Restos de Colecção: Linha Aérea Imperial

9 de maio de 2010

Linha Aérea Imperial

Não se trata de nenhuma linha aérea inglesa, como o  termo «Imperial» poderá fazer antever, mas sim da ligação aérea Lisboa-Lourenço Marques (hoje Maputo), capital de Moçambique.

Esta linha foi implementada e inaugurada em 31 de Dezembro de 1946 pelo então tenente-coronel Humberto Delgado (mais tarde em 1958, então general, candidato às eleições presidenciais), chefiando o "Secretariado da Aviação Civil" (SAC).

Entretanto o voo experimental partiu de Lisboa em  24 de Março de 1946 pelas 14 horas. O trajecto definido foi : Lisboa-Casablanca-Bolama-Lagos-Liberville-Luanda-Lusaka-Lourenço Marques. A seguir a foto do «Douglas DC-3 Dakota» CS-TDF da "TAP - Transportes Aéreos Portugueses", comandado pelo Comandante Manuel Maria Rocha e co-piloto Roger d'Avelar.

                                 

                                                              «Douglas DC-3 Dakota» CS-TDF

                                         

A bordo seguiram , além de outros, telegrafista, mecânico de bordo, navegador e meteorologista. Após 11.405 Kms, e 45 horas e 20 minutos e 6 escalas chegou ao aeroporto de Mavalane em Lourenço Marques no dia 1 de Abril de 1946 pelas 13 horas e 50 minutos.

                                   

                                                         Aeroporto de Mavalane em Lourenço Marques

                                    

Em 15 de Novembro de 1946 este mesmo comandante estabelece o record de distância voada num só dia feito pela TAP. A distância de 5.323 Kms, em 16h38m de Alouef a Leopoldville.

O voo regular inaugural partiu de Lisboa na tarde de 31 de Dezembro de 1946. Foram definidas as seguintes escalas: Casablanca, Vila Cisneros, Bathurst, Robertfield,Acra, Libreville, Luanda, Leopoldville, Luluabourg, Elizabethville, Salisbury e Lourenço Marques.O regresso com o mesmo percurso foi a 16 de Janeiro de 1947. A tripulação era composta pelo comandante Manuel Rocha, piloto-navegador Roger de Avelar, telegrafista Pombo, mecânico Fonseca Silva, e a primeira hospedeira da TAP D. Maria de Lourdes Martins.

                                                                        Primeira hospedeira da TAP

                                                   

O avião transportava além dos 10 passageiros de entre os quais jornalistas, comerciantes, Migueis Lopes Mendes presidente da delegação colonial, o delegado do "Secretariado da Aeronautica Civil" Quintino da Fonseca e esposa, uma carga de 27 quilos de correio para Angola contendo algumas fracções de lotaria para a extracção do Ano Novo, e 37 quilos de correio para Moçambique.                                

                                                                                    Anúncio de 1947

                                              

Como referi no início esta ligação aérea iniciou a sua actividade com o seu primeiro voo em 31 de Dezembro de 1946. O «Douglas DC-3 Dakota» utilizado e equipado com dois motores «Pratt & Whitney» de 1.200 cv, percorreu os 12.585 quilómetros em 45 horas e oito minutos à velocidade média de 280 km/h, chegando ao aeroporto de Lourenço Marques a 6 de Janeiro de 1947 pelas 13h e 30m.

8 comentários:

Anónimo disse...

é um dc3, não um dc4 :) de resto, o post está delicioso.

José Leite disse...

Grato pela sua correcção e pelas suas amáveis palavras

Cumprimentos

José leite

Benjamim Pereira " Pedregal " disse...

Gostei do vosso trabalho . Parabéns , bem hajam

Zaen disse...

O meu Pai, José Antunes, foi neste voo!

estevao dinis disse...

O meu Pai, Engº Alberto Leão Diniz também fez pzrte do "elenco" no âmbito da navegação aérea-
É o terceiro a contar da esquerda na foto da tripulação frente ao Dakota.
Noto a ausência do Gago Coutinho, que também participou possuindo foto dessa ocasião

VIRGILIO BELO disse...

Trabalho excelente.
Estou a preparer uma tese na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, sobre a evolução das ementas de bordoda TAP desde o inicio até á actualidade.
Tenho tido o apoio de gente extraordinária na companhia, bem como no Museu TAP. Alguem tem uuma ementa de bordo antiga?
Muito Obrigado
Virgilio Belo
belo@nav.pt

Rui Vieira disse...

Os meus pais vieram de Lourenço Marques para Lisboa no regresso do avião. A minha Mãe que tem actualmente 94 anos recorda-se muito bem dessa viagem. É que o Dakota avariou um motor na viagem mas conseguiram aterrar em Abijane.Outro avião levou os passageiros para trás para então poderem apanhar avião para o Continente. Em Abijane dormiu num acampamento de mulheres, a ouvir os pingos da chuva a cair. Quase nem havia de comer e as moscas eram mais que muitas.Outros tempos. Esqueçam os hotéis de 5 estrelas.Os familiares em Lisboa estavam em grandes cuidados pois não transmitiam notícias do atraso.
Cumprimentos
Rui Vieira

Bic Laranja disse...

Diz o meu prezado José Leite que a Sara Maia Loureiro foi a primeira Assistente de Bordo dos T.A.P. Quase. Foi das primeiras; foi admitida como Assistente de Bordo eventual ou provisória em 22 de Janeiro de 1947. Mas antes, em 23 de Dezembro de 1946, a anteceder o voo inaugural da linha aérea imperial que partiria para Lourenço Marques em 31 desse mês de Dezembro, foi admitida M.ª de Lourdes dos Santos Martins (Owen por casamento), que foi realmente a primeira A/B num voo regular de linha aérea dos Transportes Aéreos Portugueses. Na mesma Comunicação de Serviço do Chefe da Secretaria para a Contabilidade, que informa da Lourdes Martins como prestando serviço como A/B, são mencionadas mais cinco senhoras: M.ª Regina de Sousa Martins, Tereza Baldy, Lucienne M. Summers, Etelvina da Silva Monteiro e M.ª Natália Veloso da Veiga.
Com um abraço.