Jogo amigável, da 1ª mão, realizado em 15 de Abril de 1928, no campo do Ameal, na cidade do Porto, arbitrado pelo belga Henry Christophe, em que Portugal venceu a Itália por 4-1.
Título da reportagem no “Diário de Lisboa”
O Campo do Ameal, pertencente ao ‘Club Sport Progresso’, serviu de palco a diversas partidas do ‘Futebol Clube do Porto’ nos anos 20 e 30 do século XX. O complexo desportivo do clube em Paranhos, era na época um dos mais modernos e mais belos com um imponente relógio na cobertura da bancada central a servir de imagem de marca.
O campo do Ameal
Este foi o primeiro desfio de futebol internacional a ser jogado na cidade do Porto.
Chegada da selecção italiana ao Porto Selecção da Itália
Com Cândido de Oliveira como selecionador, foi o melhor resultado da equipe de Portugal, durante os primeiros sete anos de internacionalização do futebol. A Itália, era considerada uma das primeiras nações do futebol, e tinha sido semi-finalista dos Jogos Olímpicos de Amesterdão em 1928, sendo considerada a melhor equipe dos países latinos.
Selecção portuguesa de 1928, ainda em Lisboa
Selecção de Portugal
Troca de lembranças Entrada da Selecção de Portugal em campo
Equipe: Roquete (Guarda-redes), Jorge Vieira, Armando Martins, José Martins, Carlos Alves, Pépe, Armando Marques, Augusto Silva, Martinho de Oliveira, Waldemar Mota (3 golos), Vítor Silva (1 golo).
Este jogo foi o 14º a nível internacional da equipe portuguesa, tendo tido como adversários: França, Hungria, Itália, Espanha e Argentina.
Nos primeiros 7 jogos: 5 derrotas 14 golos sofridos e 4 marcados; 1 empate 1-1; 1 vitória 1-0
Nos segundos 7 jogos: 2 derrotas 5 golos sofridos e 1 marcado; 3 empates 3-3; 2 vitórias com 8 golos marcados e 1 sofrido
A 27 de Maio de 1928, a selecção de Portugal, comandado por Cândido de Oliveira, realiza o seu primeiro encontro oficial vencendo o Chile por 4-2, no 16.º encontro da história da equipa lusa e na estreia nos Jogos Olímpicos de Amesterdão. Contudo, o triunfo luso não foi fácil, uma vez que, aos 14 minutos, já perdia por 2-0, depois de golos de Carbonell e Subiabre, mas Vítor Silva, Pépe, por duas vezes, e Valdemar operaram a primeira reviravolta da história da selecção.
Equipe de Portugal nos Jogos Olímpicos de Amesterdão 1928
De pé: Roquete (guarda-redes), Armando Martins, José Martins, Vítor Silva, Jorge Vieira, Carlos Alves e Tamanqueiro; Agachados: César de Matos, Augusto Silva, Pépe e Waldemar Mota
fotos in: Biblioteca de Arte-Fundação Calouste Gulbenkian, Estrelas do FCP, Vedeta ou Marreta?, Bibó Porto
Sem comentários:
Enviar um comentário