Restos de Colecção: "Luna Parque" de Lisboa

14 de julho de 2019

"Luna Parque" de Lisboa

Em 20 de Junho de 1933 era lavrada a escritura de concessão à firma "Sociedade de Diversões Limitada", com sede na Rua Alexandre Braga, em Lisboa, «para instalação e exploração de um parque de diversões, género "Luna-Park"», no Parque Eduardo VII. Viria abrir as suas portas, pela primeira vez, em 2 de Julho de 1933 (no mesmo dia que o Clube de Futebol "Os Belenenses" vencia o Campeonato de Portugal de Futebol).


Anúncio do "Diario de Lisbôa" em 13 de Junho de 1933


"Luna Parque" em fase de montagem, em 1933


«Desde os tempos já esquecidos do velho "Paraiso de Lisboa", na Rua da Palma, nunca mais a cidade teve um conjunto de atracções no genero das que, permanentemente, se exibem em todas as grandes capitais do mundo. Parecendo que não, a simples existencia dum Luna Parque em Lisboa é uma nota de progresso e de civilização, que transforma a fisionomia pacata e sensaborona da capital.
(...) O Luna Parque de Lisboa, que dentro de tres dias entrará, em navios fretados expressamente, no porto da capital, é um conjunto de atracções de primeira categoria. São toneladas e toneladas de ferro - 200 camions estão alugados para o transportar e computa-se em 5.000 contos o seu custo. Um "Water-chute" enorme, que fez as delicias de Berlim, será instalado no Parque Eduardo VII, bem como nove grandes atracções, além de dezenas de pequenos "stands" e atracções populares mais pequenas.» in: Diario de Lisbôa de 13 de Junho de 1933.

Antes de mais ...


e se ...


No "Noticias Ilustrado" de Julho de 1933


«A recente inauguração do Luna Parque, guindou Lisboa à altura das grandes capitais, no capítulo divertimentos. Não se descreve, em poucas linhas, o entusiasmo e interesse que o público tem demonstrado pela arrojada iniciativa que, meia duzia de homens de vontade firme e espírito rasgado aos grandes empreendimentos, puzeram de pé, ao Parque Eduardo VII, nos terrenos anexos à Exposição Industrial Portuguesa.» in: Notícias Ilustrado de Julho de 1933.



«As diversões já abertas ao público - "Circo da Cambalhota", o "Carrocel Zoologico" e a famosa luta de automoveis sobre tapete electrico obtiveram um exito que excedeu toda a expectativa. Hoje funcionará já a agrande roda das "Borboletas voadoras" e amanhã o "Poço da Morte" em que dois motociclistas correm em parede vertical. O "Labirinto chinês" que apesar de imcompleto, obteve o agrado do publico, estará pronto. A "Fonte Luminosa", obra da Electro Reclame, e que devido á falta de pressão de agua ainda não funcionou em todo o seu explendor, apresentar-se-á hoje á noite completa.
O "Pavilhão do Sultão" acaba de construir-se e o famoso "Water-chute" com montanha russa - o maior que no genero existe na Europa estará a funcionar dentro de horas. Duas "équipes" de engenheiros portugueses e alemães trabalham para o completar.
Outras inicitaivas tomará o Luna Parque.
Ainda esta semana se conta inaugurar o grande "Dancing" restaurante, com anfiteatro e onde se espera fazer o maior conjunto de espectaculos populares e desportivos a que Lisboa jamais assistiu.
Os pedidos para locais de exploração e para "stands" são, sem exagero, além de tudo o previsto. Mas o criterio de escolha e de selecção rigorosa põe um dique á avalanche de pretendentes.
Por isso mesmo os restaurantes já montados têm tido uma afluencia enorme.
A "Favorita das Salsichas" foi uma novidade e um exito. As cervejarias, os cafés, as esplanadas têm sido disputadas pela freguesia. Sabado e Domingo a animação foi enorme e hoje, com as novas atracções, decerto ele se manterá.
A's sextas-feiras são os dias elegantes. A 1ª noite da moda não deixará de levar ao Luna Parque, a gente elegante, o alto mundanismo, a verdadeira e "smart" gente de bom tom - que desta "vai mesmo".» in: Diario de Lisbôa de 3 de Julho de 1933.


