Restos de Colecção: Castanheira, Lima & Rugeroni

6 de outubro de 2019

Castanheira, Lima & Rugeroni

A firma "Castanheira, Lima & Rugeroni, Lda." foi constituída em 1913, e inaugurou o seu luxuoso stand de automóveis e acessórios na Praça D. Pedro IV (Rossio), em Lisboa, a 23 de Junho de 1913. O escritório e sede da empresa localizava-se no nº 82 da Rua 1º de Dezembro.

Stand da "Castanheira, Lima & Rugeroni, Lda." na esquina na Praça D. Pedro IV com o , ainda, Largo do Camões


Foto seguinte de 31 de Agosto de 1922


Anteriormente nesta loja, tinha estado instalada a espingardaria "Baptista & Ferreira", que ali tinha ficado apenas um ano, já que a firma ao ficar apenas na posse de um dos sócios, G. Heitor Ferreira, ficaria apenas no nº 3 do Largo de Camões. Antes desta espingardaria a livraria, editora, papelaria, brindes e tipografia "Mattos Moreira & Irmão", fundada ali em 1873. 

Livraria Editora e Tipografia "Mattos Moreira & C.ª"


25 de Dezembro de 1879


«A' esquina do Rocio, onde hoje existe o elegantíssimo Stand da firma Rugeroni & Rugeroni, quasi pegado ao "Freitas", abria as portas o café do "Balão", designação que lhe provinha do appellido do seu proprietário. Decorridos dez ou doze annos, em 1854 ou 1856, passou a denominar-se do "Moreira", depois do "Hespanhol" ou do "Canto do Muro". Este ultimo apodo incluia um qualificativo pouco agradável para a sua frequência, classifícavam n'a os malidecentes de indivíduos semelhantes aos que surgiam aos viandantes n'aquelle teniido sitio do pinhal da Azambuja.
Alongava-se até á rua do Príncipe. Em 186S melhoraram-n'o e intitularam-n'o "Café Europa". Acabou em 1872, para ceder o logar á livraria Mattos Moreira, inaugurada no anno seguinte, em 1873.» in: Estroinas e Estroinices de Eduardo Noronha (1922)

A "Castanheira, Lima & Rugeroni, Lda." foi a primeira empresa importadora, para Portugal, das marcas de automóveis inglesas "Rolls-Royce"e "Napier", e da belga "La Metallurgique", assim como dos pneus "Goodrich". O seu sócio principal foi José Rafael Alexandre Garcia Rugeroni (1885-1940), genro de José Joaquim da Silva Graça (1858-1931), proprietário e diretor do jornal "O Século".

José Garcia Rugeroni (1885-1940)


José Rugeroni num "Napier" numa gincana em Cascais a 25 de Outubro 1909


Grande adepto dos automóveis, os seus negócios situavam-se em várias áreas como: carvão, gasolina, transportes marítimos (através da firma "José Garcia Rugeroni, Lda."), hotelaria, etc.

José Garcia Rugeroni tinha iniciado a sua actividade no comércio automóvel em 1908, com a firma "The British Automobiles, Lda.", localizada no Largo de São Carlos que importava os automóveis ingleses "Napier" e "Adler". Recordo que a "Adler" tinha sido representada pela "Casa Columbia" (Rua Garrett) em 1906 e 1907, e a "Napier" tinha sido representada pela "SPA - Sociedade Portugueza de Automoveis" (Rua Jardim do Regedor) em 1907.

"The British Automobiles, Lda." (dentro da elipse desenhada) no Largo de S. Carlos, em 1911


Seria com um automóvel "Napier", de 40 cavalos, 6 cilindros, e com pneumáticos anti-derrapantes
"Kempshall", que José Rugeroni chegou a fazer uma viagem Lisboa-Madrid. Guiado pelo condutor inglês Cundy, levava José Garcia Rugeroni, Carlos Malheiro Dias e o fotógrafo Arnaldo Fonseca. Partiriam de Lisboa, junto à estação fluvial da "Parceria dos Vapores Lisbonenses" no Cais do Sodré, a 28 de Janeiro de 1909 às 4 horas da tarde.


