Restos de Colecção: Avenida Teatro em Viseu

1 de dezembro de 2023

Avenida Teatro em Viseu

 O "Avenida Teatro" foi inaugurado na Avenida Emídio Navarro, em Vizeu, entre 22 e 30 de Setembro de 1922, com apresentação da peça teatral "A Rival", pela "Companhia Amelia Rey Collaço/Robles Monteiro". Nesta Avenida já funcionava desde 13 de Junho de 1883, o "Teatro Viriato".



Avenida Emídio Navarro. Além do "Avenida Teatro", o "Teatro Viriato" ao fundo (último edifício)

Em 16 de Setembro de 1922 a revista "Illustração Portuguesa" noticiava:

«Vizeu, a cidade nobre e vetusta da beira, acaba de construir um teatro monumental, dotado de todo o luxo e de todo o conforto moderno. E' seu auctor o arquitecto portuense sr. Eduardo Coutinho, sendo as pinturas e decorações todas efectuadas por artistas e artifices do Porto.
Ergue-se o belo edificio, que temos o prazer de apresentar, ainda em primeira mão aos nossos leitores, na linda Avenida Navarro d'aquela cidade de tradições historicas. Comporta a nova sala de espectaculos 700 logares de plateia, 88 camarotes, jardins e cafés concertos, explanada de cinema e toda a sorte de comodidades que pode oferecer um teatro de primeira ordem.
Cabe a José Ricardo, o grande artista, e a Ilda Stichini, a sua eminente colega do Nacional, a honra de, em companhia de Samwel Diniz e de outros elementos inaugurarem a nova sala que fica uma das melhores senão a melhor de toda a provincia portugueza.»



Alem dos «700 logares de plateia, 88 camarotes» mencionados no texto anterior, a sala de espectáculos ainda comportava uma bancada vulgo "geral", que permitia que a capacidade total de espectadores do "Avenida Parque" fosse perto dos 2.000 lugares.


Mas, ao contrário do anunciado, não foi a "Companhia Jose Ricardo" que, por motivos de doença de Jose Ricardo, inaugurou o "Avenida Teatro", ...

«Noticias recebidas hoje dão conta do estado do actor Jose Ricardo que se encontra no Hospital da Ordem do Carmo, do Porto, com uma pneumonia mas parece sem grande mal de maior.
Em virtude da doença deste distincto artista, a tourné organizada por ele e Ilda Stichini retirou do repertorio a peça "O Centenario". Foi forçada a deixar de cumprir o contracto que tinha para ir inaugurar o novo teatro em Vizeu.  in: jornal "A Capital" de 17 de Setembro de 1922. 

De referir que seria o actor Eduardo Brazão a substituir Jose Ricardo, nos espectáculos seguintes da tourné, a começar pelos da Figueira da Foz, no "Teatro Parque" e que terminariam a 24 de Setembro. Esta tourné, que terminou a 29 de Setembro nas Caldas da Rainha, foi realizada pela companhia teatral "Companhia José Ricardo". José Ricardo entrava em convalescença nesse dia.


16 de Setembro de 1922

Entretanto, o jornal "Diario de Lisbôa" de 21 de Setembro de 1922, noticiava:

«A ilustre actriz Palmira Bastos, acedendo a solicitações que lhe foram feitas pelos artista-emprezarios Amelia Rey-Colaço e Robles Monteiro, parece que irá tomar parte numa das recitas da inauguração do novo teatro de Vizeu, a qual se realizará com a peça "A Rival".» 

A peça "A Rival" da autoria de Henry Kistemaeckers e Eugène Delard, tinha sido estreada no "Teatro Politeama" em Lisboa em 14 de Julho de 1922. Tinha como actores principais: Palmira Bastos, Amélia Rey Colaço, Robles Monteiro, Raúl de Carvalho, Constança Navarro, Teodoro Santos, etc.

Com todas estas vicissitudes, o "Avenida Teatro" não pode ser inaugurado em Janeiro de 1922, como estava inicialmente previsto, a fazer fé na notícia de "A Gazeta de Coimbra" publicada em 24 de Setembro de 1921 ...

Algumas peças representadas, posteriormente, no "Avenida Teatro":

5 de Fevereiro de 1928  - "A Caldeirada" (revista) - Grupo Cénico/Dramático do Clube dos Galitos
22 de Abril de 1948    -    "O Conde Barão" - Os Comediantes de Lisboa
23 de Abril de 1948    -    "Fanny" - Os Comediantes de Lisboa
24 de Abril de 1948    -    "O Menino Quim" -  Os Comediantes de Lisboa
3 de Novembro de 1956 - "A Nau Catrineta" - Orfeão de Gondomar

Os espectáculos integrados nas Festas da Cidade de 1926 realizaram-se, exclusivamente, neste teatro. Apesar das exibições de espectáculos de teatro, música e bailado, o cinema é que imperava no "Avenida Teatro". 


Apesar da confusão no nome, um bónus da revista "Invicta Cine" de 5 de Março de 1934



Julho de 1941


1 de Outubro de 1944


Alberto Rodrigues - Empresário e Presidente do Grémio do Comércio do Distrito de Viseu

Este espaço gozava de grande prestígio. Também, por ali, passaarm espectáculos de música ligeira. Tiveram lugar transmissões em directo vários espectáculos de Variedades, como o programa "Serões para Trabalhadores" produzido pela "Emissora Nacional", "Os Companheiros da Alegria" onde actuou o ilustre e romântico cantor Viseense Ulisses Sacramento, os espectáculos da "Volta a Portugal em Bicicleta", e grandes Revistas à Portuguesa tão populares na época.


"Companheiros Alegria" no "Avenida Teatro", em 1953


"Orquestra Cine Jazz" no "Avenida Teatro" acompanhando Maria de Fátima Bravo

O "Avenida Teatro" encerrou definitivamente em 1961 - no ano a seguir ao encerramento do "Teatro Viriato" - e no seu lugar viria ser construído, muitos anos depois, um edifício de lojas e habitação (foto seguinte).


Via "Google Maps"

2 comentários:

Luís Pinheiro disse...

Parabéns. Mais uma excelente publicação!
Luís Pinheiro

José Leite disse...

Muito grato pelo seu amável comentário.
Cumprimentos
José Leite