Restos de Colecção: Eléctricos de Lisboa no Séc. XX

20 de maio de 2010

Eléctricos de Lisboa no Séc. XX

Modelo grande do 1º carro eléctrico de Lisboa (ver post "Transportes de Lisboa do antigamente" de 25-07-2009), cujo aparecimento ocorreu em 1901.Chamados carros pequenos abertos, caixa J.G.Brill, foram 80 carros que entraram em circulação em 1901. Foram progressivamente retirados de circulação entre 1932 e 1937. Contudo 5 deles circularam até aos anos 40.

A foto seguinte reproduz o modelo dos primeiros carros grandes a circular em Lisboa ( 1902 ) alcunhados de "almanjarras" - fabricados pela J.G.Brill, ( EUA ) e saíram de circulação até 1955.

                                  

                                                       Modelo de 1910 um "São Luiz" série 400-474

                                   

                                                               Eléctrico com atrelado em 1952

                                   

Na foto seguinte outro modelo em 1970 pode ser observado um carro de reparação e manutenção dos cabos eléctricos, fornecedores de energia aos "Eléctricos", na Praça do Comércio.

                                  

Ainda hoje este modelo de eléctrico ainda circula em algumas ruas de Lisboa.

A primeira fase da rede de eléctricos desenvolveu-se a partir do que era a rede de "Americanos" do final do século XIX. Ao sucesso da inauguração do serviço das futuras carreiras 15 e 16 entre o Cais do Sodré e Algés e entre o Cais do Sodré e Belém, seguiu-se uma onda de electrificações que em poucos anos abrangia quase toda a cidade de então.

Paralelamente, a rede foi-se expandindo para abranger os novos bairros e arruamentos que iam então sendo construído, nomeadamente a zona das Avenidas Novas (com a inauguração da linha da Avenida da República em 1904), Lapa e Campo de Ourique (1904 – 1905) e Campolide (1905). Nos anos 20 houve uma nova fase de expansão, com o alargamento da rede ao Bairro Andrade (1925), então em construção, e à Boa-Hora e Ajuda (1927). O ramal de Carnide, inaugurado em 1929, marca o fim desta fase de expansão com o início definitivo de serviço regular de passageiros a Carnide (para onde houvera autocarros durante o período da I Guerra Mundial).

Esta fase da rede de eléctricos está dividida em três períodos. Na fase inicial, até cerca de 1906, a evolução é muito rápida, com multiplicação de carreiras e prolongamentos sistemáticos à medida que a cobertura da rede electrificada aumentava. Entre 1906 e 1925 a cobertura da rede é praticamente estável (com alguns ascensores a passarem a eléctricos e correcções de traçado em particular na futura Avenida Almirante Reis, então em construção), havendo no entanto várias alterações e restruturações de carreiras na procura da estabilidade. São particularmente notórias as variantes nas circulações do Príncipe Real (20/21) e São Bento (22/23), que ora ligam à Avenida da Liberdade pela Alexandre Herculano ora pelo Conde Barão.

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