Restos de Colecção: Nitratos de Portugal

9 de outubro de 2022

Nitratos de Portugal

A fábrica de adubos químicos da empresa "Nitratos de Portugal, S.A.R.L.", foi inaugurada em 15 de Junho de 1961, no Sítio dos Salgados, na freguesia de Vialonga - Alverca do Ribatejo. O projecto foi da responsabilidade dos engenheiros Vasco Cambournac - silo de nitrocalamónio e edifício de ensacagem (1960) - Joaquim Campos dos Santos Vizeu e José Manuel Tavares da Fonseca - silo de nitrolusal (1967).

O complexo fabril da "Nitratos de Portugal, S.A.R.L." - para produção, fundamentalmente, de adubos azotados, nitrolusal, nitrocalamónio e nitrato de cálcio - com cerca de 30 hectares, foi construído nas antigas várzeas do rio Tejo e implantado entre duas importantes vias de comunicação: a "Auto-Estrada Lisboa-Vila Franca de Xira", inaugurada em 28 de Maio do mesmo ano, e a linha de caminhos-de-ferro do Norte. A construção ficou a cargo da empresa "Construções Técnicas, Lda.".






A empresa "Nitratos de Portugal, S.A.R.L.", resultado da fusão de três empresas do sector, tinha sido criada em Agosto de 1957, como parte do programa de desenvolvimento do grupo "SACOR", visando a produção de adubos, fundamentalmente azotados, produzidos a partir do amoníaco fabricado por uma outra empresa do grupo, a "Sociedade Portuguesa de Petroquímica, S.A.R.L.". Esta empresa foi, também, fundada em 1957, e instalada na Matinha, com o objectivo a criação de um projecto de produção de gás de cidade, amoníaco e hidrogénio. Começou a produzir em 1961.

Diagrama processual da Linha de Gás de Síntese da "SACOR"

A capacidade de síntese de amoníaco na unidade de produção da "Sociedade Portuguesa de Petroquímica" era de 180 ton/dia. Após a produção de amoníaco, este era enviado para a empresa "Nitratos de Portugal", através de um pipeline com cerca de 18 kms. de extensão. Os produtos finais obtidos nesta unidade eram o nitrocalamónio e o nitrato de cálcio.

Projecto do pipeline, em 1966

A área fabril integra uma diversidade de edificações relacionadas com as exigências desta indústria química e com o universo social, como refeitório, vestuários, balneários e administração. Destaque para os dois grandes silos de nitrocalamónio e de nitrosal, em forma oblonga e de análogas soluções construtivas baseadas num sistema porticado de arcos. Esta solução, bem como a do silo de amoníaco da "CUF - Companhia União Fabril", recordam experiências construtivas inovadoras dos hangares parabólicos para aviões no aeroporto de Orly (1921-1923) da autoria do engenheiro Eugène Freyssinet.




1 de Dezembro de 1963


Silo de nitrocalamónio e edifício de ensacagem (à esquerda) e silo de nitrolusal (à direita)

Os nitratos (NO3) são constituintes azotados cuja presença é natural no meio ambiente em consequência do ciclo do azoto. Representam uma fonte de azoto essencial para o crescimento normal das plantas, uma vez que, cerca de 90% do azoto requerido por estas se apresenta na forma de nitratos. A sua utilização promove o crescimento mais rápido dos produtos hortícolas e o obter de folhas mais vistosas e de maiores dimensões. Como senão, os nitratos embora de grande importância por serem essenciais à formação da biomassa vegetal e animal, podem assumir o papel de contaminantes químicos veiculados pelos vegetais e pelas águas superficiais ou subterrâneas, destinadas à produção de água para consumo humano.

1915

Célebre ficou o "Nitrato do Chile", pela sua publicidade agressiva, com painéis em azulejo pelas estradas de Portugal. A sua importação e representação exclusiva, para Portugal foi entregue à "CUF - Companhia União Fabril".

Painel de azulejos


Cartaz de 1925


1925


Em 1972, a "Nitratos de Portugal S.A.R.L." iniciou a sua actividade noutro campo dos produtos químicos para a agricultura - a formulação de pesticidas de variados tipos, - actividade que tem vindo a desenvolver, paralelamente ao tratamento do enxofre produzido pela "Sacor".

Quanto a vias de comunicação, as instalações fabris são servidas por uma estrada nacional, ou auto-estrada, e pela linha férrea, com ramal próprio ligado à linha do Norte. 

Capacidade de Produção (em 1973):

Adubos  -  260 000 t/ano 
Enxofres  -    6 000 t/ano
Pesticidas  -     600 t/ano
Ácido nítrico concentrado  -  10 000 t/ano


1963


1967

Em 22 de Agosto de 1975, a empresa "Nitratos de Portugal, S.A.R.L." é nacionalizada juntamente com outras duas empresas do sector da produção de adubos: "Amoníaco Português, S.A.R.L." e a "Sociedade Portuguesa de Petroquímica, S.A.R.L.". 

Dois anos mais tarde, o Decreto-Lei 530/77 de 30 de Dezembro criava a "Quimigal" - «empresa única integrando patrimónios das empresas nacionalizadas CUF, Amoníaco Português e Nitratos de Portugal, ficando excluída da empresa única a Sociedade Portuguesa de Petroquímica, cujo relançamento se orientará para os ramos da produção de gás de cidade e de petroquímica». Pelo que foi instituída a empresa pública "Química de Portugal, E.P.", abreviadamente denominada por "Quimigal".

1973


Postal informativo

Em 1997 e resultante da privatização da "Quimigal Adubos" e com a integração das actividades de adubos e sementes da "Sapec Agro", nasce a "ADP - Adubos de Portugal, S.A.". Dois anos depois, em 199, o "Grupo José de Mello", até então detentor de 50% das acções compra os restantes 50% ao "Grupo Sapec", tornando-se único accionista da empresa, através da holding "CUF".


Em 2009 o grupo espanhol "Fertiberia, S.A.", adquire a "CUF - Adubos de Portugal, S.A." e altera a denominação social para "ADP Fertilizantes, S.A.". Nesse ano empresa contava com 416 colaboradores. Em Portugal, o grupo espanhol detém ainda duas outras empresas associadas à ADP: a "Nova AP - Fábrica de Nitrato de Amónio de Portugal", que tem sede no Lavradio e emprega, de acordo com a empresa, 60 colaboradores; e a "SOPAC - Sociedade Produtora de Adubos Compostos" (antiga Sapec Adubos), com sede em Setúbal, e capacidade de produção de 400 mil toneladas por ano e que emprega 96 colaboradores.  



Fotos via Google Maps (2022)

Bibliografia:

Dissertação para o Grau de Mestre em Engenharia e Gestão Industrial "Análise Estratégica do Cluster Petrolífero/Petroquímico Português - O Passado, o Presente, eo Futuro" - Daniel da Marça Teixeira - IST - Outubro de 2010

fotos in: Hemeroteca DigitalBiblioteca de Arte-Fundação Calouste Gulbenkian (Estúdio Horácio Novais), Biblioteca Nacional Digital

Sem comentários: