Restos de Colecção: O 1º Automóvel em Portugal

Notícias do Blog

Foram actualizados os seguintes artigos: "Livraria Ferin", "Casa Memoria" de Santos Beirão, "Fotocolor" - Fotografia e Cinema e Cinema "Arco Iris". Para aceder rapidamente aos mesmos, consulte a página "Alfabético e Actualizações" em "Índices e Actualizações" // Lembro que a página "Ano ou Data de Inaugurações e Eventos", disponível no menú "Dados Históricos", é actualizada regularmente com novas entradas // Para conhecer as novas funcionalidades e aceder a novas plataformas de informação neste blog, consulte a "Folha Informativa", disponível na barra lateral    //    Para melhor conhecimento destas alterações aconselha-se, igualmente, uma visita, ou revisita, ao "Guia do Blog", disponível tambem na mesma barra lateral

16 de maio de 2010

O 1º Automóvel em Portugal

Estávamos em 1895 e o Conde Jorge de Avilez importou de Paris este “Panhard-Lavassor”. Na alfândega de Lisboa, ao decidirem a taxa a aplicar, hesitam entre considerar aquele estranho objecto máquina agrícola ou máquina movida a vapor. Acabam por se decidir por esta última.

                                  

A velocidade máxima deste veículo era de 15 Km/h, utilizava um motor dianteiro “Daimler” e tracção traseira.

Logo na 1ª viagem ocorreu o primeiro acidente (e mortal) de viação em Portugal. Este automóvel na sua deslocação de Lisboa para Santiago do Cacem atropelou e matou ... um burro. Entre várias viagens efectuadas pelo Conde de Avilez contam-se uma ida a Beja e outra a Évora.

Outra curiosidade: Este automóvel, em 1897, foi trocado por um "Decauville" (com motor Benz de 3 cv) que terá sido o 1º automóvel aparecido na cidade do Porto e que deu origem ao primeiro negócio de troca de automóveis em Portugal.

Sem comentários: