Restos de Colecção: Filmarte - Fotografia e Cinema

21 de julho de 2019

Filmarte - Fotografia e Cinema

A "Filmarte", abriu pela primeira vez as suas portas, no dia 14 de Setembro de 1949, na Rua Augusta, 249-251, em Lisboa. Foram seus sócios fundadores: Francisco Costa, Rogério Antunes, António Santos, Eduardo Matos e Fernando Coutinho, tendo sido constituída, para o efeito, a firma "F. Costa, Lda.". Os seus armazéns, escritórios e laboratórios ficaram instalados na Rua de Santa Justa, 60-2º.


Antes da "Filmarte" a "Casa Brazil" na mesma loja


«... inaugurou-se ontem, um estabelecimento de material de cinema e fotografia: "Filmarte" que, dentro do actual condicionamento de tais produtos, fornece aos seus clientes tudo o que de melhor e mais moderno se fabrica. "Filmarte" dispões de laboratórios na Rua de Santa Justa, 60-2º, para revelações e ampliações com aparelhagem moderna.» in "Diario de Lisbôa"

Foram clientes desta prestigiada casa fotógrafos António Paixão (1915-1986), António Sena da Silva (1926-2001), Artur Pastor (1922-1999), Gérard Castello-Lopes (1925-2011), Augusto Cabrita (1923-1993), etc.

Transporte dum ferido duma manifestação frente à "Filmarte", em 25 de Junho de 1962


Sena da Silva relataria em 18 de Janeiro de 1983, que as suas fotografias eram reveladas na "Filmarte" «na mesma tina com obras dos distintos amadores do Foto Clube 6x6, do então semiprofissional Artur Pastor e do inspector Rosa Casaco da PIDE. Sentia-me a tomar banho com todos aqueles personagens, que estavam no seu direito de achar que eu era um intruso nas banheiras deles.».


"Filmarte" na esquina da Rua Augusta com a Rua de Santa Justa



O fotógrafo profissional António Paixão (1915-1986), tendo iniciado a sua actividade em 1932, viria a ser impressor e sócio dos laboratórios da "Filmarte" (altura em que a empresa passou a denominar-se "Filmarte - Fotografia e Cinema, Lda.") até 1983, um dos laboratórios fotográficos mais importantes na década de 50 e 60. Foi durante anos o impressor escolhido por Gérard Castello-Lopes e Sena da Silva para a impressão das suas imagens, dada a qualidade e rigor técnico do seu trabalho. Foi uma das figuras mais destacadas na década de 50 do meio fotográfico nacional, não só pelas suas qualidades profissionais como pela sua prática artística. Fez parte do "Foto-Clube 6x6"  (fundado em Lisboa a 14 de Junho de 1950) e do "Grupo Câmara de Coimbra". Participou e foi júri em inúmeros salões nacionais e internacionais, tendo ganho diversos prémios.

António Paixão (1915-1986)


No decorrer dum texto Sena da Silva, em 1987, cita «Poema para Galileu» de António Gedeão, para enaltecer os «olhos misericordiosos» de António Paixão, responsável pela ampliação das provas da exposição, em papel "Leonar Mate", «um papel espantoso que muito se aproximava das qualidades da rotogravura», e o empenho, frequentemente esquecido e não creditado, com que trabalhava no laboratório da "Filmarte": «Estou agora a ver - com a nitidez que só o decorrer do tempo pode permitir - António Paixão a adivinhar na projecção do ampliador Leitz a imagem latente e a ranger os dentes para medir o tempo de exposição. Era o ranger dos dentes de um homem sem raivas, com a paciência ilimitada e a ironia simples dos velhos mestres gravadores das artes pré-Niepcianos, deante da fatuidade de certos artistas e de certos mercadores.».

Dois anúncios publicitários em 1953



Em 14 de Setembro de 1969 a "Filmarte" comemorava o seu 20º aniversário


Publicidade à sua filial na Rua das Pretas, em Lisboa


Outras casas de fotografia e cinema, foram em Lisboa locais de referência para quase todos os profissionais e amadores desta arte, como:

- "J. C. Alvarez, Lda." - fundada em 1938 (no esquina oposta do mesmo quarteirão da "Filmarte")
- "Instanta" - fundada na Rua Nova do Almada em 1937
- "Fotocolor" - fundada na Rua do Ouro em 14 de Maio de 1949.
Nota: clicar nos nomes para aceder às suas histórias ilustradas neste blog.

Em 1978, um incêndio destruiu os laboratórios da "Filmarte" na Rua Garrett, vindo a "Filmarte - Fotografia e Cinema, Lda." a encerrar, definitivamente, por volta de 2005 com a sua dissolução e liquidação a ocorrer em 2009.




O espaço outrora ocupado pela "Filmarte", actualmente loja do SCP

foto gentilmente cedida por Fernando do Vale

2 comentários:

Fernando Lôbo do vale disse...

Bom dia Caro Editor,

Alerto para que a fotografia apresentada como o estado atual do prédio onde se situava a Filmarte não corresponder à esquina da rua Augusta, mar sim da rua da Prata com a rua de Santa Justa. Na esquina da rua Augusta situa-se agora uma Loja do Sporting Clube de Portugal.

Com os melhores cumprimentos e parabéns pelo trabalho desenvolvido.
Fernando Lôbo do Vale

PS Se necessário poderei enviar fotografia atual.

José Leite disse...

Caro Fernando do Vale

Tem toda a razão. Devo-me ter baralhado no Google Maps ...

Até porque a Rua Augusta não tem trânsito ...

Se me puder enviar a foto actual muito agradecia, para o meu e-mail

jal2684@gmail.com

Com os meus agradecimentos os meus cumprimentos

José Leite