Restos de Colecção: Hotel Faro

8 de maio de 2021

Hotel Faro

O "Hotel Faro", foi inaugurado em 15 de Maio de 1965 na Praça Dom Francisco Gomes em Faro, no Algarve. Era nessa altura, propriedade duma cadeia de hotéis e caminhos-de-ferro britânicos, a "Mason & Barry". 



Notícia no "Diario de Lisbôa" em 14 de Maio de 1965


"Hotel Faro" em fase final de construção

Este Hotel teve a sua génese no "Hotel Aliança" (instalado na Rua da Marinha) - que tinha sido inaugurado em 1 de Março de 1946 e propriedade do empresário José Pedro da Silva - e no "Café Esmeralda", instalado na Praça Dom Francisco Gomes.


Com a gerência entregue a Domingos dos Santos Gomes, dispunha de 36 quartos, «com luz electrica, casas de banho privativas, aguas quentes e frias, mobilados com requinte e comodidade.».

Lembro que, em 17 de Fevereiro de 1918, tinha sido inaugurado, pelo Presidente da República Sidónio Pais,  o "Grande Hotel de Faro" e que foi alvo de um artigo na "Revista de Turismo", de Maio de 1920, que passo a publicar de seguida.


 

(clicar para ampliar)


Em 11 de Maio de 1965, dias antes da inauguração do "Hotel Faro", o jornal "Diario de Lisbôa" publicava um artigo acerca do panorama hoteleiro do Algarve ...



Em Dezembro de 1999, foi inaugurado o novo "Hotel Faro & Beach Club", projecto do arquitecto Hermínio de Oliveira, após a demolição do anterior edifício do "Hotel Faro". Propriedade do grupo "Hotusa Hotels", e com classificação de 4 estrelasdispõe de 90 quartos de design moderno, incluindo 3 suites, um restaurante panorâmico - o "Ria Formosa" - bar e terraço.


Demolição do "Hotel Faro" numa foto de Luís Rosa






2 comentários:

Bic Laranja disse...

Mais um mamarracho post moderno, incaracterístico e feioso.
Que miséria!

JF disse...

Pode-se dizer que demoliram o Hotel Faro - uma obra arquitetónica de alto-nível, qualidade, bom gosto, e conforto - para no seu lugar implementar um mono, estilo parolo, pindérico, medíocre, de baixa qualidade e sem qualquer gosto nem aconchego.