A primeira Auto-Estrada portuguesa, e das primeiras a nível mundial, foi inaugurada em 28 de Maio de 1944, pelo Chefe do Estado, General Óscar Fragoso de Carmona, constituída pelo “Viaduto de Duarte Pacheco” e o troço construído entre Lisboa e o Estádio Nacional - início da futura auto-estrada Lisboa-Cascais.
Cerimónia da inauguração
Bombas de gasolina da “Sonap” junto à entrada para o “Viaduto de Duarte Pacheco”
Mandada construir pelo então Ministro das Obras Públicas e Comunicações engenheiro Duarte Pacheco, com os seus 8 quilómetros de extensão com o pavimento totalmente em cimento e brita, entre Lisboa e o Estádio Nacional, foi uma das primeiras a nível mundial. Inicialmente, foi denominada oficialmente como Estrada Nacional nº 7 (EN 7), tendo recebido a actual denominação quando as auto-estradas passaram a ter uma numeração diferenciada.
Durante a sua construção
A auto-estrada tem início no “Viaduto de Duarte Pacheco”, em Lisboa, que foi projectado por engenheiro João Alberto Barbosa Carmona que também dirigiu as obras iniciadas em 1942 e inaugurado também a 28 de Maio de 1944. Este viaduto que continua sendo o maior da cidade de Lisboa, é feito de betão armado, medindo 505 m de extensão , incluindo muros de avenida. O seu custo ascendeu a 16.691 contos (83.455,00 €) e nele trabalharam 4.100 operários. Acerca da sua história, consultar neste blog o seguinte link: “Viaduto de Duarte Pacheco”.
“Viaduto de Duarte Pacheco” no dia da sua inauguração em conjunto com a auto-estrada
Vistas da auto-estrada no seu percurso
No seu final, na zona do Estádio Nacional, tomava-se uma via secundária (onde hoje se deriva para Queijas) que ligava esta à Estrada Marginal, no Alto da Boa Viagem.
Alto da Boa-Viagem
Carro “Austin” A 40, do “Automóvel Clube de Portugal”, para assistência na Auto-Estrada Lisboa-Estádio Nacional
Auto-Estrada, durante um nevão em Janeiro de 1945
Publicidade de 1957 e troço da Auto-Estrada utilizado no GP de Fórmula 1 de Portugal de 1959
Só em 1991 seria inaugurado o troço Estádio Nacional - Cascais, na distância de 17,1 quilómetros, que concluiria a auto-estrada Lisboa-Cascais.
Para informações mais detalhadas e técnicas, disponibilizo de seguida uma artigo acerca desta auto-estrada, publicado na revista “Gazeta dos Caminhos de Ferro” de 1 de Julho de 1941.
A segunda auto-estrada portuguesa viria a ser inaugurada só em 28 de Maio de 1961, que ligaria Lisboa a Vila Franca de Xira, na distância de 23 quilómetros. Este troço seria o início da futura A1 que ligaria Lisboa ao Porto e que só viria a ficar concluída em 1991. Acerca da história desta auto-estrada consultar neste blog o seguinte link: "Auto-Estrada do Norte”
Auto-Estrada Lisboa-Vila Franca de Xira
fotos in: Biblioteca de Arte-Fundação Calouste Gulbenkian (Estúdio Mário Novais), Hemeroteca Digital, Arquivo Municipal de Lisboa
1 comentário:
Na primeira fotografia do Alto da Boa Viagem, é possível ver o antigo farol que foi demolido após a tragédia da Gibalta.
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