A "Auto-Carrocerias, Lda." foi fundada em 1925, por Manuel Ramos Munhá e seu irmão Agostinho Ramos Munhá, na Rua Eugénio dos Santos, 117 -1º andar, em Lisboa. De referir, que Agostinho Ramos Munhá, em 10 de Agosto de 1944 detinha 30% da "Empresa de Camionetas Piedense, Lda", com sede na Trafaria.
Esta firma dedicou-se ao ramo de acessórios e materiais para carrocerias de automóveis e autocarros, já no final da evolução da carruagem para o automóvel. Conseguiu , desde cedo, merecer a confiança quer dos industriais de carrocerias, quer da camionagem e da indústria automóvel portuguesa, colocando-a como a primeira em Portugal na sua especialidade.
A sua clientela estava espalhada pelo continente e ilhas. As primeiras carrocerias construídas em Portugal, tiveram a a assistência ,da parte comercial, de Manuel Munhá, que nunca deixou de colaborar com a indústria de carrocerias, fornecendo todo o material exigido na construção de carroceria automóvel e autocarro.
1947
Em 1937, e por iniciativa dos seus sócios, foi fundada a firma "Indústria Automobilista, Lda.", fábrica de acessórios metálicos para toda a classe de carrocerias, sendo sua distribuidora exclusiva dos produtos manufacturados a "Auto-Carrocerias, Lda.", que durante a II Guerra Mundial (1939-1945), prestou inestimáveis serviços à indústria de carrocerias e ao automobilismo em geral.
A expansão desta firma fez-se sentir em todo o continente e ilhas, mantendo agentes ativos em todas as capitais de distritos, a fim de prestar prontamente a a melhor assistência à sua dedicada clientela.
Em 1945 era referido pela "Associação Industrial de Lisboa":
Para se avaliar convenientemente os benefícios resultantes de tal inovação, devemos citar em primeiro plano o facto das ligas metálicas que vai lançar no nosso mercado terem apenas um terço do pêso de qualquer outro metal, do que resultou uma dupla vantagem para o pêso total de uma viatura pesada, pois no conjunto total a carroceria ficará pelo menos com um terço de pêso a menos do que e qualquer outro material. As primeiras experiências deram a mais completa satisfação, e assim entramos numa nova era da construção e carrocerias, colocando o nosso País na vanguarda da indústria desta modalidade.»
Entretanto, em 29 de Outubro de 1925, era fundada a firma "Munhás, Lda" por Joaquim Ramos Munhá (irmão dos fundadores da "Auto-Carrocerias, Lda." ) e sua esposa Luiza Henriques Munhá, na Rua das Pedras Negras, em Lisboa, dedicando-se, inicialmente, ao negócio de artigos de borracha, tendo ampliado, mais tarde a sua gama a todos os materiais para carrocerias.
Em 1937, transferiu o seu estabelecimento e sede para a Avenida da Liberdade, 96-98 e desde essa data, com a valiosa colaboração dos seus funcionários Ernesto Sizudo e Miguel Duarte, Joaquim Munhá iniciou o comércio de acessórios para automóveis, especialidade na qual se tornaria num dos principais estabelecimentos de Lisboa.
Além dos artigos atrás menconados, a "Munhás,Lda." dedicou-se também à venda de diversas tintas, pergamóides, peles e lonas, be como todos os materiais para estofos e construção de carroçerias, parte dos quais importava directamente como representante de várias firmas inglesas e americanas.
Em 1945, esta sociedade era constituída por Joaquim Ramos Munhá e sua esposa Luíza Henriques Munhá. Em 9 de Maio de 1952, verifica-se o aumento de capital da sociedade "Munhás, Lda." de 200.000$00 para 800.000$00 e a entrada para a sociedade de Manuel Henriques Munhá, Joaquim Henriques Munhá, D. Maria Ferreira Urbano Munhá e Carlos Manuel Urbano Munhá, que se juntavam a Joaquim Ramos Munhá e Luíza Henriques Munhá.
1957
Nos anos 50 do século XX alargaria a sua actividade à comercialização de automóveis, camiões, máquinas agrícolas e industrias, assim como seus acessórios e sobressalentes, e em 1 de Janeiro de 1953 iniciava a sua actividade na província de Angola, onde viria a ser representante da marca francesa "Peugeot" e da alemã "Steyr", entre outras. Sediada em Luanda, manteve filiais em Malange, Celas e Nova Lisboa.
1955
A empresa "Munhá, Lda." manter-se-ia em actividade até 22 de Dezembro de 1975, data em que foi liquidada e dissolvida.
Por sua vez, a "Auto-Carrocerias, Lda.", ainda manteria a sua actividade por mais umas décadas, até ser encerrada, definitivamente, no final de 2001.
Sem comentários:
Enviar um comentário