Foi no "Luna Parque" que foi fundado, em 1933, o famoso restaurante e casa de fados o "Retiro da Severa" pelas mãos de Jorge Soriano e com gerência de Alberto Costa. Permaneceria nesta recinto até 1935, altura em que em 26 de Outubro inaugurar as suas novas instalações na Rua António Maria Cardoso, no antigo "Salão Jansen" (inaugurado em 31 de Dezembro de 1927) propriedade da "Fábrica de Cerveja de Baviera de J.H. Jansen & Cª.". As suas história ilustradas poderão ser consultadas neste blog, nos links disponibilizados nos respectivos títulos.


«Sobretudo para a criança e para a mulher, o Luna Parque é um divertimento saudável, interessante e novo. A rapaziada dos clubes sportivos tem estado em peso. Os rapazes do Liceu, no intervalo das preocupações dos exames, vão espairecer e distrair as ideias. Os estrangeiros da linha de Cascais enchem os comboios de noite, dando ao Cais do Sodré aspectos inéditos. Lisboa em peso toma perspectivas novas nas reuniões do Luna, e os nomes da nossa melhor aristocracia, da alta finança, da política, da industria e das Artes, alugam automoveis electricos, descem no "Water-chute", rodopiam no "Zoologico", entontecem no Labirinto Chinês e por fim vão voar no "Yo-Yo", que os perfumes de "Nally" aristocratisam desde a sua fonte luminosa.» in: Diario de Lisbôa de 9 de Julho de 1933.

Em 8 de Junho de 1934, o "Luna Parque" reabriria no Parque Eduardo VII, e a propósito o suplemento semanal do jornal "Diario de Noticias", o "Noticias Ilustrado" no seu primeiro número de Julho comentava:

«O inesperado, o riso, o encantamento, encontra-se em cada um dos diversos actrativos que ali se patenteiam, tais como a sensação imprevista da viagem maravilhosa de ida e volta ao inferno, num combóio fantasma; a corrida vertiginosa da montanha russa; a corrida de automóveis da Auto-Pista, em que é posta á prova a perícia dos volantes amadores; a impressão desconcertante da casa que gira em torno de si própria; a vertigem nos carros-chicotes; os carrosseis, que são um encanto de miúdos e graúdos, etc, etc.
A tudo isto se alia o prazer dos variados acepipes, servidos em restaurantes típicos, e dos refrescos servidos nos bars e cervejarias ao ar livre, por frescas raparigas, etc.
Enfim, leitor, o Luna Parque é o único recinto onde o riso e o entusiasmo não têm limites - um autêntico paraíso, onde a tristeza não entra e a alegria nunca acaba.» 

No "Notícias Ilustrado" de Julho de 1934


Montanha russa "Zig-Zag da Vertigem"


9 de Junho de 1934


Este recinto reabriria de novo, no Verão de 1935, (com a sua abertura a ocorrer a 1 de Junho) e não mais voltaria a funcionar, tendo sido desmontado em definitivo.

Bilhete gentilmente cedido por Carlos Caria

"Fonte Luminosa" construída e montada no lago pela firma "Electro Reclamo"


3 de Junho de 1935


1 de Junho de 1935



Entrada para o Parque Eduardo VII e lago, depois de desactivado o "Luna Parque"



Depois deste «ensaio», e oito anos depois, em 10 de Junho de 1943, seria inaugurada a primeira "Feira Popular de Lisboa" no "Parque José Maria Eugénio", na Palhavã. Para consultar a sua história ilustrada neste blog, utilize o seguinte link: Primeira "Feira Popular de Lisboa"


fotos in: Arquivo Municipal de Lisboa, Biblioteca de Arte da Fundação Calouste Gulbenkian (Estúdio Mário Novais), Lisboa Desaparecida Vol IX

3 comentários:

Gato Aurélio disse...

Boa tarde!
Passei só para agradecer o excelente trabalho. É delicioso percorrer a história do nosso país.

José Leite disse...

Boa tarde,

Grato pelo seu amável comentário.
Cumprimentos

Onyx69 disse...

Fotos fantásticas, tenho 56 anos sou lisboeta e muito ouvi falar deste Luna Park que finalmente aqui tive oportunidade de "conhecer", são fotos históricas da minha bela cidade. Obrigado.