Restos de Colecção: Contreras & Garrido, Lda.

11 de abril de 2021

Contreras & Garrido, Lda.

A firma "Contreras & C.ª, Lda." instalou-se na Avenida da Liberdade, 119, Lisboa, em 1913. Propriedade do galego Apolinar Contreras Piñeiro, começou com a representação da marca francesa de automóveis "Peugeot" e, pouco tempo depois, da marca americana "REO" ("REO Motor Car Company") fabricante de automóveis e camionetas, desde 1904.

A marca "Peugeot" tinha sido representada anteriormente por Albert Beauvalet, - "Garage Beauvalet" -  até mudar de instalações para a Rua do Príncipe (Rua 1º de Dezembro), com a representação da marca francesa "Berliet". Em meados de 1910 ainda apareceu um anúncio dos pneus "Michelin", onde aparecia como revendedor em Portugal o representante da "Peugeot" Albert Nebelung, com instalações na Rua Ocidental do Campo Grande, em Lisboa.

1913

Foi um período transitório até que Apolinar Contreras, um capitalista abastado com negócios ligados ao tabaco e imobiliário e antigo cliente de Albert Beauvalet, aceita o convite de ficar com a representação da marca francesa. 

Actividade de Contreras no imobiliário, na revista "A Construção Moderna" de 5 de Fevereiro de 1911



E outra menção a Apolinar Contreras num testemunho ao "Vibrador Mechanico" ...

Apolinar Contreras certa vez, recordava:

«O Beauvalet, por questões que não vêm para o caso, deixou a representação. Veio cá um director francês que me propôs o negócio. Encontrei-me com ele no Café Gelo e foi aí que se resolveu o assunto. Fiquei então representante dos automóveis, motos e bicicletas Peugeot e pouco tempo depois tambem da REO. Mais tarde dei sociedade ao Joaquim Garrido.»


1926



1928

Como mencionado anteriormente, Apolinar Contreras Pinheiro viria a dar sociedade a Joaquim Gonzalez Garrido, dando origem à firma "Contreras & Garrido, Lda.", segundo escritura datada de 1 de Março de 1928.

Joaquim Gonzalez Garrido


Publicidade à "Contreras & Garrido, Lda." num desfile carnavalesco, na Av. da Liberdade


1928


16 de Maio de 1929


1931


1932

Em 1933, e após dissolução da sociedade "Contreras & Garrido, Lda.", é formada a firma "Garrido & Filho, Lda." permanecendo nas instalações da Avenida da Liberdade, e é recuperada a antiga firma "A. Contreras, Lda." passando para a Rua Eugénio dos Santos, 112 em Lisboa, apenas com a representação da americana "Penzoil" que ali ficou até meados dos anos 50 do século XX. Em 1957, já se tinha mudado para a Rua Rodrigues Sampaio, 142-150, em Lisboa.

Familiar próximo de Apolinar Contreras, Álvaro Contreras, foi o fundador da "Tacaria Rossio" (ex- "Tabacaria Costa") e da "Tabacaria Caravela", também no Rossio. Por morte deste a sua viúva Dª Regina Contreras, tomou conta dos negócios. Durante muitos anos foram representantes dos produtos de escrita, isqueiros, carteiras ST Dupont. Tinham oficinas próprias que funcionavam no prédio da "Tabacaria Caravela". Com a morte dos fundadores, os filhos fizeram partilhas - a "Tabacaria Rossio" para uma filha, e a "Tabacaria Caravela" (que viria a encerrar a 31 de Dezembro de 2005) para a outra filha.



1933


1938


1934


1950

Quanto à firma "Garrido & Filho, Lda.", João Gaonzalez Garrido morre em Junho de 1937, e seus herdeiros viriam a ficar com a representação dos camiões suecos "Scania-Vabis", continuando com a "REO", até aos anos 60 dos século XX. Não consegui apurar o ano do seu encerramento definitivo.


fotos in:  Hemeroteca Digital de LisboaArquivo Municipal de Lisboa,

Sem comentários: