Restos de Colecção: Tabacaria Marécos

17 de junho de 2024

Tabacaria Marécos

A "Tabacaria Marécos" localizada na Rua do Primeiro de Dezembro (antiga Rua do Principe), nº 124 em Lisboa, foi fundada por volta de 1912, por José Rodrigues Marécos.


Foto de 1882, ainda com a entrada para o "Passeio Público" com a localização futura (à direita na foto) da "Tabacaria Marécos"

Em 1880, no nº 117 da Rua do Principe, existia a "Nova Casa Havaneza de Lisboa" que encerraria em 1883. Também em 1880, mas nos números 81 e 81-A, existia a "Tabacaria Phenix" que em 1881 se mudou para os nos 103 e 105 sendo propriedade da firma "Alves, Baptista & C.ª" - em 1905 já era propriedade d a firma "Alves & Carlos". Quanto aos nos. 81 e 81A da mesma rua continuariam como "Tabacaria Brito & Azevedo".

"Tabacaria Phenix" à esquerda na foto

Primeiramente, em 1895 já estava instalada no, ainda, nº 122 da Rua do Principe, no prédio contíguo ao do "Grande Hotel de Inglaterra", a "Tabacaria Moura", a que se lhe seguiu a "Tabacaria Lydia". Em 1908, já pertencia a Rogeria Cardi Nery e em 1910 já era a "Tabacaria Moura".


"Tabacaria Moura" em foto de 1895

Por volta de 1912 o trespasse da "Tabacaria Moura" é adquirido por José Rodrigues Marécos, que depois de transformada a sua fachada e seu interior, passa a denominar-se "Tabacaria Marécos", já no nº 124 - o nº 122 viria a ficar para a entrada da sede da "Sociedade Industrial Aliança". Em 1916, adquire por trespasse da mui conhecida "Tabacaria Mónaco" na Praça de D. Pedro IV (Rossio), que tinha sido fundada em 1875 por João Cezar Vieira da Cruz. A "Tabacaria Marécos", tinha como vizinho a norte, o café e restaurante "Imperial". No lado sul o "Café Suisso". Bem acompanhada ...

Localização da "Tabacaria Marécos" com o Café Imperial à esquerda da Tabacaria na foto de 1916

No mesmo ano, o jornal "A Capital" publicava o seguinte apontamento acerca da "Tabacaria Marécos":

«Na rua do Principe nº 124 fica a Tabacaria Marécos, cujo dono tomou de trespasse ultimamente tambem a Tabacaria Monaco. A Tabacaria Marécos vende tabacos nacionaes e estrangeiros, dos mais modestos aos mais luxuosos, loterias, aguas potaveis e mineraes a copo ou engarrafadas, sellos, estampilhas, artigos de papelaria, jornaes e illustrações nacionaes e estrangeiras, artigos diversos e de grande gosto para fumadores, etc. Pelas suas tradições de credito e pelo desejo gentilissimo de agradar á sua numerosa freguezia, a Tabacaria Marécos é uma das casas n'este genero que mais sympathias e preferencias merece do publico.»


"Tabacaria Marécos" à esquerda na foto com a loja da "Sociedade Industrial Aliança", ainda em montagem


Montra da "Sociedade Industrial Aliança", sua vizinha


Aquando das demolições dos dois prédios contíguos, que iam desde a Rua Jardim do Regedor até à Praça D. João da Câmara, e que albergavam entre outros estabelecimentos, o "Grande Hotel de Inglaterra" e o conhecido "Café Suisso", a "Tabacaria Marécos" foi "na onda". A escritura de desocupação ocorreu em 25 de Novembro de 1949. 


"Tabacaria Marécos" ainda a funcionar ...


... e já demolida em 1950

Mas ... Aquando da construção do primeiro edifício esquina da Rua do Primeiro de Dezembro com a Rua Jardim do Regedor, construíram um "anexo" (se assim possa chamar) no extremo sul, propositadamente só para esta tabacaria, (como se poderá observar nas fotos publicadas) que assim permaneceu por muitos anos. A escritura de ocupação ocorreu em 15 de Agosto de 1951.


Projecto de 31 de Julho de 1953 para o reclamo luminoso da nova "Tabacaria Marécos"


Já nos finais dos anos 60 do século XX


4 comentários:

Valdemar Silva disse...

Conheci bem a Tabacaria Marecos, que com as tabacarias dos irmãos Marmelada eram os donos das várias tabacarias nessa zona dos Restauradores.
Posteriormente os irmãos Marmelada adquiriram a loja do arameiro, esquina Restauradores-Tv. Santo Antão para transformar em loja de souvenires e mais tarde alargaram o negócio a restaurantes/esplanadas no início da Avenida.

nota: posso estar a fazer confusão e Marecos e Marmeladas sejam as mesmas pessoas.

Cumprits.

José Leite disse...

Grato pela informação adicional.
Quanto aos irmãos Marmelada, não obtive nenhuma informação ...

Os meus cumprimentos
José Leite

Valdemar Silva disse...

Quanto aos irmãos Marmelada tinham tabacarias na Pç. Restauradores 72 e 65, na Avenida no Cinema Condes venda de Jornais e no nº. 18, junto da Companhia das Águas.

Cumprits.

José Leite disse...

Muito m grato pela informação.
Nunca me tinha cruzado com informação relacionada, nem com esses estabelecimentos nem com os mencionados irmãos Marmelada.
Os meus cumprimentos