Restos de Colecção: Manutenção Militar (2)

24 de abril de 2021

Manutenção Militar (2)

Em 11 de Outubro de 2013, publiquei um artigo acerca da criação e história da "Manutenção Militar". Passados estes anos, a Biblioteca Nacional Digital de Portugal, disponibilizou no seu site, o livro "A Manutenção Militar de Lisboa" por Joaquim Renato Baptista (Capitão de Engenharia e Lente da Escola do Exército), donde retirei e publico de seguida algumas gravuras acerca da mesma.



Entretanto recordo e transcrevo, algumas passagens importantes de texto desse artigo, para melhor contextualizar as gravuras:

A origem da “Manutenção Militar” remonta a 1772, altura em que é atribuída ao Estado a responsabilidade pela alimentação militar. No fim do século XIX, as necessidades de abastecimento do exército português, em géneros alimentares, levaram à escolha de um local com espaço suficiente para implantação de várias unidades industriais, e com boas acessibilidades devido à proximidade do rio e do caminho-de-ferro. O local escolhido foi o Convento das Carmelitas, fundado por D.Luiza de Gusmão, em Xabregas, perto da rua do Grilo, que estava devoluto após a extinção das ordens religiosas.

Em 1811 é criado o “Comissariado de Víveres do Exército”. Em 1861, o Ministro da Guerra, Marquês de Sá da Bandeira, inicia, a título experimental, o fabrico e fornecimento de pão ao Exército, sob administração directa do Estado.

Em 23 de Fevereiro  de 1862 é criada a “Padaria Militar”. Várias obras de adaptação foram realizadas e, em 1896, o Ministério da Guerra tomou posse do local, e a “Padaria Militar” viria a ser transformada na “Manutenção Militar”, por decreto do Rei D. Carlos, em 11 de Julho de 1897, que instituiria o Plano de Organização da Manutenção Militar.

Entre 1898 e 1910, inicia-se a execução do primeiro Plano de Trabalhos da Manutenção Militar com:

- a implementação de vários equipamentos e estruturas, tais como: Moagem, Depósito de Trigo, Padaria, Prensas, Amassadores e Laminadores para massas, Via-férrea de resguardo para 10 vagões, Laboratório, Oficinas, Cozinhas e Refeitórios, Banhos, Cocheira e Caserna de Condutores;
- a reorganização da Manutenção Militar, pela Lei de 14 de Junho de 1899;
- a aprovação do Regulamento da Manutenção Militar, por Decreto de 26 de Julho de 1899;
- a publicação do primeiro Regulamento do Conselho de Administração da Manutenção Militar, por Decreto de 11 de Abril de 1907;
- a conclusão da Fábrica da Moagem, entre 1907-1908;
- a instalação de uma Fábrica de Panificação e de uma Fábrica de Massas, mecânicas, entre 1907-1908;
- e a instalação definitiva do Laboratório.













Para consultar a história e aceder a fotos das antigas instalações da "Manutenção Militar", consulte o seguinte link neste blog: "Manutenção Militar".

Sem comentários: