a adaptar-se às novas tendências e exigências do mercado, com renovações no espaço e ajuste de preços, conservando o ambiente familiar e acolhedor. Ao longo de décadas de atividade ininterrupta, recebeu aristocratas, chefes de estado, empresários e figuras públicas, assumindo-se como um dos mais prestigiados e emblemáticos hotéis da cidade do Porto e da região norte do país.
Desde 1991, e depois de largas décadas na posse de uma família espanhola, o "Hotel Boa-Vista" é propriedade de António do Canto, empresário da Póvoa de Varzim com negócios no Brasil, que ampliou e remodelou o espaço, tornando-o no local de eleição para a estadia de vários empresários estrangeiros e elites, que apreciam a conjugação da história, a localização e qualidade de serviços.
A ser verdade o ano de fundação deste Hotel em 1835, será dos mais antigos do país, ainda em funcionamento, só ultrapassado pelo "Lawrence's Hotel" , de 1764 - o mais antigo da Península Ibérica e 2º mais antigo do Mundo - e secundado pelo "Hotel Duas Nações" de 1879, em Lisboa.
fotos in: Foto-Porto
2 comentários:
Obrigado por mais uma publicação relacionada com a Cidade do Porto, e pelas excelentes imagens que acompanham o artigo.
Eu é que agradeço a amabilidade do seu comentário.
Cumprimentos
Enviar um comentário