Restos de Colecção: Cinema Tivoli em Coimbra

23 de outubro de 2022

Cinema Tivoli em Coimbra

O "Cinema Tivoli" foi inaugurado como "Salão Tivoli" em 13 de Março de 1929, na Avenida Emídio Navarro, em Coimbra, sendo propriedade da "Empresa Tivoli-Cinema, Limitada". Era sócio-gerente desta sala de espectáculos o empresário Cunha Santos.

O "Salão Tivoli" foi edificado no local onde tinha funcionado uma firma que alugava animais de carga, trens, arreios, etc. de seu nome "Alquilaria Camões", e que tinha ardido em finais de Agosto de 1927. A sala de espectáculos contava com 1ª e 2ª  plateias, balcão e camarotes. Tinha com uma pequena banda («orquestra») para acompanhamento dos filme mudos, e outros espectáculos, equipada com um piano de cauda da marca "Gustav Lutze".


"Alquilaria Camões" ainda um barracão


"Alquilaria Camões" já renovada. À esquerda, na foto, o "Palace-Hotel"

O jornal "Gazeta de Coimbra" em 7 de Fevereiro de 1929 informava:

«A nova casa de espectaculos fica esplendida, oferecendo ao publico não só a comodidade indispensavel, mas a segurança precisa para evitar um desastre visto ser feita em cimento armado.
A Inspecção geral dos Teatros, por quem foi feita a nova casa de espectaculos, autorisou já a Empresa a proceder á sua abertura, visto ter-se obedecido para a sua construção a todas as formalidades da lei, devendo dentro em pouco ser publicado o alvará no Diario do Governo.»

O "Cinema Tivoli" - ou ainda "Salão Tivoli" - foi inaugurado depois de vários adiamentos....

«O publico será recompensado, no entanto, com esta demora. A gerencia do Tivoli fica, como dissemos, a cargo do sr. Cunha Santos, empresario experimentado e com pratica precisa para mimosear o publico com espectaculos excelentes e isso já é uma boa recompensa.
O novo cinema, alem disso deve apresentar-se com a decencia devida, e é em especial esse facto que dá motivo á demora na sua conclusão, visto ser intuito da empresa apresentar uma casa disposta de forma que possa merecer o elogio de todos que a frequentarem.»

Tal se verificaria , como foi referido no início, em 13 de Março de 1929, com a presença do Governador Civil de Coimbra, comandantes das unidades militares, Reitor da Universidade de Coimbra, representantes das Sociedade de Propaganda, Comissão de Turismo, Associação Académica de Coimbra, etc. aos quais foi oferecido um "Pôrto de Honra".


Na "Gazeta de Coimbra" de 2 de Julho de 1930


Na revista "Invicta Cine" de 19 de Março de 1934


Na revista "Águia" de Janeiro de 1936

No dia seguinte, 14 de Março, o jornal "Gazeta de Coimbra" relatava:

«(...) A sessão foi abrilhantada por uma excelente orquestra dirigida pelo maestro sr. Cezar Magliano, constou da exibição de três films que o écran reproduziu com a maior nitidez.
Hoje o primeiro espectáculo para o publico exibe-se 'a ultima ordem' e 'Marujo de agua doce', que se repete até domingo estando anunciado para terça-feira o episódio dramático 'Escória social'.
A Gazeta de Coimbra agradece o convite com que honraram para a sessão de inauguração.»


Folheto de 1941

Entretanto, já em 10 de Janeiro de 1929, tinha sido fundada a "Coimbra Films, S.A.R.L.", sociedade dirigida pelo dr. Hilderico Cardoso Inacio e dr. Francisco Penalva Rocho, e sediada no Largo Miguel Bombarda, 45 (Largo da Portagem), que representando exclusivamente algumas produtoras estrangeiras, inaugurava um sistema semelhante ao actual vídeo. 


A propósito a "Gazeta de Coimbra" informava:

« (...) Vai dedicar-se, de momento, á importação de bons films e tem como finalidade futura a produção de films portugueses.
O espírito orientador desta simpatica empresa é o de transformar a feição actual do film, convertendo-o não só num precioso instrumento de recreio, mas tambem, e muito especialmente, numa forte alavanca de propaganda nacional e de moralização de costumes.»


Na revista "Invicta Cine" de 19 de Março de 1934

Quase três décadas passadas, e este "Cinema Tivoli" era demolido e em 1953 era inaugurado outro "Cinema Tivoli", construído de raiz no mesmo local. Era uma sala com dimensões médias e de interiores de bom gosto. Durante várias décadas foi a principal sala de cinema de Coimbra tendo resistido até 1990, ano em que encerra definitivamente e o imóvel é adquirido pelo grupo espanhol "Inditex,", que aí instala uma loja da sua cadeia "Zara".




Anos mais tarde, em 2017 o Grupo "Sanfil Medicina" compra o imóvel à "Inditex", para aí instalar uma unidade de hemodiálise. Nos últimos anos, entretanto, a expansão da Sanfil fez deste imóvel uma espécie de enclave. Isto porque, o grupo de saúde construiu um pouco mais à frente a "Casa de Saúde Santa Filomena", deixando o edifício do antigo "Cinema Tivoli" (ex-Zara) desocupado até hoje...


Antigo "Cinema Tivoli" em Março de 1922, via Google Maps

1 comentário:

Fernanda Gomes disse...

Grande evolução do Cinema.

Meu Blog: dinheironobolso.net