Restos de Colecção: "Auto-Carrocerias, Lda." e "Munhás, Lda."

2 de junho de 2024

"Auto-Carrocerias, Lda." e "Munhás, Lda."

A "Auto-Carrocerias, Lda." foi fundada em 1925, por Manuel Ramos Munhá e seu irmão Agostinho Ramos Munhá, na Rua Eugénio dos Santos, 117 -1º andar, em Lisboa. De referir, que Agostinho Ramos Munhá, em 10 de Agosto de 1944 detinha 30% da "Empresa de Camionetas Piedense, Lda", com sede na Trafaria.


"Auto-Carrocerias, Lda." no 1º andar do prédio da Rua das Portas de Santo Antão esquina com a Rua dos Condes

Esta firma dedicou-se ao ramo de acessórios e materiais  para carrocerias de automóveis e autocarros, já no final da evolução da carruagem para o automóvel. Conseguiu , desde cedo, merecer a confiança quer dos industriais de carrocerias, quer da camionagem e da indústria automóvel portuguesa, colocando-a como a primeira em Portugal na sua especialidade.


1940

A sua clientela estava espalhada pelo continente e ilhas. As primeiras carrocerias construídas em Portugal, tiveram a a assistência ,da parte comercial, de Manuel Munhá, que nunca deixou de colaborar com a indústria de carrocerias, fornecendo todo o material exigido na construção de carroceria automóvel e autocarro.


1946

1947

Em 1937, e por iniciativa dos seus sócios, foi fundada a firma "Indústria Automobilista, Lda.", fábrica de acessórios metálicos para toda a classe de carrocerias, sendo sua distribuidora exclusiva dos produtos manufacturados a "Auto-Carrocerias, Lda.", que durante a II Guerra Mundial (1939-1945), prestou inestimáveis serviços à indústria de carrocerias e ao automobilismo em geral.

A expansão desta firma fez-se sentir em todo o continente e ilhas, mantendo agentes ativos em todas as capitais de distritos, a fim de prestar prontamente a a melhor assistência à sua dedicada clientela. 



Em 1945 era referido pela "Associação Industrial de Lisboa":

«Actualmente está trabalhando com apreciável êxito no estudo da construção metálica de carrocerias de automóveis e auto-carros, com o apoio de bons técnicos estrangeiros e das fábricas construtoras de estruturas metálicas, não se tendo poupado a esforços e sacrifícios para conseguir nessa emprêsa todos os resultados obtidos pela técnica moderna.
Para se avaliar convenientemente os benefícios resultantes de tal inovação, devemos citar em primeiro plano o facto das ligas metálicas que vai lançar no nosso mercado terem apenas um terço do pêso de qualquer outro metal, do que resultou uma dupla vantagem para o pêso total de uma viatura pesada, pois no conjunto total a carroceria ficará pelo menos com um terço de pêso a menos do que e qualquer outro material. As primeiras experiências deram a mais completa satisfação, e assim entramos numa nova era da construção e carrocerias, colocando o nosso País na vanguarda da indústria desta modalidade.»


1949

Entretanto, em 29 de Outubro de 1925, era fundada a firma "Munhás, Lda"  por Joaquim Ramos Munhá (irmão dos fundadores da "Auto-Carrocerias, Lda." ) e sua esposa Luiza Henriques Munhá, na Rua das Pedras Negras, em Lisboa, dedicando-se, inicialmente, ao negócio de artigos de borracha, tendo ampliado, mais tarde  a sua gama a todos os materiais para carrocerias.


"Munhás, Lda." na Avenida da Liberdade

Em 1937, transferiu o seu estabelecimento e sede para a Avenida da Liberdade, 96-98 e desde essa data, com a valiosa colaboração dos seus funcionários Ernesto Sizudo e Miguel Duarte, Joaquim Munhá iniciou o comércio de acessórios para automóveis, especialidade na qual se tornaria num dos principais estabelecimentos de Lisboa.

Além dos artigos atrás menconados, a "Munhás,Lda." dedicou-se também à venda de diversas tintas, pergamóides, peles e lonas, be como todos os materiais para estofos e construção de carroçerias, parte dos quais importava directamente como representante de várias firmas inglesas e americanas.


Localização do estabelecimento "Munhás, Lda." na Avenida da Liberdade (dentro da elipse desenhada)


"Munhás, Lda." debaixo da "Fotografia Ibérica" (atrás do táxi)

Em 1945, esta sociedade era constituída por Joaquim Ramos Munhá e sua esposa Luíza Henriques Munhá. Em 9 de Maio de 1952, verifica-se o aumento de capital da sociedade "Munhás, Lda." de 200.000$00 para 800.000$00 e a entrada para a sociedade de Manuel Henriques Munhá, Joaquim Henriques Munhá, D. Maria Ferreira Urbano Munhá e Carlos Manuel Urbano Munhá, que se juntavam a Joaquim Ramos Munhá e Luíza Henriques Munhá.

1957

Nos anos 50 do século XX alargaria a sua actividade à comercialização de automóveis, camiões, máquinas agrícolas e industrias, assim como seus acessórios e sobressalentes, e em 1 de Janeiro de 1953 iniciava a sua actividade na província de Angola, onde viria a ser representante da marca francesa "Peugeot" e da alemã "Steyr", entre outras. Sediada em Luanda, manteve filiais em Malange, Celas e Nova Lisboa.

1955

A empresa "Munhá, Lda." manter-se-ia em actividade até 22 de Dezembro de 1975, data em que foi liquidada e dissolvida.

Por sua vez, a "Auto-Carrocerias, Lda.", ainda manteria a sua actividade por mais umas décadas, até ser encerrada, definitivamente, no final de 2001.

Sem comentários: