Restos de Colecção: Farmácia Formosinho

17 de março de 2024

Farmácia Formosinho

A "Pharmacia Formosinho", propriedade de Manuel Rodrigues Aguado Formosinho, abriu as suas portas, pela primeira vez, por volta do dia 28 de Agosto de 1903, na Praça dos Restauradores nº 21, ainda nos anexos do "Palácio Castello Melhor" ("Palácio Foz"). Com a construção do "Eden-Teatro" entre 1913 e 1914, a "Farmacia Formosinho", já propriedade de Adriano Gueiffão Ferreira, muda-se, definitivamente, para o nº 18, do mesmo edifício.



"Pharmacia Formosinho" dentro do rectângulo amarelo entre 1900 e 1905


29 de Agosto de 1903


"Pharmacia Formosinho" dentro do rectângulo amarelo em 1907

Quanto ao fundador Manuel Rodrigues Aguado Formosinho (?-1948), foi casado e sem descendência e viveu em Lisboa. Os outros irmãos de Manuel foram Bento, João, Gregório, Francisco, Maria das Mercedes e Joaquina que foram viver no Brasil, onde se estabeleceram com negócios entre os quais uma chapelaria de renome no Rio de Janeiro e todos com descendência.

O farmacêutico Adriano Gueiffão Ferreira (1885 -?), já tinha tomado posse da "Farmacia Formosinho" em 1910, com a firma "Laboratorios da Farmacia Formosinho", conforme anúncio publicitário seguinte. Este mesmo farmacêutico viria a requerer o registo das marcas como o "Dynamogenol" (1916), "Nucleocalcina" (1917), "Convulsina" e "Laxatol" (1919). 


1910


1912


13 de Dezembro de 1915


"Farmácia Formosinho" à esquerda na foto (a seguir ao tapume frente à camioneta) por volta de 1936


Setembro de 1928


15 de Julho de 1916

1916


1918


Exemplo de farmácia no início do século XX (aqui C.ª Portuguesa de Higiene - Farmácia Estácio)


1919


1926


Exemplo de laboratório farmacêutico nas primeiras décadas dos século XX

«Nos últimos anos do regime monárquico, já em pleno século XX, assistiu-se à constituição em Portugal de diversos laboratórios que tiveram como embrião, tal como sucedera com diversos colossos da Indústria Farmacêutica mundial, uma farmácia comunitária ou de oficina.
Instalaram-se, assim, gradualmente, as bases para a produção em série de medicamentos, num regime semi-industrial, processo que, ao longo dos anos, tornou obsoleta e fez cair em desuso a tradição oficinal de preparar os fármacos em doses unitárias e de forma personalizada em função de cada doente.
Enquanto alguns dos novos laboratórios se dedicaram, sobretudo, à produção de preparados galénicos, como foi o caso do Laboratório Farmacêutico J. Neves & Cª, fundado em Lisboa, em 1892, pelo farmacêutico José Vicente das Neves, outros enveredaram pelas especialidades farmacêuticas. Foi o caso, entre outros, da firma João José da Costa & C.ª, da farmácia e drogaria Pires & Barata, dos laboratórios da Farmácia Formosinho e da sociedade Pires & Mourato. Esta última foi criada em 1904 pelos farmacêuticos Manuel Adriano Mourato Vermelho e Serafim Pires Coelho David, que adquiriram a Farmácia Costa, instalada na actual Rua da Prata, tendo mudado o seu nome para Farmácia Normal.» in: "A Indústria Farmacêutica em Portugal - 75 Anos "
Edição em 2014 da "Apifarma".


28 de Julho de 1901

Por curiosidade, e satisfazendo os pesquisadores nestas matérias, publico de seguida uma tabela de preços de análises laboratoriais da "Pharmacia Normal" do início do século XX, e ainda em réis. 





A "Farmácia Formosinho" passaria para a gerência de Álvaro Andrade Gueifão Ferreira, a partir de 1948, tendo este adquirido em 31 de Dezembro de 1949, o trespasse de outra, em Lisboa, a "Farmácia Marques" propriedade até então de António Alberto Marques.


"Farmácia Formosinho" entre os dois "Nabos" nos anos 40 do século XX


1934


1936


1937


1936

"Farmácia Formosinho" à esquerda nesta foto de 1964

A "Farmácia Formosinho" encerrou definitivamente no início dos anos 80 do século XX, tendo-se instalado em Junho de 1986, no seu lugar, o restaurante e cervejaria "A Traineira", propriedade da firma "Castro, Domingos & Martinez, Lda.", conforme se pode observar na foto seguinte.


"A Traineira" (à esquerda na foto) e "Drugstore Chic-Choc" que substituiu o Café "Avis"

2 comentários:

Anónimo disse...

A data de "1914" indicada na foto com um andaime de obra, não deve estar correcta ..., pois o filme publicitado no dito andaime foi realizado em 1935. A foto deve ser de alguma remodelação feita no edifício onde já funcionaria o cinema Eden ..., obrigado por estas lembranças ...

José Leite disse...

Tem toda a razão. Baralhei-me nas datas das fotos ao publicar.
Esta refere-se às obras do novo edifício do Cine-Teatro Eden que viria a ser inaugurado em 1 de Abril de 1937.

Grato pela chamada de atenção.
Os meus cumprimentos