Restos de Colecção: X Aniversário do "Restos de Colecção"

19 de julho de 2019

X Aniversário do "Restos de Colecção"


      Hoje, 19 de Julho de 2019, o blog “Restos de Colecção”, fundado e editado por José Augusto Leite, comemora os seu décimo aniversário.



Apresentação e formatação iniciais do blog
   

     Aos leitores, fiéis seguidores e amigos cumpre-me agradecer não só as suas visitas, como comentários, correcções e informações adicionais, que acrescentam mais valia aos artigos aqui publicados. Lembro que, todo o trabalho deste tipo não está, nem nunca estará, isento de erros, imprecisões e omissões, pelo que agradeço, mais uma vez, a vossa preciosa colaboração nas pertinentes e necessárias correcções. Tenham sempre em conta que não passo de um autodidacta, sem formação superior e que, dentro das minhas capacidades e conhecimentos tento fazer o meu melhor, e que, por vezes tais erros são provenientes das fontes a que recorri, sem com isto tentar-me desculpar. Fiquem cientes que tento sempre confirmar tudo o que escrevo, principalmente quando toca a datas.


Primeira publicação em 19 de Julho de 2009


     Ao longo destes 10 anos foram muitas as inovações e alterações na apresentação e formato deste espaço, mas nunca desvirtuando ou alterando o seu modelo editorial. Tenho tentado tornar o blog o mais organizado, funcional, apelativo e acessível aos leitores possível. Criei a barra de menús onde tudo o que está publicado está rapidamente acessível, a partir de índices (alfabético e por assuntos), com links directos para os respectivos artigos. Na mesma barra de menús poderão encontrar listagens de Hotéis, Cinemas, Teatros, Instituições Bancárias, Companhias de Seguros, etc. Em virtude destas alterações e da quantidade de informação disponibilizada achei por bem disponibilizar, na barra lateral, o "Guia do Blog" em formato "Google Slides" (equivalente Google ao "Microsoft PowerPoint" ), para que possam tirar partido de todas as funcionalidades.



    Grande "empreitada" foi a publicação de três livros digitais (e-books) - Cinemas de Lisboa (1896-2011), Teatros de Lisboa (1591-1976) e Cinema Português (1896-1980) - e  disponibilizados, para consulta e download gratuito, em formato PDF, na barra de menús no título E-Books (RC). Nada de especial e profissional, mas foi de boa vontade ...                          


    

     Muito me apraz verificar, que ao longo destes dez anos do "Restos de Colecção", o seu conteúdo tem auxiliado variados pólos de interesse, que vão desde trabalhos académicos até entidades oficiais, passando por jornais, revistas, televisões, blogs, páginas de Facebook, etc. Para mim é prova que alem de «servir para alguma coisa», os seus conteúdos oferecerão um mínimo de qualidade e fiabilidade. De referir o facto de que, dentro das minhas possibilidades, vou diariamente auxiliando a quem a mim recorre, o que faço com todo o gosto.


Um generoso apontamento de Miguel Esteves Cardoso no jornal "Público", em 11 de Maio de 2013



     Queria deixar uma palavra de agradecimento, aos amigos que me têm auxiliado e colaborado comigo regularmente (quer na cedência de documentos, quer na identificação de fotos, ou em informações adicionais), e que são eles em particular: Carlos Caria, Agostinho Paiva Sobreira (blog "Ruas de Lisboa com Alguma História"), Luís Pinheiro de Almeida (blog "IÉ-IÉ"), Pedro Ferreira, Mário Marzagão, Álvaro Quintana, além de outros que pontualmente o têm feito. Não esqueço os fiéis seguidores da página do "Restos de Colecção" no "Facebook", alguns desde «a primeira hora».



       
 Deixo aqui alguns dados estatísticos destes 10 anos até à presente data:

  • Visitas :  2.950.098
  • Páginas visualizadas:  8.013.848
  • Artigos publicados:  1.982
  • Seguidores registados no blog :  1.284        no Facebook :  4.696
  • Artigo mais consultado:  "Ensino Primário"  com 314.304 visualizações
    
  
      Para finalizar, queria expressar os meus agradecimentos, à disponibilidade das seguintes entidades: “Biblioteca de Arte - Fundação Calouste Gulbenkian”; “Hemeroteca Digital" - Hemeroteca Municipal de Lisboa; “Arquivo Municipal de Lisboa”; “Biblioteca Nacional Digital”; "Arquivo Nacional da Torre do Tombo"“Património Cultural" - Direcção Geral do Património; “SIPA" - Sistema de Informação para o Património Arquitectónico; "Instituto Camões"; "Fundação Mário Soares" (Jornal "Diario de Lisbôa") entre outros igualmente importantes. Nada do que tenho vindo a desenvolver, seria possível sem o trabalho, dedicação e esforço dos funcionários, curadores e conservadores destas prestigiadas instituições. Igualmente, agradeço aos autores que disponibilizaram muitos trabalhos académicos, científicos e históricos publicados online, e de artigos e apontamentos em blogs de grande qualidade, que muito me auxiliam na vertente histórica.

     Com os meus sinceros agradecimentos, os melhores cumprimentos a todos e até ao próximo artigo.

José Augusto Leite

25 comentários:

PR disse...

Sr. Leite,
Como fiel seguidor, práticamente desde o primeiro dia, não posso senão agradecer o seu trabalho, laborioso e abrangente.

Um muito obrigado e votos de tudo de bom

Abraço
Pedro Ribeiro

APS disse...

Agradecimentos a este seu serviço público dedicado, desinteressadamente, à memória do que foi. E nos dá sempre imenso prazer ao visitar.
Muitos parabéns e ânimo para continuar!
Os melhores cumprimentos.

Unknown disse...

Bom dia Caro José,
Creio falar por muitos senão mesmo todos, quando afirmo obrigado eu.
Que nos continue a brindar por mais várias dezenas de anos e milhares de artigos.
Obrigado,
Um abraço
Pedro Nuno Freire dos Santos
www.olhares.com/NunoFreire

Alvaro Pereira disse...

Meu caro José Leite

Os meus sinceros parabéns pelos 10 anos do seu blog.
Muito eu tenho aprendido com ele e muitas e maravilhosas recordações me traz.
Gosto particularmente dos seus E-Books, e volto a fazer-lhe uma sugestão para outro volume:"Jornais de Lisboa".

Os meus melhores agradecimentos.

Álvaro Pereira

ricardo figueiredo disse...

PARABÉNS! pelo X Aniversário do seu excelente blogue de grande importância para a cultura visual e histórica de Portugal.
Ricardo Figueiredo

Anónimo disse...

Muitos parabéns e o meu sincero obrigado pelo seu trabalho e dedicação de que todos beneficamos!
Melhores cumprimentos,
JMMN

António P. disse...

Os meus reconhecidos parabéns por este aniversário e por esta obra verdadeiramente notável!

Aproveito para colocar uma questão sobre o blog que me inquieta frequentemente:

O mundo virtual da internet é, por definição, volátil.
Ora, suponho que o site esteja registado num servidor cujas despesas de manutenção sejam suportadas pelo próprio José Leite.
Deste modo, a minha questão é se existe possibilidade de alguma entidade pública ou privada poder, no futuro, assegurar a continuidade deste "património", um dia que o seu autor não possa/não queira continuar a fazê-lo?

A perda de conteúdos disponibilizados online após o fecho das respectivas contas e/ou servidores é algo a que se assiste com alguma frequência e, neste caso particular, eu ousaria dizer que isso poderia ser equiparado a crime público!

Cumprimentos
António C.

José Leite disse...

Caros leitores e amigos

Agradeço, desde já, os comentários já recebidos e aqui publicados, e que muito me sensibilizam.

Os meus cumprimentos

José Leite

José Leite disse...

Caro António C.

Quero desde já agradecer o seu amável comentário.

O meu blog está registado na plataforma "Blogger" propriedade da "Google", sendo o seu alojamento e manutenção gratuitas.
O alojamento das fotos também é praticamente gratuito, desde que não exceda o limite que é bastante considerável e se utilizado acima de 2048 dpi. de resolução.
Desaparecer será muito difícil, e poderá acontecer se o formato for radicalmente alterado pela Google, e não permitir a linguagem HTML 5 actual utilizada.
O único receio é que a Google passa a vida a alterar protocolos e alojamentos de fotos, o que a mim não me tem incomodado, já que tem sido automático, mas ...
Quanto à continuidade deste património quando eu parar ou morrer (tenho 60 anos ...) sinceramente não sei. Talvez passe o meu testemunho e espólio digital a alguém que eu confie já que não pretendo criar nenhuma Fundação (ehehehe)
Nunca fui contactado por ninguém a nível oficial ... Julgo isso ser para pessoas bem mais importantes e úteis ao país e que são pagas, que não é certamente o meu caso.
Restar-me-á a certeza do "dever cumprido".

Os meus cumprimentos e mais uma vez grato pelo seu comentário e interesse.

José Leite

Gato Aurélio disse...

Parabéns, parabéns, parabéns!
Sempre que o visito, é dificílimo ir embora. Faz lembrar aquelas situações em que os donos da casa dizem: "Vamos dormir que os convidados querem ir embora" ehehehehe.

José Pedro Gil disse...

Muitos parabéns, e bem haja por este excelente blog.

José Pedro Gil disse...

Muitos parabéns, e bem haja por este excelente blog.

Hélder Martins disse...

Parabéns ao fundador e autor José Augusto Leite. Você tem feito um trabalho fantástico, único, insubstituível. Graças a si muitos têm podido conhecer ou recuperar memórias preciosas do nosso riquissimo património histórico e cultural. Bem haja.

Rosa Machado disse...

Muitos parabéns ao seu autor e fundador; é um blog que aprecio deveras e onde tenho aprendido muito! Trabalho extraordinário!! Muito obrigada por dar a conhecer o nosso Património!!!

Graça Sampaio disse...

Os meus mais sinceros parabéns aos quais junto os meus agradecimentos por tanto conhecimento e tanta informação que tenho ganho neste blog.

Trata-se de verdadeiro serviço público todo este trabalho a que o José Leite se entrega com alma a coração.

Bem haja! (E, por favor, continue...)

Graça

APS disse...

Caro amigo José Augusto Leite
Parabéns pelo Décimo ANIVERSÁRIO do seu blogue "RESTOS DE COLECÇÃO".

Não quero deixar de lhe agradecer as palavras generosas que teve para com a minha pessoa.

Espero e desejo que continue por mais anos, para o serviço público não ficar tão desprotegido.

Tive muito gosto em ter colaborado e ainda cá estou.

Um abraço de amizade,
APS- "Ruas de Lisboa com alguma História".

Victor Carocha disse...

A qualidade do seu blogue é extraordinária. É uma janela do tempo onde encontramos um guia sabedor e generoso na partilha do seu saber. Muito obrigado e que em 2029 possa celebrar o XX aniversário!

Joao disse...

Parabéns, muito lhe agradeço o seu notável trabalho, de pesquisa recolha e divulgação, dos diversos temas que apresentou ao longo destes 10 anos.

Bem Haja.
João Folgado

M,Franco disse...

Um excelente trabalho ao longo de vários anos, que merece
todo o respeito e o agradecimento de quem por aqui passa.
Muitas memórias nos dão um imenso prazer. Tudo de bom para si.
E mais uma vez, obrigado!

teixap disse...

Muito obrigado pelo seu trabalho e parabéns pelo aniversário!

Atlantico Ocidental disse...

É sempre um prazer voltar ao Restos de Colecção e ver mais um post sobre um passado que soa tão perto e que lembra os que já cá não estão mas que o viveram intensamente. Obrigada pelo cuidadoso trabalho de serviço público que nos traz!

OLIRAF disse...

Muitos Parabéns. Utilizo este blogue nas minhas investigações para fins pessoais, recreativas e profissionais.
Como Documentalista Audiovisual, caro augusto leite, dou-lhe os meus parabéns pela década que venham novas descobertas...

Bem Haja!

LuisY disse...

Venho aqui deixar os meus parabéns, um pouco atrasados é certo, mas muito sinceros.

O seu blog é uma referência para a história de Lisboa, mas também para outros pontos do País. Além do lado didáctico, é um blog que me proporciona um enorme prazer. Adoro navegar nele livremente, vendo imagens de locais da minha infância ou descobrindo locais, que de tão alterados, são impossíveis de reconhecer,

Um abraço e por favor prossiga este seu trabalho tão interessante

João Santos disse...

Já não tão oportunamente quanto desejaria, venho também eu expressar os meus sinceros parabéns pela efeméride, bem como o muito apreço que tenho pelo trabalho aqui desenvolvido!

Certamente capaz de significar as mais variadíssimas coisas para muitas pessoas diferentes, o Restos de Colecção dança com o tempo como poucos blogs conseguem, ilustrando tão bem uma curiosa frase de Walter Benjamin, que disse que passado, presente e futuro eram sobrepostos. Por vezes, folheando este seu blog, fico com esperanças que assim seja.

Obrigado pelas horas de dedicação!

José Leite disse...

Caros(as) Leitores(as)

Muito grato pelos vossos amáveis e generosos comentários.

Podem crer que enquanto tiver tempo, saúde mental e motivação por cá continuarei.

A todos um abraço

José Leite