Um dos grandes concessionários da marca de "Ford" em Lisboa, na segunda metade do século XX, o "Stand Moderno" foi fundado em 1931, na Rua Actor Taborda, 13 A-B, em Lisboa. Começou a sua actividade por compra e venda de automóveis e «camionettes» usados de várias marcas.
Primeiras instalações da "Stand Moderno" na R. Actor Taborda, 13 A-B, em foto actual
Em 1935, o "Stand Moderno" é nomeado agente da marca de automóveis a dois tempos alemães "D.K.W", - "Dampf Kraft Wagen" (ou "carro de força a vapor") fundada em 1916 - e que em 1932 se tinha unido a outros três fabricantes, a "Audi", "Horsch" e "Wanderer" para formarem a "Auto Union". Esta viria a ser adquirida, em 1957, pela "Daimler-Benz" e, em 1964 pela "Volkswagen", passando a utilizar a marca "Audi".
29 de Setembro de 1936
O "Stand Moderno", em 1938, é nomeado representante oficial da marca francesa de automóveis "Chenard-Walcker" (1898-1946).
15 de Novembro de 1938
Em Fevereiro de 1955 o, já, "Stand Moderno (F. Nunes de Carvalho)", representante das furgonetas britânicas "Commer", camiões autocarros britânicos "AEC" , "Karrier" e "Vulcan", inaugura, o seu stand de vendas na Avenida Fontes Pereira de Melo, 5 A-B, em Lisboa.
O stand de vendas na Avenida Fontes Pereira de Melo, 5 A-B, em fase de acabamentos
27 de Fevereiro de 1955
10 de Abril de 1955
E se quiser ganhar uma gratificação, possívelmente ainda vai a tempo ...
15 de Abril de 1966
Quanto ao seu edifício-sede, oficinas e estação de serviço na Rua João Saraiva, 15 A-D, no bairro de Alvalade, em Lisboa, a sua construção teve lugar entre 1949 e 1950. O pedido de licençenciamento para actividade industrial neste edifício foi entregue em 1 de Setembro de 1951. Terá iniciado as suas funções ainda nesse ano.
O edifício-sede e oficinas já construído em foto de 15 de Abril de 1950 (elipse vermelha)
Neste mesmo ano anuncia a venda dos automóveis "Vedette" que já era importado para Portugal desde Julho de 1949 pela "Ford Lusitana". A marca "Vedette", era uma sub marca do grupo "Ford", e os seus modelos o "Regence" e "Versailles", apenas fabricado em França (Poissy). Após a II Grande Guerra Mundial (1939-1945) esta fabrica comeca a produzir um "Ford Vedette", e logo depois,em 1955, passa para a francesa "Simca". O Vedette (um carro com motor V8) acabou por se tornar num modelo da francesa "Simca", dando origem aos modelos "Chambord" e "Beaulieu".
18 de Abril de 1955
Aproveitando este artigo para dar uma imagem da "Ford" em Portugal - e que terá continuação do próximo artigo "Lincuri, Lda - Concessionário "Ford" - de referir que neste ano de 1955, eram os seguintes principais modelos de automóveis "Ford" importados pela "Ford Lusitana", e distribuídos aos seus concessionários ...
Em 1958 o "Stand Moderno Sociedade de Representação de Automóveis F. Nunes de Carvalho, S.A.R.L.", já concessionário da "Ford" - presente em Portugal desde 1909 importada pela "Garage Americana" - é nomeado, também, concessionário da marca "Taunus". De 1952 a 1968, todos os "Ford" alemães eram chamados de "Taunus", utilizando as designações de modelo 12M, 15M, 17M, 20M e 26M. Diz-se que o "M" significava "Meisterstück", em inglês "Masterpiece", mas verificou-se que essa palavra já estava registada por outro fabricante automóvel alemão. A "Taunus" foi também por vezes adoptado como nome de marca nos mercados de exportação, particularmente naqueles onde os Ford britânicos e norte-americanos também estavam disponíveis.
"Grarage Americana", primeira firma importadora "Ford" em Portugal em 1909 (preços em réis)
1958
Lembro que a "Ford" era importada pela "Ford Lusitana, S.A.R.L." fundada em 22 de Junho de 1932, em Lisboa, com a sua sede na Rua Castilho. Acerca da história desta empresa consultar nest blog o seguinte link: "Ford Lusitana". Um dos ex-libris da "Ford Lusitana, S.A.R.L." foi a fabrica de montagem de automóveis "Ford" na Azambuja, inaugurada em 6 de Janeiro de 1964, por Henry Ford II. O seu custo ascendeu a 90.000 contos (noventa milhôes de escudos) para uma produção de 5.000 veículos anuais e 20 unidades diárias, empregando 300 funcionários. O primeiro carro a ser montado foi o "Anglia Fascinante", ao que lhes seguiram os modelos "Cortina" e "Taunus". Esta fábrica encerraria definitivamente em Julho de 2000.
"Ford Lusitana" na Rua Castilho
Imagens do exterior e interior da fábrica "Ford" na Azambuja"
Em 2 de Dezembro de 1987, o "Stand Moderno - Sociedade de Representação de Automóveis F. Nunes de Carvalho, S.A.R.L." passa a designar-se "Stand Moderno, S.A." com o seguinte conselho de administração: presidente, Maria do Rosário Nunes de Carvalho Teixeira; vogais, Sociedade de Representacão de Automóveis F. Nunes de Carvalho, S. A., representada pelo Sr. Engenheiro Martiniano Nunes Goncalves, Joao Maria de Lemos Sant'Ana Leiria.
Lembro que o "Stand Moderno", tinha outro stand na Avenida de Roma, 104, no Bairro de Alvalade junto à Escola Eugénio dos Santos.
1975
O conselho de administração do "Stand Moderno, S.A." para o quadriénio 2005-2008. foi presidido por Joaquim José dos Santos d'Oliveira. A "Stand Moderno, S.A." viria a iniciar o processo de insolvência em 2013 e finalizado em 2018.
Antigo stand na Avenida Fontes Pereira de Melo, actualmente (via "Google Maps")
Em Cabo Verde existe, desde 1989, um concessionário "Ford" , também denominado "Stand Moderno". Esta empresa também é concessionário das seguintes marcas: "Toyota", "Fiat", "Kia", "Renault" e "Audi".
fotos in: Hemeroteca Digital de Lisboa, Arquivo Municipal de Lisboa, Biblioteca de Arte-Fundação Calouste Gulbenkian (Estúdio Horácio Novais), Casa Comum, Arquivo Nacional da Torre do Tombo

.jpg)
.jpg)
.jpg)

.jpg)
.jpg)



.1.jpg)
.jpg)
.jpg)

%20-%20Copy.jpg)

.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)



.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)









.jpg)


.jpg)






Sem comentários:
Enviar um comentário