Gravura gentilmente cedida por Francisco Rugeroni Saldanha, da sua colecção particular disponível em João Saldanha

Chegaram a Madrid às 3 horas da manhã do dia 30 de Janeiro. «Havia apenas vinte e sete horas que deixáramos Setúbal, com quatorze horas effectivas de marcha e numa despeza de 23.200 em gazolina. O Napier abrandou o seu impeto vertiginoso, atravessou a ponte de Toledo, fez a ascensão da cidade, parando à porta do hotel Paris, na calle de Alcalá.
Uma hora depois de haver cumprido a sua ardua tarefa, uma candeia apagada traiçoeiramente o sepultava n'uma cova, onde o seu vigoroso organismo de aço, animado por uma maravilha de mechanica, ia ingloriamente paralysar-se.»


Quanto à inauguração do stand da firma "Castanheira, Lima & Rugeroni, Lda.", no Rossio em 23 de Junho de 1913 ...

Notícia da inauguração na revista "Illustração Portugueza"




1913



Entretanto, e quanto à "Rolls Royce", já José Garcia Rugeroni, agente da marca em Lisboa, tinha importado um modelo "Silver Ghost",em 1911, com o chassis número 1707, (patente na colecção do "Museu do Caramulo"), tendo sido o primeiro a ser importado para Portugal. Posteriormente, seria vendido a um cidadão inglês, de seu nome Franz Pidwell, morador em Santiago de Cacém, que o registaria a 17 de Novembro de 1911, com a matrícula S-323.

"Rolls-Royce" Silver Ghost de 1911 exposto no "Museu do Caramulo"


«Na época, os modelos de luxo eram vendidos em chassis, sendo a carroçaria posteriormente escolhida e paga pelos clientes, que preferiam o distinto processo de personalização. Desconhece-se onde e por quem foi carroçado este Rolls-Royce, na elegante forma de Open Touring Phaeton, com um original pára-brisas ondulado e recebendo grandes e potentes faróis niquelados, com gerador de acetileno incorporado. Baptizada de Spirit of Ecstasy, a conhecida figura de radiador da Rolls-Royce só passou a equipar todos os modelos à saída da fábrica em meados de 1911, pouco depois deste exemplar ser produzido» in: Museu do Caramulo.

16 de Março de 1914


Stand no "I Salão Automóvel do Porto", de 14 a 22 de Junho de 1914


Quanto ao stand na Praça D. Pedro IV, em 1915 já aparecia em anúncios como propriedade da firma  "Castanheira & Rugeroni, Lda" (tendo saído o sócio Lima) e em 1916 passaria para a posse da firma "Rugeroni & Rugeroni, Lda." constituída por José Rafael Garcia Rugeroni e seu irmão Rafael José Garcia Rugeroni (1895-1958). Esta nova firma aparecia em anúncios publicitários como sendo representantes da marca de automóveis americana "Cadillac", da inglesa "Rolls-Royce" e dos pneus "Fisk" e "Goodrich".



Estes dois anúncios publicitários são de 1915


Voltando ao renovado stand na Praça D. Pedro IV, e já propriedade da firma "Rugeroni & Rugeroni, Lda.", em Agosto de 1916, o jornal "A Capital" escrevia:

«A renovação da casa, a sua decoração cheia de arte, aquelle aspecto de modernismo que aos proprios "touristes" encanta tudo isso, porem foi obra da iniciativa arrojada verdadeiramente americana, da actual firma Rugeroni Limitada que nos ultimos annos installaria ali uma garage para venda de automoveis e de todos os seus accessorios, no mesmo tempo que se relacionavam largamente com os melhores fabricantes n'este ramo, da America, da Belgica e da França.
Tem sido esta firma que nos tem dado a conhecer as principaes marcas de automoveis de luxo, taos como Rolls-Royce, Napier e Metallurgique que sempre foram montados nas inimitaveis carrosseries Vanden Plas.
Segundo opiniao dos principaes sportsmen a firma Rugeroni & Rugeroni Limitada conseguiu ter em Lisboa uma salão de exposição de luxo como não se veem melhores em qualquer capital da Europa, e, com respeito accessorios teem sempre em deposito um numero bastante elevado dos indispensaveis ao automobilista.



