Em Abril de 1933, o Ministro das Obras Públicas e Comunicações engenheiro Duarte Pacheco entregara a Alfred Agache «a traça a que haveriam de obedecer no futuro todos os elementos de aproveitamento e valorização da magnífica faixa marginal a ser servida pela nossa primeira estrada de turismo». O Ministro recorrera aos serviços do vice-presidente da Sociedade Francesa de Urbanistas, para que se procedesse ao estudo preliminar de urbanização da zona de Lisboa ao Estoril e Cascais.
Em Setembro de 1934 a "JAE - Junta Autónoma das Estradas", criada em 1932, ficava encarregue de realizar o levantamento topográfico da região entre Algés e cascais, de modo a demarcar com rigor a rede de estradas que serviam a região. Segundo o plano original, esta "Estrada Marginal da Costa do Estoril" deveria prolongar-se num troço, nunca construído, que circundaria Lisboa, entre Algés e Moscavide, seguindo, aproximadamente o actual itinerário da CRIL.
Em 26 de Junho de 1942 está concluída a construção desta Estrada Marginal e do primeiro troço da Auto-Estrada Lisboa-Cascais ao Jamor. Em fase de conclusão estavam também a Gare Marítima de Alcântara, Aeroporto de Lisboa.
O bloco de imagens seguinte é referente ao troço desde o Algés até Carcavelos, nos anos 40 e 50
Estrada Marginal junto às esplanadas de Algés
O “Alto da Boa-Viagem”. Aqui confluíam a Estrada Marginal de quem vinha de Algés e o acesso à auto-estrada Lisboa-Jamor. Nesta confluência existia um restaurante de seu nome “Restaurante Boa Viagem”, inaugurado em 1948 sob o projecto do arquitecto João Faria da Costa, que se poderá ver do lado direito da foto.
Continuando em direcção a Caxias …
… a descida para a praia de Santo Amaro de Oeiras …
… e em Carcavelos junto ao Sanatório Doutor António José d’Almeida
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