Restos de Colecção: 1º Salão Automobilista do Porto em 1914

16 de outubro de 2022

1º Salão Automobilista do Porto em 1914

O "1º Salão Automobilista do Porto", e de Portugal, realizou-se no "Palácio de Cristal", na cidade do Porto, entre 14 e 21 de Junho de 1914. Foram organizadores deste evento, os «spostsman» Cesar Ramos e Romualdo Torres, apoiados pelo "Automóvel Club de Portugal", fundado em 15 de Abril de 1903.


A ideia para a sua organização surge em 1913, após a realização do primeiro "Circuito do Minho". No final desta prova desportiva, os veículos que nela participam foram expostos na nave central do  "Palácio de Cristal" do Porto. 

"Circuito do Minho" na revista "Illustração Portugueza" de 30 de Junho de 1913

Esta iniciativa tem um enorme sucesso. A grande afluência de público entusiasma os organizadores da prova, que convidam o gerente do "Palácio de Cristal" e o "Automóvel Club de Portugal" a organizar uma exposição anual de fabricantes de automóveis.



Na revista "Illustração Portugueza" de 15 de Junho de 1914

Neste "1º  Salão Automobilista do Porto", inscreveram-se, através dos seus representantes/importadores em Portugal, quarenta e seis marcas de automóveis, sete de motociclos e nove empresas de acessórios, incluindo gasolineiras e pneus.

O jornal "A Capital", em17 de Junho de 1914 noticiava:

«É a mais importante manifestação do automobilismo até hoje realizada em Portugal e evídencía o progresso d'essa industria - Não é necessario ir a Londres e Paris para vêr um Salon, completo e brilhante; possue-o, sem duvida o Porto



Excedeu as previsões mais optimistas e malogrou todas as difficuldades mantidas por aquelles que, na nossa terra, "não fazem nem deixam fazer", o Salão Automobilista do Porto, inaugurado no Domingo ultimo e que dura até ao Domingo proximo. è a primeira exposição de automoveis e de industrias acessorias que se effectua em Portugal e, para começo, conseguiu egualar as melhores exposições dos paizes estrangeiros, tanto pelo valor material que reune, como pela modelar organização que presidiu á disposição dos mostruarios e no embelezamento artístico das naves do Palacio de Cristal.



O exito, no conjuncto, não se deve, exclusivamente, ao trabalho intelligente dos "sportsmen" portueneses Cesar Ramos e Romualdo Torres: deve-se ao esforço de todos, á sua boa vontade e, um pouco, áquelle justificado espirito commercial, que torna os "officiaes do mesmo officio" rivaes, ciosos de que qualquer faça melhor e procurando sempre fazer mais que os outros. (...)

(...) ha um mustruario importante e gigantesco, de tudo quanto o automobilismo inventou e descobriu de pratico. Chega-se á minucia dos objectos que andam ligados aos progressos do automobilismo, desde os pharoes, ás peças do motor, accumuladores, dinamos, sereias, embalagens do turismo, caixas  de embalagem dos pneus. Em resumo, o comprador tem por onde escolher e se decidir, diante de chassis e carros "carrossados" de 46 marcas differentes, as mais celebres do mundo, as da industria americana, as da industria europeia, aquellas que manteem uma fama mundial de conquistadores da estrada, aquellas que obtiveram a consagração dos "carros reis" do turismo.»

Foi neste Salão que, foi apresentado, pela primeira vez, o primeiro automóvel português o "ATA - Ateliers Teixeira Automobiles" desenvolvido pelos irmãos Dias Teixeira, - que no final do século XIX, já comercializavam de bicicletas "Raleigh", e, em 1903, já eram representantes da "Fiat" para zona norte do Porto - que tinham chegado à fase de produção com um modelo terminado e pronto a ser comercializado. Mas não foi em Portugal que este automóvel nasceu, mas sim na Bélgica. é que os irmãos Teixeira, «desde muito cedo alimentaram a esperança de construir um automóvel popular português, mas rapidamente chegaram à conclusão que tal tarefa, devido à falta de infraestruturas, matérias-primas e mão-de-obra qualificada, era impossível no nosso país.» Mas não desistindo do seu ideal os irmãos, decidiram transferir-se para a Bélgica.


Automóvel "ATA" em exposição e um dos irmãos Dias Teixeira

Apesar de terem vendido 25 automóveis "ATA", no "1º Salão Automobilista do Porto" de 1914, só 3 seriam importados e entregues aos seus compradores, devido ao eclodir da "I Grande Guerra Mundial" (1914-1918). A produção destes automóveis ficou por aqui.

O jornal "A Capital", em 20 de Junho de 1914 comentava:

«Durante a semana o Salon realizou pequenas festas, que serviram de laços para estreitar a camaradagem entre expositores, clientes, jornalistas e todos aquelles que contribuiram para o exito enorme, indiscutivel e brilhante do 1º Salão Portuguez de Automobilismo, onde se viram os mais engenhosos productos e realizações praticas das industrias americana e europeia.

O chá realizado na quinta feira foi um motivo para uma reunião elegantíssima, concorrida de milhares de pessoas, nas quaes avultava o elemento feminino, a melhor "roda" do Porto, garrido e brilhante nas suas vistosas toilettes. Na sexta feira, os srs. Romualdo Torres e Cesar Ramos tiveram um rasgo simpathico, permittindo a entrada no Palacio aos chauffers profissionaes, os "encartados", de praça, de taxis.»


A eclosão da I Grande Guerra Mundial (1914-1918), em 1914, vem impedir a realização do segundo evento (já planeado para 1915) nos anos que se seguem. A partir de 1922, e até ao início da II Grande Guerra Mundial (1939-1945) em 1939, o Salão Automóvel do Porto viria a ser organizado e realizado, quase todos os anos no "Palácio de Cristal".

Lembro que o "1º Salão Automobilista do Porto", não foi reconhecido oficialmente. Considera-se oficialmente como o 1º Salão Automóvel realizado em Portugal, o que teve lugar no "Coliseu dos Recreios" de Lisboa, entre 4 e 13 de Julho de 1925, e organizado pelo "Automóvel Club de Portugal". 


"I Salão Automóvel de Lisboa" no "Coliseu dos Recreios" em Julho de 1925

Nota: Poderá consultar neste blog o "I Salão Automóvel de Lisboa" nos seguintes links: "I Salão Automóvel de Lisboa (1)", "I Salão Automóvel de Lisboa (2)

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