Restos de Colecção: "Casa Favorita" de F. Santos Diniz

1 de junho de 2021

"Casa Favorita" de F. Santos Diniz

A “Casa Favorita” propriedade de Francisco Santos Diniz, instalou-se na Praça dos Restauradores, 50-52. nos finais dos anos 80 do século XIX ao lado da famosa casa de pianos e instrumentos musicais “Lambertini”, cuja história já foi aqui explanada no seguinte artigo: Lambertini - Pianos, Musica, Instrumentos”.

“Casa Favorita” com o toldo com propaganda às bicicletas “Rover” e “Germania”, ao lado da “Casa Lambertini”

1 de Abril de 1899


1896

 



1899

Este estabelecimento iniciou a sua actividade comercializando as bicicletas“Rover” e “Germania”, pianos eléctricos, pianos com motor, relógios, pautas de músicas, máquinas de costura, etc. 

Outro grande concorrente era a "Casa Memoria" de Santos Beirão, que tinha sido fundada na Praça D. Pedro V (Rossio) em 1880, e cuja história pode ser consultada neste blog.

1 de Janeiro de 1899

No início dos anos 90 do século XIX a "Casa Favorita" iniciou a comercialização da grande novidade que foram os pianos melódicos. Estes instrumentos mantinham o sistema de cartões perfurados. Todavia, o aspecto exterior, as características organológicas e, consequentemente, o seu som assemelhavam-se bastante aos do piano. Era na "Casa Favorita" que estes instrumentos podiam ser comprados.

Outra perspectiva da "Casa Favorita", na Praça dos Restauradores

A sua comercialização neste estabelecimento foi noticiada no jornal "O Dia", de 1 de Junho de 1890, da seguinte forma:

«A Casa Favorita, cujos creditos já de ha muito são conhecidos, acaba de receber uma bonita collecção de pianos que devem fazer sucesso. Asiistimos hontem a uma experiencia, ouvindo entre varias peças musicaes o Barbeiro de Sevilha, Marselheza, etc., etc., que podemos affirmar, são d'uma execução primorosa. A remessa feita á Casa Favorita é pequena, e por isso quem desejar o piano melodico, deve precaver-se.»

Este mesmo jornal, em 7 de Junho do mesmo ano, informava ... 

« A construção do piano melodico é a mais perfeita, cujo movel elegante pode figurar no mais luxuoso salão.
O piano melodico, pelo seu excellente e maravilhoso som é especialmente recommendavel para clubs de praias e casa de campo, porque subsitue com enorme vantagem o piano forte vertical, levando a este a superioridade de tocar sem interrupção qualquer musica de dança como valsas, mazurkas, polkas, quadrilhas, etc. cuja execução é primorosa e pode ser produzida por uma creança de 3 annos porque é levissimo nos seu mechanismo de rotação».»

A notícia da chegada da segunda remessa ao nosso país foi noticiada no "Diario Illustrado" de 29 de Maio de 1890.



2 de Julho de 1899

Em 1900, a "Casa Favorita" começa a comercializar «alta novidade em phonographia - machinas phonographicas em todos os generos». Neste mesmo ano passa a designar-se somente “Casa Santos Diniz”. Em 1905, já aparecia na publicidade da “Companhia Franceza de Gramophone”, como seus agentes.


15 de Fevereiro de 1900


4 de Dezembro de 1900


1903


15 de Janeiro de 1905


29 de Maio de 1905

A "Casa Santos Diniz" não existiria por muitos mais anos. Calculo que terá encerrado definitivamente entre 1906 e 1908. Não só não tive acesso a mais nenhuma publicidade desde finais de 1905 como em 1909 já a parecia publicidade à "Casa Naumann's Germania" de J.J. Bello d'Almeida, apresentando-se como nova representante das bicicletas "Naumann's Germania".


1909


24 de Dezembro de 1910

Nota: foi consultada a Tese de mestrado "A ambiência musical e sonora da cidade de Lisboa no ano de 1890" de Rui Campos Leitão, e apresentada à Faculdade de Ciências Sociais e Humanas.

fotos in:  Hemeroteca Digital de LisboaArquivo Municipal de LisboaBiblioteca Nacional Digital

Sem comentários: