A velocidade máxima deste veículo era de 15 Km/h, utilizava um motor dianteiro “Daimler” e tracção traseira.
Logo na 1ª viagem ocorreu o primeiro acidente (e mortal) de viação em Portugal. Este automóvel na sua deslocação de Lisboa para Santiago do Cacem atropelou ... um burro. Mas, segundo a notícia publicada a 20 de Outubro de 1895 no jornal setubalense "O Districto", o burro apenas ficou ferido ligeiramente, quando ao descer a calçada íngreme de Palmela, o Conde d'Avilez atropelou o animal. O populares obrigaram-no a deixar um depósito de 40$000 reis. No dia seguinte o burro foi novamente inspecionado verificou-se que estava bem de saúde. O dono ficou com 2$000 reis e devolveu o resto do dinheiro. Entre várias viagens efectuadas pelo Conde de Avilez contam-se uma ida a Beja e outra a Évora.
Outra curiosidade: Este "Panhard Levassor", em 1897, foi trocado por um "Decauville" (com motor "Benz" de 3 cv) que terá sido o 1º automóvel aparecido na cidade do Porto e que deu origem ao primeiro negócio de troca de automóveis em Portugal.
2 comentários:
Gostaria de completar este artigo dizendo que segundo a notícia publicada a 20.10.1895 no jornal setubalenso O Districto, o burro apenas ficou ferido ligeiramente, quando ao descer a calçada íngreme de Palmela, o conde d'Avilez atropelou o animal. O populares obrigaram-no a deixar um depósito de 40$000 reis. No dia seguinte o burro foi novamente inspecionado verificou-se que estava bem de saúde. O dono ficou com 2$000 reis e devolveu o resto do dinheiro. O trem era movido a petróleo e nele viajava o conde d'Avilez e um engenheiro francês. Vieram do Barreiro, passaram por Palmela e seguirem para Setúbal, e depois Santiago.
D. Cecilia Matos
Grato pela sua preciosa informação, que vou adicioná-la ao artigo, se não se importar.
Os meus cumprimentos
José Leite
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