Os "Herminios - Grandes Armazéns" foram inaugurados em 1 de Julho de 1893. Segundo as crónicas da época eram os maiores e mais elegantes do Porto . O grande edifício tinha duas entradas opostas: entrada pela Rua 31 de Janeiro e a oposta pela Rua de Sá da Bandeira.
Demolido o que restava do "Theatro Baquet", - destruído por um grande incêndio em 21 de Março de 1888 - no seu lugar foí construído o edifício que albergou os "Hermínios - Grandes Armazéns" tendo sido inaugurado em 1 de Julho de 1893. O Conde Henry Burnay (1838-1909), o financeiro que era chamado na imprensa "O Senhor Milhão", além de interesses, na banca, caminhos de ferro, indústria, e navegação, tinha uma participação societária neste estabelecimento.
Nota: Acerca da história do "Theatro Baquet", consultar o seguinte link deste blog: "Theatro Baquet"
No ano de 1894, dispunham já um moderno sistema de iluminação, ainda antes desse sistema ser introduzido nos "Armazéns Grandella & C.ª", em Lisboa, o que foi motivo de orgulho para os habitantes do Porto.
A introdução dos novos conceitos do uso do ferro e do vidro na arquitectura levou à construção de um armazém luminoso, com cúpula de vidro central e grades de ferro circundando cada piso e deixando um espaço central, modelo que viria a servir de inspiração para vários outros edifícios comerciais. Os “Hermínios - Grandes Armazéns” eram na altura o maior estabelecimento comercial do Porto, visitado pela melhor sociedade. Tinham entrada pela Rua 31 de Janeiro e pela Rua de Sá da Bandeira.
Os “Herminios - Grandes Armazéns” eram também considerados uma instituição social, uma vez que empregava cerca de 1.500 funcionários de todas as categorias. Dentro das actividades sociais salientavam-se as excursões dos empregados, os grandiosos concertos, os “bodos aos pobres”, os saldos de ocasião e os balões oferecidos às crianças.
Anos mais tarde viria a encerrar e o edifício seria demolido, para dar lugar a dois edifícios: com frente para rua de 31 de Janeiro foi construído um edifício de habitação com uma sucursal da "Caixa Geral de Depósitos"; na frente para a Rua de Sá de Bandeira funciona hoje, após obras de adaptação, um hotel chamado "PortoBay Hotel Teatro".
fotos in: Foto-Porto, do Porto e não só, Garfadas Online, Biblioteca Nacional de Portugal, Hemeroteca Digital
3 comentários:
Gostei muito de ler o seu texto.
Vi apenas um pequeno erro de digitação: "Demolido o que restava do "Theatro Baquet", - destruído por um grande incêndio em 21 de Março de 1988 - ..."
Presumo que deve ser "1888" e não "1988".
Gostei muito de ler o seu texto.
Vi apenas um pequeno erro de digitação: "Demolido o que restava do "Theatro Baquet", - destruído por um grande incêndio em 21 de Março de 1988 - ..."
Presumo que deve ser "1888" e não "1988".
Grato pela chamada de atenção.
Cumprimentos
Enviar um comentário