Restos de Colecção: Herminios - Grandes Armazéns

21 de março de 2021

Herminios - Grandes Armazéns

Os "Herminios - Grandes Armazéns" foram inaugurados em 1 de Julho de 1893. Segundo as crónicas da época eram os maiores e mais elegantes do Porto . O grande edifício tinha duas entradas opostas: entrada pela Rua 31 de Janeiro e a oposta pela Rua de Sá da Bandeira.


Entrada pela Rua 31 de Janeiro


Entrada pela Rua de Sá da Bandeira, num postal datado de 1904


1898

Demolido o que restava do "Theatro Baquet", - destruído por um grande incêndio em 21 de Março de 1888 - no seu lugar foí construído o edifício que albergou os "Hermínios - Grandes Armazéns" tendo sido inaugurado em 1 de Julho de 1893. O Conde Henry Burnay (1838-1909), o financeiro que era chamado na imprensa "O Senhor Milhão", além de interesses, na banca, caminhos de ferro, indústria, e navegação, tinha uma participação societária neste estabelecimento.


"Theatro Baquet" após o incêndio visto das duas entradas

Nota: Acerca da história do "Theatro Baquet", consultar o seguinte link deste blog: "Theatro Baquet"

No ano de 1894, dispunham já um moderno sistema de iluminação, ainda antes desse sistema ser introduzido nos "Armazéns Grandella & C.ª", em Lisboa, o que foi motivo de orgulho para os habitantes do Porto. 

Foi um dos grandes armazéns portugueses, a par dos "Armazéns Grandella & C.ª" e dos "Grandes Armazéns do Chiado", influenciados pelos grandes armazéns parisienses, como o "Le Bon Marché", que foi o primeiro grande armazém construído em Paris. 
«O “Le Bon Marché”, inaugurado em 1838, em Paris, será talvez o exemplo pioneiro do grande armazém. Aí, fazia furor o facto do cliente poder circular pela loja, tocar e experimentar os objetos, sem precisar de contactar com o caixeiro ou com o comerciante, se de lá saísse sem compras. Um mundo novo!» in: "Geografia do Porto»





A introdução dos novos conceitos do uso do ferro e do vidro na arquitectura levou à construção de um armazém luminoso, com cúpula de vidro central e grades de ferro circundando cada piso e deixando um espaço central, modelo que viria a servir de inspiração para vários outros edifícios comerciais. Os “Hermínios - Grandes Armazéns”  eram na altura o maior estabelecimento comercial do Porto, visitado pela melhor sociedade. Tinham entrada pela Rua 31 de Janeiro e pela Rua de Sá da Bandeira.

«A construcção é ampla, tem mesmo o que quer que seja de magestosa. Paredes altas, janellas largas, gran­de clarabóia, permittem que a luz entre em abundân­cia, e que o ar seja constantemente renovado.
Sob este ponto de vista, os Herminios do Porto levara manifesta vantagem à casa Grandella de Lisboa, onde principalmente nas noites de verão, as senhoras preci­sam recorrer à ventilação artificial do leque, e onde,durante o dia, apenas entra uma pallida luz coada e baça.
Todo o edifício dos Hermínios está dividido em duas galerias, de muito pé direito, cujos varandins se de­bruçam sobre uma espécie de porão de navio, com a profundidade que lhe é permittida pela diferença de nível entre a rua de Santo António e a rua Sá da Bandeira.
(…) Candieiros de luz eléctrica fornecem a illuminação nocturna do edifício, melhoramento até hoje ainda não introduzido na casa Grandella de Lisboa.»  in: blog "do Porto e não só".





«Os Herminios possuem incomparavel sortimento, que sem exagêro, se póde considerar o primeiro do paiz».


Director dos Armazéns, Alberto Mulders

Os “Herminios - Grandes Armazéns” eram também considerados uma instituição social, uma vez que empregava cerca de 1.500 funcionários de todas as categorias. Dentro das actividades sociais salientavam-se as excursões dos empregados, os grandiosos concertos, os “bodos aos pobres”, os saldos de ocasião e os balões oferecidos às crianças.


7 de Maio de 1908


1913


1914


1916

Anos mais tarde viria a encerrar e o edifício seria demolido, para dar lugar a dois edifícios: com frente para rua de 31 de Janeiro foi construído um edifício de habitação com uma sucursal da "Caixa Geral de Depósitos"; na frente para a Rua de Sá de Bandeira funciona hoje, após obras de adaptação, um hotel chamado "PortoBay Hotel Teatro"

fotos in: Foto-Portodo Porto e não sóGarfadas OnlineBiblioteca Nacional de PortugalHemeroteca Digital

3 comentários:

CM disse...

Gostei muito de ler o seu texto.
Vi apenas um pequeno erro de digitação: "Demolido o que restava do "Theatro Baquet", - destruído por um grande incêndio em 21 de Março de 1988 - ..."
Presumo que deve ser "1888" e não "1988".

CM disse...

Gostei muito de ler o seu texto.
Vi apenas um pequeno erro de digitação: "Demolido o que restava do "Theatro Baquet", - destruído por um grande incêndio em 21 de Março de 1988 - ..."
Presumo que deve ser "1888" e não "1988".

José Leite disse...

Grato pela chamada de atenção.
Cumprimentos