A casa "Ribeiro Oculista", foi fundada em 1858 como "J.J. Ribeiro", nome do seu fundador José Joaquim Ribeiro, na Rua do Ouro 222 e 224, em Lisboa. José Ribeiro era já então um técnico de comprovado valor, tendo anteriormente feito exame profissional na "Casa dos Vinte e Quatro". Rapidamente atingiu posição destacada entre os melhores e mais reputados estabelecimentos do país, no ramo de oculista, instrumentos de precisão e aparelhos de laboratório.
Jose Joaquim Ribeiro
1880
Por sua morte, em 1903, a casa continuou a funcionar sob a firma "J.A.Ribeiro & C.ª ", firma de que faziam parte, além do fundador, seus sobrinhos Joaquim Aleixo Ribeiro e Leonardo Martinho Ribeiro. Joaquim Aleixo Ribeiro tinha tirado o curso no antigo "Instituto Industrial de Lisboa", após o qual ingressou na firma, como empregado em 1884, vindo a ser-lhe dada sociedade em 1892. Por morte de Leonardo Martinho Ribeiro, ficou como único proprietário da firma, tendo dado, sociedade, a alguns dos seus filhos, sucessivamente, sendo em 1946 seus sócios José Joaquim Ribeiro, Álvaro Ribeiro e Mário Gabriel Ribeiro.
"Ribeiro Oculista" na Rua Aurea 222-226
«J.A. Ribeiro & C.ª, cujas instalações e oficinas são hoje modelares e apetrechadas com a mais moderna aparelhagem da especialidade, representa no páis ou em Lisboa algumas das mais reputadas casas produtoras estrangeiras. Vendendo directamente para todo o continente, J.A. Ribeiro & C.ª fornece seleccionada clientela.» in: "Praça de Lisboa" (1946).
"Ribeiro Oculista" (à esquerda na foto dos anos 60 do século XX)
1961 1964
Em 1949, é fundada por José Joaquim Ribeiro outra loja de oculista a "Óptica Jomil" de "Jomil Ldª ", na mesma Rua do Ouro, mas no 249, ao lado da "Ourivesaria Sarmento" (fundada em 1870). A sigla Jomil é o acrónimo de Jo - de José - mi de Maria e L de Leonardo - os filhos do fundador José Joaquim Ribeiro, avô do actual detentor. O mobiliário e estantes actuais são de origem, em madeira maciça de castanheiro, restauradas em 1998. Para o seu dono Sr. José Ribeiro, «A Jomil é única por se manter na mesma família, uma família de ópticos há 6 gerações: embora antiga tentamos posicionarmo-nos no mercado virados para o futuro e não estagnar».
1 comentário:
Muito agradecido por contar a história do Ribeiro Oculista, meus antepassados.
Enviar um comentário