Restos de Colecção: Joalharia Mello

20 de abril de 2021

Joalharia Mello

A "Joalharia Mello", foi inaugurada em 14 de Agosto de 1944, na Rua Augusta, em Lisboa. Pertença da firma "Mello, Lda. - Joalheiros", tinha como gerente António Pinheiro. 

Quanto à inauguração da "Joalharia Mello", nada melhor que reproduzir passagens da notícia publicada no jornal "Diario de Lisbôa", no dia da inauguração:

«De quando em quando, Lisboa - que durante muitos anos viveu em "apagada e viltristeza", mantendo as suas ruas, os seus edifícios e os seus costumes cobertos de poeira secular - tem um "grito" de modernismo e de civilização. (...)

Deve, merecidamente incluir-se na lista dos acontecimentos desta natureza a inauguração da Joalharia Mello, Lda. que hoje se realizou, com um exito digno de tantos e tão valiosos esforços e de gôsto que presidiu á sua organização e á sua montagem.(...)


A fachada desta joalharia - em cujas montras se admiram lindas e artisticas  joias de todas as variedades - é revestida de brancas cantarias e dá logo a quem passa a tentação de penetrar no interior do estabelecimento, decorado ao gôsto inglês. Esta decoração, bem como as obras, foi dirigida pelo sr. Ferreira da Silva, da Companhia dos Grandes Armazéns Alcobia.

Em belas vitrines pode admirar-se uma colecção verdadeiramente admiravel.

Todo o chão é ricamente alcatifado- e os clientes têm á sua disposição um gabinete com todo o confôrto, onde , á vontade, podem fazer a sua escolha e as suas compras

Platina, oiro, prata, pedras preciosas - tudo aparece artisticamente trabalhado, neste estabelecimento, dirigido tecnicamente por uma pessoa da maior competencia: o sr. Antonio Pinheiro.»



Não sei quando encerrou definitivamente, mas já não aparecia mencionada numa lista de ourivesarias e joalharias de Lisboa de 1967, que aproveito a reproduzi-la. (clicar para ampliar)


2 comentários:

Valdemar Silva disse...

A Joalharia Mello que vemos na fotografia é na Rua Augusta, e não na Rua do Ouro. O prédio (nº. 189) ainda lá está com a frontaria em azulejos.
Anoto que a ser na Rua do Ouro só poderia ser ao lado da Papelaria Fernandes, e ao lado da Fernandes está um grande prédio com frontaria de luxo fora do estilo pombalino.
Cumprimentos
Valdemar Silva

José Leite disse...

Caro Valdemar Silva

Muito grato pela correcção. Estive enganado muito tempo ...
Por isso que procuro sempre publicidade associada, porque ajuda a confirmar dados.
Neste caso não tive acesso a nenhuma deste estabelecimento o que ajudou a manter o erro.
Já está corrigido.
Cumprimentos
José Leite