A “Garage Conde Barão”, abriu a 1 de Janeiro de 1923 e era propriedade da firma “Dias, Fonseca e Sottomayor, Lda.” . As suas oficinas de reparação automóvel, estação de serviço e recolha de automóveis, estiveram instaladas, até Abril de 1955, no Largo do Conde Barão, nº 50, em Lisboa, nos antigos jardins do Palácio Almada-Carvalhais.
Este solar lisboeta terá sido construído em meados do século XVI por D. Rui ou Rodrigo Fernandes de Almada, tesoureiro, escrivão e cônsul de Portugal na Flandres, no reinado de D. Manuel, depois embaixador da corte em França e conselheiro de D. João III, e finalmente Provedor da Casa da Índia. A designação de Palácio Almada-Carvalhais provém de um dos herdeiros, nomeado Conde de Carvalhais em 1824.
Os antigos jardins situavam-se nas traseiras do Palácio e num plano bem mais elevado do que a entrada no Largo do Conde Barão.. A entrada para a “Garage Conde Barão” fazia-se por uma rampa estreita a partir de uma porta, igualmente estreita, na parte da frente do Palácio Alamada-Carvalhais.
Entrada no Largo Conde Barão Rampa de acesso à garagem a meio percurso, junto ao pátio do Palácio
Local da antiga garagem, nos dias de hoje Desenho elucidativo do conjunto palácio, rampa e garagem
Nos anúncios seguintes, é descrita com pormenor a actividade e serviços prestados por esta garagem, já coma designação de “Garage Conde Barão, Lda.” De referir que esta Garagem tinha espaço para a recolha de 150 automóveis.
1940 1943
A 5 de Abril de 1955 a “Garagem Conde Barão” muda de instalações inaugurando um edifício próprio e grandioso na Avenida 24 de Julho, equipado com bombas de gasolina, estação de serviço, oficinas de reparações automóvel , motores marítimos, mecânica agrícola, depósito de peças para automóveis “Morris” importada pela empresa , ‘A. M. Almeida’ , etc. Este edifício também possuía uma entrada, nas traseiras pela actual Calçada Ribeiro Santos.
Publicidade à inauguração das novas instalações, em 5 de Abril de 1955
Novas instalações na Avenida 24 de Julho
Interior de uma das oficinas Escritórios
Folheto da Garagem Conde Barão, Lda. publicitando as suas principais representações
A “Garagem Conde Barão” , já encerrou há uns anos e o seu edifício está em estado de abandono.
fotos in: Arquivo Municipal de Lisboa, Hemeroteca Digital, Picasaweb, Normapa
5 comentários:
Excelente apontamento, que encontrei por acaso, enquanto procurava informação sobre a "typographia" que existiu no mesmo prédio no início do século XX.
Os detalhes são preciosos e obrigam-me a corrigir a memória, porque diria, que mesmo depois de 1955 ainda por lá estiveram as oficinas, quando provavelmente só lá vi guarda de carros e talvez lavagens e reabastecimentos.
Excelente apontamento, que encontrei por acaso, enquanto procurava informação sobre a "typographia", que existiu no mesmo prédio no início do século XX.
Os detalhes são preciosos e obrigam-me a corrigir a memória, porque diria, que mesmo depois de 1955 ainda por lá estiveram as oficinas, quando provavelmente só lá vi guarda de carros e talvez lavagens e reabastecimentos.
Hoje este edificio são os escritórios do grupo de comunicação WPP - o nome do edifício é "Garagem" :)
A tipografia funcionou até princípios dos anos 80. Conheci um dos donos, o Srº Jorge.
Que bom recordar!
Fui para esta casa com 15 anos,em 1979
Enviar um comentário