Esta firma tambem representa em Portugal os celebres camions americanos Kelly-Springfields tendo vendido ultimamente algumas centenas para os ministerios da guerra, belga, francez e portuguez, bem como a diversos industriaes portuguezes.
Para ainda melhor poder desenvolver-se com a confiança da clientella do paiz, e não se poupando a despezas, adquiriu a firma Rugeroni & Rugeroni Ltd. os serviços do conhecido perito de automoveis europeios o nosso amigo José Aguiar e para os camions e automoveis americanos que representam taes como Scripps-Booth Jeffery e Kelly, teem ao seu serviço o engenheiro norte-americano sr. Crossbie.
Os automobilistas lisboetas e o Rocio podem pois felicitar-se de ter a mais bonita garagem da Europa, graças aos esforços da firma Rugeroni & Rugeroni Limitada.»


Anúncio à filial em Coimbra da "Rugeroni & Rugeroni, Lda." na "Gazeta de Coimbra" em 27 de Junho de 1918


Em 10 de Junho de 1921 ...


Em 22 de Janeiro de 1922


Não consegui apurar ao certo  o fim deste stand na Praça D. Pedro IV. Apenas consegui saber que neste stand, em 1926, funcionava a nova firma "J. G. Rugeroni, Lda.", que além de automóveis comercializava produtos da "Vacuum Oil Company", como fogões, candeeiros, calorífos, etc. Esta empresa reservara as montras 1 e 2 que davam para a Praça D. João da Câmara.

26 de Dezembro de 1926


1 de Maio de 1926


1 de Novembro de 1927


Aquando da "Semana dos Artistas", em 27 de Janeiro de 1928


A "Vacuum Oil Company", ali se manteria até finais de 1930, ano em que trespassaria a loja à "The Anglo-Portuguese Telephone, C.º Ltd." (APT), que em 1931 abriria a sua loja com as primeiras 15 cabines públicas de telefones em Lisboa. De referir que esta empresa não alteraria, em nada, a decoração interior e exterior criada em 1913 pela "Castanheira, Lima & Rugeroni, Lda." e posteriormente renovada pela "Rugeroni & Rugeroni".


Quanto a José Garcia Rugeroni, adquiriria em 1919, o "Palacete Silva Graça" na Avenida Fontes Pereira de Melo, a seu sogro José Joaquim da Silva Graça, proprietário e diretor do jornal "O Século". Em 1931, iniciaria a conversão do mesmo no famoso "Aviz Hotel" com projecto do arquitecto Vasco Regaleira (1897-1968). Viria a ser inaugurado em 24 de Outubro de 1933 e cuja história ilustrada poderá ser consultada neste blog no seguinte link: "Aviz Hotel".

Automóvel de José Garcia Rugeroni, com carroceria desenhada pelo próprio, com o seu "Aviz Hotel" em fundo

Gravura gentilmente cedida por Francisco Rugeroni Saldanha, da sua colecção particular disponível em João Saldanha

Quanto à "Rolls Royce" em Portugal ...

1934


Para finalizar deixo algumas fotos actuais do belíssimo "Rolls-Royce" Silver Ghost 67RB. Este carro impecavelmente restaurado, tem uma história interessante, pois foi adquirido através do distribuidor francês da "Rolls-Royce" para o cliente português, a firma "Castanheira, Lima & Rugeroni Limitada". A família Rugeroni ficou claramente impressionada com o Silver Ghost e mais tarde encomendou outro Ghost para adicionar à sua colecção. O 67RB foi enviado em segurança para Portugal, felizmente pouco antes das invasões alemãs da Bélgica e França. Terá sido encontrado na Inglaterra em 2009 na condição original com baixa quilometragem e foi comprado pelo proprietário actual. Infelizmente, a carroceria "Kellner" original já não existia, e no seu lugar estava instalada uma outra tipo station wagon. Depois de ter sido encontrado, na Holanda, outro Silver Ghost com a carroceria original "Kelner", esta foi retirada e montada no 67RB procedendo-se de seguida à respectiva, e belíssima, restauração, como as fotos seguintes testemunham






As fotos anteriores, e a cores, foram retiradas dum prospecto publicitário, aquando da venda desta viatura, pela firma inglesa "Fiskens" Fine Historic Automobiles - (Londres)

2 comentários:

lfgalvao disse...

Que prédios são aqueles dentro das muralhas do castelo?

José Leite disse...

Aquartelamento e cadeia desde 1807 até cerca de 1940